10 dezembro 2013

Molho cremoso para saladas com um toque de curry

Molho cremoso para saladas com um toque de curry


Nessa época do ano as pessoas em geral procuram por receitas típicas ou tradicionais de festas natalinas. A escolha passa sempre pelo capricho na apresentação, afinal, proporcionar aos nossos convidados ou a nós mesmos a experiência de também "comer com os olhos" faz parte de receber bem.

Aqui no Hemisfério Sul, por nosso dezembro não ser coberto pela neve ou aguardarmos temperaturas frescas - estaremos logo mais em pleno verão - o cardápio também tem que ser adaptado para nosso clima.

É então que as saladas entram como importantes acompanhamentos ou entradas e por que não transformá-las em clima festivo? Arrumar uma louça bonita, escolher os vegetais pelas cores, texturas, frescor e arrematar com um molho também diferente. Afinal, festa é festa e tudo e todos entram nesse astral.


Hoje trago esse molho o qual comecei me baseando em uma receita do livro "Cozinha de Estar", da Rita Lobo. Na hora do preparo fiz algumas adaptações, afinal, cozinhar não é uma ciência exata, é uma experiência sensorial e totalmente aberta para interpretações e subjetividades. Adoramos o resultado.

A cor e a cremosidade realmente deixam a salada bem mais bonita, mesmo uma simplesinha como a da foto. No mais, se guardado em pote bem fechado dura por até uma semana em geladeira. Vamos ver como ficou?


Molho cremoso para saladas com um toque de curry

 Molho cremoso para saladas com um toque de curry
(aproximadamente 200 ml de rendimento)

Ingredientes
1 pote (170 g ) de iogurte natural - pode ser desnatado
2 colheres (sopa) de maionese - pode ser light
50 ml de leite (aproximadamente) - pode usar desnatado
2 colheres (chá) de curry em pó
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (sopa) de mostarda
sal a gosto


Molho cremoso para saladas com um toque de curry

Preparo
Coloque todos os ingredientes em um pote e misture com a ajuda de um fouet ou colher. Uma boa dica para misturar bem e já armazenar é colocar tudo em um pote de vidro, tampar e chacoalhar até combinar.

Se quiser uma consistência mais cremosa, coloque menos leite, do contrário, vá acertando conforme seu paladar, inclusive os outros temperos também. Faça no mínimo meia hora antes de servir e deixe na geladeira para acentuar os sabores.

Bom apetite!

Um comentário :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!