14 janeiro 2014

Pimentão de forno recheado com mini arroz integral

Pimentão de forno recheado com mini arroz integral

Muitas vezes a aventura de cozinhar pode tornar-se de fato uma aventura. Não sei se todos são assim, mas gosto do desafio de não ter receita nenhuma em mente e abrir a geladeira e a despensa para ver no que vai dar. Acho que a diversão começa desse jeito.

Vejo muitos blogs fazerem verdadeiros pratos caprichados com as tais "sobrinhas de geladeira". É um gostoso exercício de criatividade e uma das minhas motivações ao cozinhar.


A receita de hoje foi um desses casos. Haviam pimentões que sobraram de outro preparo, azeitonas com vidro já aberto, um finalzinho de grão de bico cozido, uma pimenta biquinho que eu mesma preparei e a estrela do prato, mini arroz integral que ganhei da minha querida amiga Rachel do blog "Na Biroskinha".

Bom, como o intuito do prato é reciclagem do que já tem na geladeira, esteja à vontade para fazer o recheio conforme quiser. Sugiro que proceda assim ou então siga a receita, até porque esse prato ficou super saboroso. Palavra de Bruxa!



Pimentão de forno recheado com mini arroz integral


Pimentão de forno recheado com mini arroz integral
(para 2 pessoas)

Ingredientes
2 pimentões de tamanho médio (usei vermelho e laranja)
1 xícara (chá) de mini arroz integral já cozido na água e sal - ou outro grão
1 xícara (chá) de grão de bico já cozido na água e sal
1/2 cebola roxa picadinha (ou branca)
1 dente de alho picadinho
1 punhado de azeitonas descaroçadas e picadas em rodelas
4 pimentas biquinho picadas (ou outra de sua preferência)
1 punhado de salsa e cebolinha picadinhas
algumas gotas de molho de pimenta (se gostar) - usei Tabasco
azeite

Pimentão de forno recheado com mini arroz integral

Preparo
Lave bem os pimentões e corte-os ao meio. Remova as sementes e as saliências brancas. Lambuze o interior e parte externa de cada parte com azeite. Disponha numa assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 220 graus para que amoleça um pouco mas que ainda fique tenro (voltarão para o forno). Dependendo de cada forno, esse tempo pode variar de 10 a 15 minutos.

Enquanto isso faça o recheio. Doure a cebola e o alho em 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite. Junte o grão de bico e o arroz. Mexa para incorporar. Adicione as azeitonas, a pimenta biquinho e o molho de pimenta. Prove e corrija o sal se necessário. Apague o fogo e adicione a salsa e cebolinha.

Retire os pimentões do forno e coloque um pouco do recheio em cada um. Regue com um fiozinho de azeite e volte ao forno na temperatura de 180 graus somente para aquecer, de 5 a 10 minutos. Retire e salpique mais salsinha fresca, decore com uma pimenta biquinho e regue com um pouquinho de azeite somente para dar um brilho extra.

Sirva à seguir. Bom apetite!


6 comentários :

  1. Que maravilha, ficaram muito apetitosos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muitas das minhas receita começam assim, no improviso com sobras da geladeira. Adoro o poder de improviso embora o resultado ás vezes fique a desejar...rsrsrs.
    O que não foi o caso dessa, com certeza!!!
    Adorei a utilização do mini arroz nesse prato, uma boa ideia que vou experimentar com certeza.
    Um beijão querida e muito obrigada pelo carinho de sempre!!! ♥

    ResponderExcluir
  3. Gostei imenso da apresentação!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita. Eu também gosto dessas inspirações e criatividades que acontecem de vez em quando kkkk sai cada coisa, as vezes não dá muito certo, mas ai é só aprimorar,

    ResponderExcluir
  5. Oi San,as férias estavam boas mas a vida continua hehe, voltando com tudo e curiosa com as delicias que andaram fazendo. Que delicia de pimentões recheados, esse improviso saiu melhor que a encomenda.Gostei muito da receita e aproveito a oportunidade para deixar meus votos de um Feliz 2014 repleto de saúde, paz e grandes alegrias. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Adoro pimentos mas nunca os recheei.
    Esses ficaram lindos e com um recheio delicioso
    Ficou uma excelente refeição
    bj

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!