09 janeiro 2014

Salada de cebolas roxas assadas ao balsâmico e manjericão


Salada de cebolas roxas assadas ao balsâmico e manjericão

Quem gosta de cozinhar gosta também de assistir aos programas de culinária na TV. Ou no sábado ou domingo se não assisto a pelo menos um deles não considero meu fim de semana completo. Tem gente que adora futebol, outros, cozinhar, é assim mesmo, "cada um com seu cada qual".

Pois essa salada foi uma paixão à primeira vista. A receita veio como um acompanhamento de outro prato que a nossa sempre eterna musa das panelas Nigella Lawson preparou no programa Nigellissima. Assisti ao programa no sábado e a preparei para o almoço de domingo. Sucesso total!

Essas cebolas ficam tão gostosas que vou certamente utilizar em outros pratos. Bem, na realidade já acabei fazendo isso, usei umas poucas sobrinhas para incrementar um simples sanduíche, que passou para outro patamar, acreditem.

Para quem acha que salada é sempre igual e sem graça, está aqui a prova que o "Reino Vegetal" é vasto e riquíssimo.

Salada de cebolas roxas assadas ao balsâmico e manjericão

Salada de cebolas roxas assadas ao balsâmico e manjericão
(4 pessoas)

Ingredientes
6 cebolas roxas de tamanho médio
4 colheres (sopa) de azeite (aproximadamente)
1 colher (sopa) de sementes de erva doce
sal - usei sal grosso triturado no moedor
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 maço de manjericão gigante (também conhecido por basilicon)
folhas de rúcula (não tinha na receita original, coloquei por minha conta)


Salada de cebolas roxas assadas ao balsâmico e manjericão

Preparo
Preaqueça o forno a 200 graus.

Descasque as cebolas e corte cada uma em 4 partes no sentido do maior comprimento. Coloque-as em um refratário não muito grande para os pedaços ficarem juntos (o ideal é que cozinhem e não fiquem crocantes). Pulverize as sementes de erva doce e regue com o azeite. Misture tudo com as mãos para envolver todos os pedaços. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem amolecidas porém inteiras. Retire do forno, adicione sal a gosto e o vinagre balsâmico, mexendo até combinar. Aguarde amornar.

Enquanto isso lave as folhas do manjericão e da rúcula, fazendo a higienização completa e escorra na centrífuga para secar bem.

Disponha algumas folhas da rúcula na saladeira, cubra com o manjericão e por fim disponha as cebolas mornas no centro. Regue com um fio de azeite sobre as folhas para dar uma apresentação bonita.

Sirva a seguir. Bom apetite!

3 comentários :

  1. Com esse calor todo que está fazendo, as saladas reinam em nossas mesas, e a sua está pra lá de apetitosa! Aqui em casa deixamos a carne de lado no almoço, pois a digestão pesa e nos deixa ainda mais sonolentos...rs. Sei que virei vasculhar o seu caldeirão em breve, porque as minhas ideias + combinações estão se esgotando... =P
    Nigela com toque dazamigaz é sucesso na certa!
    Big bjo!

    ResponderExcluir
  2. Fã incondicional de cebolas, já vou fazer esta saladas hoje a noite. Um regime auto-imposto está fazendo com que minhas ideias de comida leve se esgotem, e este prato é uma ótima dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!