27 dezembro 2013

Pudim de pão festivo

Pudim de pão festivo


Acredito seriamente que nós seres humanos tecemos teorias e justificativas para apenas o que nos convém. Somos capazes de criar estorinhas mentais e pretextos para convencer a nós mesmos, como se isso fosse necessário.

Que conversa é essa toda para justificar uma receita? Bem, é uma pequena prova desse assunto. Vou contar. Durante a semana foi sobrando um pão por dia em minha casa. Já havia feito com uma parte deles duas levas de rabanadas, quitute natalino que eu adoro, porém, até o que se gosta tem um certo limite para não enjoar. Com os que ainda sobraram, podia ter feito torradinhas com alho, azeite e orégano para acompanhar com salada, ou cortar e fazer croutons, mas não, para "aproveitar" e não desperdiçar 3 pães endurecidos fiz um pudim de pão, um doce que não comia há anos. Lembro-me até da última vez, foi em uma comemoração antecipada de Natal familiar a pedido do meu sogro - acho que isso já faz uns oito anos.


Bem, outro pretexto, já havia aberto uma lata de leite condensado e desistido do que ia fazer com ela e mesmo guardada em um recipiente que a manteria ok por mais tempo, tinha que usá-la logo. Mais uma desculpa, fui ao meu hortifruti e lá haviam cranberries e blueberries desidratadas para vender, coisa que em outra época do ano não se encontra facilmente no Brasil, mesmo em São Paulo. Tinha porque tinha que comprar para depois descobrir o que fazer com elas.

Para finalizar, estava sem inspiração para fazer um doce para o Natal que passei com meus familiares, e sabia que um pudim de pão, por mais simples que fosse, iria agradar.

No final das contas saiu um pudim muito gostoso e o fato de tê-lo decorado com frutas desidratadas de cores diferentes o deixou com uma bonita apresentação. Caso você não tenha como encontrar essas frutinhas, substitua por outras que o resultado não deixará a desejar, garanto. 

Mas, sério, o que estava mesmo é com vontade de comer esse pudim de pão que minha mãe costumava fazer quando era mais nova. O resto foram pretextos que usei convenientemente para justificar uma coisa bem mais simples.

Pudim de pão festivo

Pudim de pão festivo
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
3 pães endurecidos (usei o que aqui no Brasil se denomina pão francês) - pode substituir por outros
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 lata (395 g) de leite condensado
3 ovos
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz moscada ralada 
1/3 xícara (chá) de vinho do Porto - ou outro doce
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar para caramelizar a fôrma
120 g de frutas desidratadas - usei cranberry, blueberry, damasco e passas brancas (*)

(*) como opção pode usar ameixas secas, passas pretas, tâmaras, figos secos, cerejas em calda ou outra seleção a seu gosto

Pudim de pão festivo

Preparo
Comece caramelizando a fôrma. Coloque o açúcar dentro dela e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau ou espátula para não queimar. Quando virar caramelo claro, desligue o fogo e com o auxílio da colher vá lambuzando a forma, inclusive nas laterais. Veja AQUI as fotos. Quando terminar, disponha as frutas no fundo da fôrma de modo a distribuir por cores e desenhos. Reserve.

Descasque os pães e pique em pedaços médios. Coloque em um recipiente e despeje o leite sobre eles para amolecerem. Use um garfo para apertar os pedaços de pão para ajudar no processo. Após isso coloque essa mistura no liquidificador e junte o leite condensado, os ovos, a canela, a noz moscada e o vinho. Bata somente até obter uma mistura homogênea. 

Despeje na fôrma e leve para assar em banho maria, ou no fogão se você tiver o conjunto de fôrma + panela com tampa próprias para fazer pudim ou no forno preaquecido a 200 graus, onde você coloca a fôrma do pudim dentro de uma outra assadeira e coloca água fervente até a metade da altura da fôrma do pudim. Em ambos os casos asse até sentir que a massa ficou firme e estiver soltando das bordas ao inclinar um pouco essa fôrma.

Aguarde até quase esfriar totalmente para desenformar e leve à geladeira. Caso você queira deixar na fôrma e gelar antes de desenformar, leve a base da fôrma ao fogo por alguns instantes para amolecer o caramelo e desenformar sem grudar.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


4 comentários :

  1. Está muito bonito e com bom aspecto.

    ResponderExcluir
  2. Ficou tão lindo este teu pudim de pão, adorei a combinação de cores.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Fica fantástico esse pudim, mesmo apetitoso!

    ResponderExcluir
  4. Ficou um pudim lindo adorei os frutos em cima do pudim.
    Desejo-te um Feliz 2014
    bj

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!