20 dezembro 2013

Mousse ou sorvete de chocolate ~uma só receita e duas sobremesas DIET

Mousse ou sorvete de chocolate

Coincidências existem? Essa Bruxa aqui tem sérias dúvidas...

Olha só como são as coisas. Fui convidada pela Empresa Wow para uma oficina de sobremesas diet para o Natal. Isso já faz quase duas semanas. Estava aguardando para postar aqui sobre esse evento porque queria fazer em casa essa receita que trago hoje, uma mousse que ao ser colocada no freezer também se transforma em sorvete. E sabe a melhor parte? É uma sobremesa com poucas calorias! Não leva leite, não leva gema de ovo e nem açúcar. Resultado: se você não contar ninguém vai descobrir que é diet. Sério, é muito saborosa mesmo. Tinha achado isso no evento e reafirmo minha opinião.


Por que falei em coincidências? Bem, uma amiga também blogueira, a Elaine Sá esteve outro dia me perguntando se teria alguma sobremesa diet para indicar, pois seu marido está de dieta. Fiz uma seleção de algumas aqui do Caldeirão, mas tinha essa aqui em suspenso, pois ainda não havia feito. Agora posso indicar mais essa, um luxo, imagina, poder desfrutar de uma mousse ou sorvete de chocolate sem culpa.

Amanhã postarei sobre o evento, a oficina e as gostosuras. Não perca.

Mousse ou sorvete de chocolate

Mousse ou sorvete de chocolate
(rendimento 4 porções)

Ingredientes
125 g de chocolate Gold (diet) - nota: usei metade chocolate preto e metade branco
200 ml de água (divididos em 100 + 100)
2 claras
2 colheres (sopa) de Tal e Qual- se utilizar só chocolate branco use 1 só colher
2 colheres (sopa) de amido de milho

Mousse ou sorvete de chocolate

Preparo
Pique o chocolate bem fininho. Ferva 100 ml de água e derreta o chocolate nela. Reserve.

Bata as claras com uma pitadinha de sal até o ponto de neve (picos firmes). Reserve também.

Dissolva o amido de milho e o Tal e Qual em 100 ml de água fria. Leve ao fogo até obter um mingau ralo. Com a batedeira ligada em velocidade média, vá adicionando esse mingau ainda quente às claras. Ao terminar bata por mais uns 4 minutos até as claras esfriarem (elas vão cozinhar com o calor do mingau). Desligue a batedeira.

Adicione a metade dessas claras ao chocolate derretido e mexa até dissolver. Junte o restante e misture delicadamente com movimentos de baixo para cima até incorporar. Distribua em tacinhas individuais (se for fazer a mousse) e leve à geladeira até firmar ou coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer até endurecer.

Decore com frutas ao servir. No caso do sorvete, é sempre importante lembrar que ele derrete fácil por não levar conservantes.

Bom apetite!

Um comentário :

  1. Hummm...que delicia, e além de tudo diet, uma razão para repetir a dose hehe. Não saberia qual escolher San, pois adoro mousse e sorvete. As duas receitas excelentes. Amiga, aproveito a oportunidade para deixar meus votos de um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo com muita paz, saúde, e alegrias junto aos seus. Beijinhos. Até 2014

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!