09 dezembro 2013

Vegetais assados ao limão e ervas


Vegetais assados ao limão e erva

Acho que já contei que nem todo prato que sai da minha cozinha vem para o Caldeirão. Em geral faço salada todos os dias, refogadinhos e vegetais idem, roupagens diferentes para os diversos  grãos e por aí vai. Essa é a minha comida do dia a dia.

Para receber o status do compartilhamento precisa ter uns pré requisitos - coisa que eu mesmo arbitrei - e um deles é ter me surpreendido positivamente. Confesso que fico sem jeito de postar uma receita que é quase uma não receita, mas se eu posso recomendar porque ficou gostoso, ou é simples de executar, ou porque utiliza ingredientes comuns e baratos que muitas vezes estão na nossa geladeira ao nosso dispor, penso, por que não?


Os domingos para mim são o dia de cozinhar com mais capricho e ontem, entre os vários quitutes que foram saindo do meu forno e fogão, despretensiosamente olhei para esses vegetais e confesso, por preguiça praticidade foram parar em um prato único e de forno que já estava assando outros preparos. No final foi o meu prato eleito como o melhor do almoço.

Muito prático e muito rápido de executar e o sabor, por ter recebido os temperos para não mascarar o sabor dos vegetais, ao contrário, ficou bem gostoso. Além disso é um prato saudável e não calórico, combinando perfeitamente com esse clima quente. Vamos experimentar?

Vegetais assados ao limão e erva

Vegetais assados ao limão e ervas
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
1/4 de repolho roxo cortado em pedaços médios
1 pimentão laranja cortado em pedaços médios
1 pimentão vermelho cortado em pedaços médios
1 abobrinha italiana média cortada em cubos não muito pequenos
1 tomate maduro cortado em cubos médios
suco de 1/2 limão galego (pode ser siciliano)
sal (usei temperado com ervas)
tomilho seco (pode ser fresco ou outras ervas)
azeite

Vegetais assados ao limão e erva

Preparo
Disponha todos os vegetais em um refratário grande. Tempere com sal e as ervas. Misture para todos receberem o tempero. Regue com o suco de limão e com azeite generosamente.

Leve para assar em forno preaquecido a 220 graus por aproximadamente 30 minutos ou até os vegetais ficarem macios mas ainda tenros. Na hora de servir regue com mais um fio de azeite para dar um brilho ao prato.

Bom apetite!

6 comentários :

  1. Adoro uma refeição assim.
    Esta tem tudo para me agradar, não preciso de mais nada para ficar satisfeita
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Que espetáculo de sugestão e tão colorida. Bj

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz legumes assim, achei deliciosos e acho super válido postar mesmo assim! Afinal, se ficam saborosos valem a pena né? rs
    Os seus legumes ficaram com aspecto ótimo!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Os legumes assim ficam bem apetitosos. Dá vontade comer logo. beijocas de portugal

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, não sou vegetariana ainda, mas gosto muito de vegetais e legumes e esse prato tem tudo que eu adoro: pimentões, repolho roxo, tomate e abobrinha, eu acrescentarei cebolas em petalas e alhos inteiros, uma delicia!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!