26 novembro 2013

Mousse de uva


Mousse de uva

Estou atualmente na condição de fiel depositária (sem as penas da justiça, evidentemente) dos livros de culinária de minha cunhada que irá morar fora por uns tempos. Essa função me foi destinada por dois motivos: um é que tomarei conta deles com muito cuidado. O outro é que farei bom, espero uso deles.

Assim, passo alguns momentos do meu sábado - acordo cedo invariavelmente - pesquisando receitas nesses meus novos "brinquedinhos". Marco as que mais gostei com pedacinhos de papel, ou para fazer no fim ou mesmo durante a semana. Economizo tempo e ainda curto ficar imaginando quais receitas podem ser boas a ponto de querer reproduzir e, conforme o resultado, trazer aqui para o Caldeirão.


Nesse sábado último olhei  "com olhos" o livro "Celeiro Culinária", de Maria Rosa e Lúcia Lacombe Herz. Achei nele essa receita de mousse de uva que julguei ser boa, fácil e gostosa pelos ingredientes apresentados. Apenas fiquei com uma questão, o modo de execução descrito no livro não me dava segurança para obter um bom resultado. E assim, seguindo em primeiro lugar minha intuição e depois a minha -ainda que nem tanta assim experiência adquirida por esse tempo de barriga no fogão - fiz do meu jeito.

O resultado foi uma mousse deliciosa e leve, ideal para aquelas pessoas que não gostam de ingerir ovos crus. A receita também permite a utilização de outros sabores - já imaginei com goiaba, manga, acerola, caju e outras.

Vamos lá que é bem simples.

Mousse de uva

Mousse de uva
(renderam 4 potinhos de aproximadamente 100 ml cada)

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de uva concentrado - usei Salton
1/3 xícara (chá) de açúcar - aproximadamente, dependendo da doçura do suco
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas passadas na peneira
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco - 35% de gordura


Mousse de uva

Preparo
Em uma panela de fundo grosso, dissolva o açúcar no suco de uva (prove e veja se necessita de mais ou menos açúcar). Leve ao fogo médio até essa mistura ficar reduzida à 1 xícara de chá.

Coloque o amido de milho em um recipiente tipo bowl ou similar (tigelinha). Adicione à ele o equivalente à 4 colheres de sopa do suco reduzido, misturando bem até não sobrar pelotas. Agora adicione à essa mistura as gemas passadas na peneira, mexendo até homogeneizar tudo (não se assuste se nessa hora essa mistura mudar de cor, ela voltará à cor bonita da uva).

Retorne essa mistura do amido dissolvido no suco e gemas à panela com o restante do suco. Leve ao fogo médio mexendo constantemente até engrossar e ficar com a consistência de um creme tipo mingau. Apague o fogo e aguarde amornar.

Em uma batedeira elétrica bata o creme de leite até o ponto de picos firmes (quase chantilly). Junte delicadamente esse creme de leite ao creme de uvas.

Distribua o resultado por potinhos ou tacinhas individuais e leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até ficar firme.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Uma mousse deliciosa e com uma cor tão linda
    Adorei
    bj

    ResponderExcluir
  2. San adorei sua mousse, pois por várias vezes procurei receitas de mousses para fazer e a maioria leva ovo cru e não gosto. Com certeza essa ficou deliciosa, e como vc, já imaginei em outros sabores. Adorei. Beijocas

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!