Achamos que era uma comodidade super bem vinda, pois apesar de gostarmos de cozinhar, naquela época nossos filhos eram pequenos. A minha tinha 2 anos e meio - e havia uma piscina tão perto da casa que me colocava em vigília o tempo todo. Outras três amigas estavam com filhos de colo, uma delas com 2 semanas de vida e outra amiga estava gravidíssima. Bem, os homens cozinham super bem, porém a bagunça na cozinha ia ser um problema. Optamos pela mordomia. Grande decisão!
Ganhamos por esses dias duas excelentes cozinheiras que nos mimavam o tempo todo com seus quitutes. Uma delas, além disso, era produtora de vegetais orgânicos e nos trazia todos os dias saladas fresquíssimas.
Bem, claro que não poderia deixar de copiar algumas das receitas que elas prepararam. Fui além e anotei outras, a que trago hoje, e desde então nunca a havia feito em casa.
Aí, no domingo passado pensei em fazer uma sobremesa fácil e que utilizasse ingredientes simples. Nada me vinha à cabeça. Lembrei de folhear meu antigo e carcomido pelo tempo caderno de receitas e essa saltou-me aos olhos. Ótima escolha. O único detalhe é que deve ser feita e servida imediatamente, como todo suflê.
Aliás, esse mocinho é temperamental para fotos. Ele cresce e fica lindão dentro do forno e pouquíssimos segundos atrás já murcha. Não cooperou para ser registrado pela foto, danadinho.
Vamos à receita?
Suflê de leite condensado
(para um ramequim de 18 cm de diâmetro ou 6 individuais pequenos)
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de licor ou suco de laranja -usei Godiva
1 pitada de sal
Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e pulverize açúcar no interior da fôrma ou forminhas. Recomendo as individuais por questões estéticas. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa até formar uma massinha. Apague o fogo. Adicione as gemas uma a uma, incorporando à massa a cada adição. Acrescente o leite condensado e o licor (ou suco de laranja). Mexa até a mistura ficar homogênea.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal usando uma batedeira elétrica. Coloque um pouco dessa mistura (mais ou menos 1/3) na massa do leite condensado para dissolver. Agora acrescente o restante, mexendo delicadamente em movimentos de baixo para cima somente até as claras ficarem incorporadas.
Despeje a massa nos ramequins até faltando um dedo para chegar à borda. Coloque-os dentro de uma assadeira e leve-os para assar até inflarem e adquirirem uma superfície douradinha.
meu caderno de receitas |
Sirva imediatamente. Gostaram? Bom apetite!
Acho que cooperou muito bem, ficou lindo!
ResponderExcluirE de certeza, delicioso ;)