30 janeiro 2014

Pão de arroz


Pão de arroz

Imagino que algum leitor possa bater o olho nesse título da postagem de hoje e cometer o ato falho ao ter lido "Pó de arroz" no lugar de pão de arroz - ando fazendo muito isso, à propósito - e achar que o "Caldeirão da Bruxa Solar" mudou para "Passarela da Bruxa Glam". Desculpem-me queridos leitores, foi uma brincadeirinha.

Bom, então agora a pergunta do dia: o que você faria se tivesse uma sobra de arroz já cozido na geladeira? Responderia "faria um pão, evidentemente"? Se sua resposta foi outra, então a partir de agora essa será mais uma opção a ser considerada.


A receita desse pão já estava marcada com um post it na minha infindável fonte de ótimas receitas, o excelente e recomendadíssimo livro "Cozinhando para Amigos 2" da Heloisa Bacellar. Fiz algumas modificações. O arroz empregado nela era o comum, mas o vermelho (ou o integral, se não tiver o outro) deixa o pão mais bonito e saudável. Também troquei parte da farinha branca por semolina, acho que a cor ficou mais bonita. 

Acreditem, o pão é muito gostoso, recomendo!

Pão de arroz

Pão de arroz

Ingredientes
1 xícara de arroz vermelho já cozido na água e sal (ou integral ou outro)
1 sachê (10 g) de fermento biológico seco - ou 1 tablete (15 g) do fresco
1 colher (sopa) de açúcar (mascavo ou branco)
3/4 xícara (chá) de água morna - confortável ao toque do dedo
1 xícara (chá) de semolina
2 xícaras  (chá) de farinha de trigo - aproximadamente
1 colher (chá) de sal
25 g de manteiga em temperatura ambiente
leite para pincelar (opcional)

Pão de arroz

Preparo
Em uma tigela grande, misture o fermento com o açúcar e 1/4 de xícara (chá) da farinha branca. Junte a água morna e dissolva bem. Aguarde formar bolhas (se for o fermento seco) ou formar uma massa esponjosa (se for o fermento fresco).

Nesse mesmo recipiente, junte o arroz cozido, a semolina, a manteiga, o sal e a farinha branca (coloque 1 xícara de uma vez e vá colocando a outra aos poucos até dar o ponto). Misture com aos mãos até obter uma massa macia e que desgrude das mãos.

Enfarinhe a bancada e sove essa massa por no mínimo 10 minutos. Faça uma bola com ela e coloque em uma tigela grande untada com óleo ou azeite. Cubra com um pano limpo e seco e deixe em local quente e sem ventilação até dobrar de volume (aproximadamente 1 hora). Despeje essa massa crescida na bancada e faça o formato do pão que preferir. Enfarinhe uma assadeira e coloque o pão no centro da mesma. Se quiser, faça cortes na superfície e pincele com leite. Salpique um pouco de semolina para dar um aspecto rústico. Cubra novamente e deixe crescer em lugar quente e sem vento por mais 1/2 hora.

Pão de arroz

Faltando 15 minutos para o pão acabar de crescer, preaqueça o forno a 220 graus. Cuidadosamente leve o pão para assar nessa temperatura por 10 minutos. Abaixe para 200 graus e deixe assando até, ao bater na casca do pão, esse faça um som oco. Aumente o forno para 220 graus e deixe mais 5 minutos para obter uma casquinha crocante.


Nota: se for intolerante à lactose, substitua a manteiga por 3 colheres (sopa) de azeite.

Bom apetite!


5 comentários :

  1. Nunca pensei em fazer pão com sobras de arroz. Adorei a idéia, pois sempre sobra arroz aqui em casa. Vou fazer a receita no final de semana pra experimentar. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Sandra... morri com essa receita!!! A primeira coisa que me veio na cabeça foi que com o arroz com o arroz 7 grãos integrais da Raris que tenho aqui, vai ficar divino também... vou testar!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Estava de olho nesse pão desde que vi a foto no instagram... aqui não passou despercebida a balança, amei! logico que a receita também vou levando

    ResponderExcluir
  4. Tem um excelente aspecto, maravilha!

    ResponderExcluir
  5. Já fiz pão com resto de batata cozida mas com arroz nunca.
    Achei o pão lindo e com um aspecto super gostoso
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!