06 janeiro 2014

Salada de grão de bico com leite de coco

Salada de grão de bico com leite de coco


Estava eu divagando, como sempre aliás, sobre a minha relação com o Caldeirão. Assim como vários blogueiros com os quais tenho o prazer de conviver e conhecer um pouco do motivo que os levaram a criar seus respectivos blogs, a minha estória não é muito diferente. Quase todos entraram nessa aventura de blogar sem nenhuma pretensão, e assim continuam a jornada.

Quando comecei o Caldeirão já escrevia outros blogs de outros assuntos e o fato de gostar de cozinhar me animou a ter meu próprio "caderno de receitas virtual", tanto que o nomeei como tal. Bem, essa estória já contei aqui, se ainda não conhece. O que quero dizer é que a essência e a motivação do início continuam as mesmas. Venho aqui compartilhar minhas experiências da mesma maneira que passo uma receita para amigos e familiares, apenas mais e mais pessoas tem "se achegado" e sentado à minha mesa, motivo de alegria e prazer para essa Bruxa que vos escreve.

Bom, quero explicar que todo esse blá blá blá é para dizer que quem está aqui agora de fato escrevendo esse texto e suas considerações sobre a receita é uma pessoa de carne e osso. Por vezes me intimido em dizer o que achei do resultado por parecer pouco modesta. Mas insistindo, sou um ser humano, então meu relato tem a ver com minhas predileções pessoais, claro!

A receita de hoje é um desses casos. Gostei? Muito, muito mesmo! Fico um pouco menos tímida em elogiar porque ela não é minha, reproduzi baseada no excelente livro da Heloisa Bacellar, "Entre Panelas e Tigelas (Cozinhando para Amigos 2)". 

Bom, por um ato falho meu - ou inconscientemente meu cérebro registrou grão de bico no lugar de feijão fradinho porque gosto mais do primeiro - a receita sofreu essa assim, "pequena alteração". Mas o que quero dizer é que o uso do leite de coco - também uma das minhas paixões - para fazer o molho da salada me surpreendeu muito positivamente.

Aqui está o motivo da introdução do texto. Essa salada entrou para a lista das melhores que já fiz ou provei, porém, essa avaliação é de uma pessoa que adora os ingredientes empregados. Mas me digam, como avaliar algo sem levar em consideração o que gostamos? 

Se quiser ser surpreendido também recomendo muito essa salada!




Salada de grão de bico com leite de coco


Salada de grão de bico com leite de coco
(4 pessoas)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão de bico ou feijão fradinho cozidos na água com sal, escorridos e frios
1 cebola pequena cortada em cubinhos pequenos
suco de 1 limão - usei galego
200 ml de leite de coco (1 vidrinho)
4 colheres (sopa) de azeite - aproximadamente ou ao seu gosto
1 tomate grande (sem as sementes) picado em cubinhos
1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas: salsa, cebolinha, hortelã e coentro (esse último não coloquei)
sal e pimenta do reino a gosto


Salada de grão de bico com leite de coco

Preparo
Em uma tigela junte a cebola, o suco de limão, o leite de coco e o azeite. Misture bem. Acrescente o grão de bico previamente cozido, escorrido e frio (ou feijão fradinho) e o tomate picado. Adicione as ervas, tempere com pimenta e corrija o sal, se necessário.

Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

Bom apetite!


6 comentários :

  1. Parece tão apetitoso!!!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. fiquei com água na boca! nesse calor, o que mais queremos é algo leve e refrescante... adorei a combinação! bjao, sandroca!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o aspecto e sou fã de leite de coco

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente não dá para avaliar algo sem levar em conta o que gostamos, creio. Nossa opinião é formada por nosso conhecimento, e gosto é conhecimento.
    Abraços, feliz 2014!

    ResponderExcluir
  5. Tão bom ter vindo aqui! Vou seguir



    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!