Estava eu divagando, como sempre aliás, sobre a minha relação com o Caldeirão. Assim como vários blogueiros com os quais tenho o prazer de conviver e conhecer um pouco do motivo que os levaram a criar seus respectivos blogs, a minha estória não é muito diferente. Quase todos entraram nessa aventura de blogar sem nenhuma pretensão, e assim continuam a jornada.
Quando comecei o Caldeirão já escrevia outros blogs de outros assuntos e o fato de gostar de cozinhar me animou a ter meu próprio "caderno de receitas virtual", tanto que o nomeei como tal. Bem, essa estória já contei aqui, se ainda não conhece. O que quero dizer é que a essência e a motivação do início continuam as mesmas. Venho aqui compartilhar minhas experiências da mesma maneira que passo uma receita para amigos e familiares, apenas mais e mais pessoas tem "se achegado" e sentado à minha mesa, motivo de alegria e prazer para essa Bruxa que vos escreve.
Bom, quero explicar que todo esse blá blá blá é para dizer que quem está aqui agora de fato escrevendo esse texto e suas considerações sobre a receita é uma pessoa de carne e osso. Por vezes me intimido em dizer o que achei do resultado por parecer pouco modesta. Mas insistindo, sou um ser humano, então meu relato tem a ver com minhas predileções pessoais, claro!
A receita de hoje é um desses casos. Gostei? Muito, muito mesmo! Fico um pouco menos tímida em elogiar porque ela não é minha, reproduzi baseada no excelente livro da Heloisa Bacellar, "Entre Panelas e Tigelas (Cozinhando para Amigos 2)".
Bom, por um ato falho meu - ou inconscientemente meu cérebro registrou grão de bico no lugar de feijão fradinho porque gosto mais do primeiro - a receita sofreu essa assim, "pequena alteração". Mas o que quero dizer é que o uso do leite de coco - também uma das minhas paixões - para fazer o molho da salada me surpreendeu muito positivamente.
Aqui está o motivo da introdução do texto. Essa salada entrou para a lista das melhores que já fiz ou provei, porém, essa avaliação é de uma pessoa que adora os ingredientes empregados. Mas me digam, como avaliar algo sem levar em consideração o que gostamos?
Se quiser ser surpreendido também recomendo muito essa salada!
Salada de grão de bico com leite de coco
(4 pessoas)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão de bico ou feijão fradinho cozidos na água com sal, escorridos e frios
1 cebola pequena cortada em cubinhos pequenos
suco de 1 limão - usei galego
200 ml de leite de coco (1 vidrinho)
4 colheres (sopa) de azeite - aproximadamente ou ao seu gosto
1 tomate grande (sem as sementes) picado em cubinhos
1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas: salsa, cebolinha, hortelã e coentro (esse último não coloquei)
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Em uma tigela junte a cebola, o suco de limão, o leite de coco e o azeite. Misture bem. Acrescente o grão de bico previamente cozido, escorrido e frio (ou feijão fradinho) e o tomate picado. Adicione as ervas, tempere com pimenta e corrija o sal, se necessário.
Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.
Bom apetite!
Parece tão apetitoso!!!
ResponderExcluirBjos!!
fiquei com água na boca! nesse calor, o que mais queremos é algo leve e refrescante... adorei a combinação! bjao, sandroca!
ResponderExcluirQue aspeto tão apetitoso!
ResponderExcluirBjs
Adorei o aspecto e sou fã de leite de coco
ResponderExcluirSimplesmente não dá para avaliar algo sem levar em conta o que gostamos, creio. Nossa opinião é formada por nosso conhecimento, e gosto é conhecimento.
ResponderExcluirAbraços, feliz 2014!
Tão bom ter vindo aqui! Vou seguir
ResponderExcluir