14 outubro 2013

Clafoutis de cebolas caramelizadas e queijos

Clafoutis de cebolas caramelizadas e queijos


Com muita sinceridade - quem me conhece sabe que não sou de fazer média - se me perguntassem do que mais gosto no Caldeirão responderia que é dos meus leitores e o contato com alguns deles.

Volta e meia recebo mensagens contando que provaram e a maneira como executaram as receitas, sempre com comentários elogiosos e carinhosos. Mas não é esse o meu motivo principal do orgulho, e sim o fato que alguns contam como fizeram algumas intervenções nessas receitas ou substituindo alguns dos ingredientes, ou adequando ao seu gosto ou até para dar seu toque e charme. Isso me deixa muito satisfeita pois essa é minha motivação de cozinhar, saber que sempre é possível inovar criando algo novo, ou diferente, ou com a sua cara. 

Fato é que às vezes também recebo perguntas, por exemplo, se em determinada receita é possível trocar um creme de leite fresco pelo pasteurizado, de caixinha. Se for para bater em picos firmes, infelizmente não dá, o de caixinha não chega na consistência. Se for no uso de receitas como a que trago hoje, sim, sem problemas. Em geral quando discrimino na receita é porque a substituição não é possível.

Também sou leitora e aprendiz e também faço essas brincadeiras, essas mudanças. Se a receita é extremamente técnica não me arrisco na primeira vez, mas se essa permite, ah, bem, aí não me contenho mesmo.

Hoje trouxe um Clafoutis, um meio termo entre um suflê e uma omelete cuja receita original, trazida do livro da Heloisa Bacellar, o "Cozinhando para Amigos 2", pedia para ser feita com queijo roquefort.

Bem, primeiro que o preço desse queijo está um escândalo de caro e segundo que aqui no Hemisfério Sul a pedida em função dos termômetros terem subido é por pratos mais leves.

Sem medo de por tudo a perder, troquei o roquefort por queijo branco e não me arrependi nem um pouco. Acho até que destacou o ponto forte do prato, o sabor das cebolas caramelizadas. E minhas mudanças também incluíram a troca do tomilho fresco -que só não usei porque não achei para comprar - pelas Herbs de Provence que ok, ponto positivo. Não mudei o vinho do Porto para caramelizar as cebolas, mas acho que também caberia uma outra sugestão, por um branco, um tinto ou um bocadinho de cachaça, por que não?

Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde os todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!


Clafoutis de cebolas caramelizadas e queijos

Clafoutis de cebolas caramelizadas e queijos
(fôrma redonda baixa com 27 cm de diâmetro)

Ingredientes
3 cebolas brancas grandes descascadas e cortadas em fatias finas
2 colheres (sopa) de manteiga temperatura ambiente
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 fio de azeite
1/4 xícara de vinho do Porto - ou outro
1 colher (sobremesa) de Herbs de Provence ou tomilho fresco (ou outra erva)
sal a gosto
100 g de queijo branco picado em pedaços pequenos- ou roquefort (ou outro)
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
200 g de creme de leite - pode ser o de caixinha
3 ovos
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
raminhos de alecrim para decorar

Clafoutis de cebolas caramelizadas e queijos

Preparo
Preaqueça o forno a 200 graus.

Em uma panela grande de fundo grosso leve a manteiga com o fio de azeite para derreter. Junte as cebolas, mexendo até ficarem transparentes. Acrescente o vinho do Porto, corrija o sal e abaixe o fogo para cozinharem até amolecerem.

Enquanto isso, em uma tigela, coloque a manteiga derretida e a farinha de trigo, misturando até combinar. Adicione o creme de leite e os ovos, misturando com um fouet (batedor de arames) a cada adição até a mistura ficar bem homogênea. Coloque o queijo parmesão e uma pitadinha de sal, sempre misturando.

Clafoutis de cebolas caramelizadas e queijos

Unte a fôrma com manteiga. Forre com as cebolas e salpique o queijo por cima. Despeje a massinha e decore com raminhos do alecrim. Leve para assar até espetar um palito no meio esse saia seco.

Sirva a seguir. Bom apetite!




6 comentários :

  1. Uma sugestão bem interessante :)

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmm que delícia, tenho certeza que vou adorar, amo cebola e a massa desse clafoutis para ser muito gostosa. Anotada!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também penso como você, Sandra, o melhor de se ter um blog é esse contato entre os leitores e os blogueiros. É uma oportunidade única.
    Adorei o que você escreveu " Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde os todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!" . É a mais pura verdade.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. E o gostoso também é quando publicam receitas assim deliciosas, e que podemos levar para experimentar né? Adoro cebolas caramelizadas, e com queijo deve ter ficado uma delicia. Gostei muito do seu Clafoutis San, também, como vc, concordo quando diz que devemos brincar, e ousar. Cozinha é isso não é? Onde temos a possibilidade de criarmos muitas delicias como essa. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Delícia! Vou tentar em casa! :-D

    ResponderExcluir
  6. Ficou com um aspecto fantástico! Adorei!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!