15 janeiro 2014

Sopa gelada de abacate com tomatinhos e ervas


Sopa gelada de abacate com tomatinhos e ervas

Verdade que muitos alimentam-se fora no dia a dia, especialmente no almoço. É natural que para o jantar prefiram e gostariam de ter a opção da comida caseira. Preguiça, cansaço e falta de tempo mesmo - e incluindo a atenção à nossa família, que é muito importante - pode fazer dessa, o cozinhar, mais uma tarefa massante ou mais uma obrigação no nosso já cansativo dia.

Gosto muito dos pratos únicos pela praticidade. Certo que massa e risotos incluem-se nessa categoria, porém as (im)possibilidades vitamínicas e calóricas podem ser um problema a longo prazo.
 
Por esse motivo adoro sopas e cremes. Para mim são daqueles pratos pá pum, onde se cozinham os vegetais, carnes (para quem come proteína animal) e grãos. Só nesses itens as combinações são inúmeras. E além disso, dá para picar tudo, colocar no caldeirão na panela e fazer alguma outra atividade enquanto aguarda o cozimento. Praticidade, saúde e comfort food, quer coisa melhor?


Bom, fato que estamos no calor por aqui e as sopas quentes não fazem o menor sentido. Mas existem as sopas geladas, por que não? São fáceis de preparar, nutritivas e refrescantes. 

Hoje trago mais uma receita do meu oráculo livro que tem sido uma fonte aparentemente inesgotável de receitas boas e surpreendentes, o "Cozinhando para Amigos", de Heloisa Bacellar. Já há algum tempo estava com essa receita na minha to do list, mas ganhei um empurrãozinho extra quando vi no Instagram de uma amiga que o abacate era uma fonte de mais potássio e fibras e menos calórico comparando-o com a banana.

Saúde aliada à gostosura, eis uma sopinha que fará parte do cardápio constante da casa da Bruxa. 

Sopa gelada de abacate com tomatinhos e ervas

Sopa gelada de abacate com tomatinhos e ervas
(2 pessoas)

Ingredientes
1 abacate maduro e grande - guarde o caroço
1 pote (170 g) de iogurte natural - usei desnatado
suco de 1 limão - usei galego
2 colheres (sopa) de azeite - e um pouco mais para finalizar
sal
gotas de molho de pimenta (se gostar) - usei Tabasco garlic
um punhado de tomatinhos cereja lavados e cortados ao meio
salsa picadinha para finalizar
um punhado de folhas de manjericão


Sopa gelada de abacate com tomatinhos e ervas

Preparo
Bata no liquidificador o abacate com o iogurte, o suco de limão, o azeite, o molho de pimenta e o sal. Se achar a consistência muito cremosa, adicione um pouco de leite ou água. Prove os temperos e faça a correção ao seu gosto. Coloque esse creme com o caroço do abacate na geladeira por pelo menos 1/2 hora antes de servir (mas não ultrapasse 4 horas). O caroço do abacate vai fazer a cor verde permanecer por mais tempo.

Na hora de servir descarte o caroço e decore com os tomatinhos. Salpique a salsinha e as folhas de manjericão. Finalize com um fiozinho de azeite.

Sirva a seguir. Bom apetite!


5 comentários :

  1. Olha o meu jantar aí! Adorei, Sandra, ando doida atrás de opções leves, por causa do calor aqui no RJ. Umas torradinhas - sou da turma dos carboidratos, me julguem - e tá completo! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri foi nosso jantar ontem. Fiz as fotos antes de escurecer, como tem escurecido mais tarde, deu certo. Também sou da turma das torradas, a questão é que aqui estamos no momento fechar a boca. Beijos querida!

      Excluir
  2. Olha o meu jantar aí! Adorei, Sandra, ando doida atrás de opções leves, por causa do calor aqui no RJ. Umas torradinhas - sou da turma dos carboidratos, me julguem - e tá completo! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que linda e deve ser uma delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmmmmm deve ficar deliciosa, vou experimentar.
    O truque do caroço eu conhecia e realmente dá certo, pelo menos conserva por mais tempo as preparações com abacate ;).
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!