28 novembro 2013

Mini berinjelas assadas com ervas e dia de dar graças


Mini berinjelas assadas com ervas

Alguns reclamam dos rumos de um mundo globalizado, onde estamos nivelando culturalmente as tradições dos povos do planeta. Sempre olho os prós e contras desse inevitável caminhar da humanidade. Uma coisa é, aqui no Brasil, já na segunda feira o comércio divulgar um monte de cartazes anunciando a "Black Friday". Outra coisa é admirar a capacidade de um povo - no caso o norte americano - de destinar um dia do ano para dar Graças, o chamado Thanksgiving

Acho especialmente tocante reunir-se em família, ou com amigos e entes queridos para celebrar e verbalizar, em volta de uma mesa, os motivos de serem gratos. Parece uma tomada de consciência, um resumo de reflexões do ano inteiro para ali, despindo-se de qualquer julgamento, fazer seu discurso. 


Fico aqui, em outro país, outra cultura, imaginando como seria vivenciar um dia como esse, não como turista, mas compartilhando e participando da intimidade de uma família local como amiga e convidada. 

Como isso não é possível - e como sou grata por muitas coisas na minha vida - faço essa reflexão aqui e agora. 

Agradeço sobretudo as coisas pequenas, aquelas que esquecemos de valorizar devidamente, mas que apenas na falta delas nos damos conta de como são importantes: o poder estar aqui agora por mim mesma escrevendo esse texto, respirando saudavelmente, com a mente em paz e iniciando mais um dia de rotina da minha vida profissional e pessoal. São coisas aparentemente corriqueiras, mas sem as quais não teria motivos para agradecer as demais.

Agradeço também por ter esse espaço, o Caldeirão, que tem me trazido muito alimento para a alma. Ajudou-me durante algumas fases a superar grandes perdas e muitos períodos de provação e agora tem me proporcionado frutos doces vindos através de tanto carinho que recebo diariamente das pessoas queridas que passam por aqui. 

Vamos lembrar que sempre há um motivo para ser grato e que todos os dias podemos ser conscientes disso para fazer essa reflexão.

Mini berinjelas assadas com ervas

Mini berinjelas assadas com ervas
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
8 mini berinjelas
2 tomates maduros porém firmes
2 dentes de alho com casca e levemente amassados
sal 
ervas finas
azeite
suco de 1/2 limão

Mini berinjelas assadas com ervas

Preparo
Descarte os cabos e corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Faça pequenos cortes na parte interna para penetrar melhor o tempero. Corte os tomates em cubos médios. 

Disponha as berinjelas com a parte da polpa voltada para cima. Distribua os tomates e os alhos. Salgue e tempere com as ervas. Regue com o suco de limão e com azeite generosamente. 

Leve ao forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos ou até a berinjela estar assada.

Sirva a seguir regando com um fio de azeite para dar um brilho ao prato.

Bom apetite!




4 comentários :

  1. Nossa!!! Ficou com um aspecto de QUERO++++!!! ADOREI!!!
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  2. Fantásticas palavras.
    Ate esqueci de ver a receita!
    Vou lá!
    Parabéns

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!