08 janeiro 2014

Granité de maçã verde

Granité de maçã verde


"Que calor!" tem sido a frase mais falada - e ouvida - desses últimos dias por aqui. Para se ter uma ideia, foi divulgado nos noticiários que na semana passada, das 10 cidades que tinham as temperaturas mais altas no mundo, 9 eram brasileiras. Imagine que o Rio de Janeiro alcançou a sensação térmica de 50 graus Celsisus. Efeito estufa, aquecimento global, vamos nos preparando...

Enquanto isso, ou apesar disso, seguimos em frente fazendo o que nos é possível para espantar o calor. A receita de hoje veio mais uma vez do livro da Heloisa Bacellar, o "Cozinhando para Amigos 2". Foi uma grata surpresa ao me deparar com ela, tão simples e tão fácil de fazer, além de ingredientes que não são caros ou que temos facilidade para encontrar. 

Imagino que ainda não a havia notado antes no livro porque o calor não estava tão desesperador. Preparei no fim de semana e hoje mesmo repetirei, pois todos adoramos.

Faça também e comprove que essa raspadinha ultra refrescante vai ser um ótimo "xô calor".



Granité de maçã verde





Granité de maçã verde

Granité de maçã verde
(6 porções)

Ingredientes
1 e 3/4 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar - usei demerara para dar uma cor dourada
2 maçãs Granny Smith (ou outra verde), lavadas e descaroçadas, mas com casca
suco de 1 limão (usei galego)


Granité de maçã verde

Preparo
Em uma panelinha dissolva o açúcar na água. Leve ao fogo e quando começar a ferver conte 1 minuto e então apague o fogo. Deixe esfriar e leve à geladeira (ou ao freezer para ir mais rápido) até esse líquido ficar gelado. Junte o suco de limão à essa mistura e as maçãs raladas (use ralador fininho, se possível para o efeito ficar melhor).

Despeje o conteúdo em um recipiente grande com tampa (ou 2 menores), de modo que a altura dessa mistura fique em torno de 2 cm. Leve ao freezer e após meia hora ou até as bordas começarem a congelar, quebre esse gelo com o auxílio de uma colher. Retorne ao freezer e repita essa operação por mais umas 2 vezes. Volte ao freezer e deixe congelar totalmente.

Na hora de servir deixe 5 minutos fora do freezer ou 15 minutos dentro da geladeira para amolecer um pouco. Raspe esse gelo com um garfo para obter o aspecto de vidro quebrado. Distribua em tacinhas e sirva imediatamente.

Gostaram? bom apetite!

2 comentários :

  1. Que bela sugestão, deve estar uma delícia... e bem fresca.

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!