02 outubro 2013

Sopa cremosa de tomates e o Outubro Rosa

Sopa cremosa de tomates

Não é necessário sabermos a dor e o infortúnio de termos acompanhado e perdido, como eu, pessoas amadas, importantes e muitos próximas em nossas vidas acometidas pelo câncer para sabermos da importância do diagnóstico precoce e medidas preventivas contra essa doença.

Esse mês é marcado no mundo inteiro pelo movimento conhecido por "Outubro Rosa", onde as cidades iluminam com essa cor seus principais monumentos para mostrar a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mal que infelizmente cresce em 22% de novos casos por ano e afeta principalmente as mulheres.


Entre as medidas preventivas está o cuidado com a alimentação. Existem alimentos anticancerígenos, ou que pelo menos ajudam a minimizar o risco da doença.

O tomate é um deles. Seu consumo, principalmente cozido na forma de molhos é um potente alimento anticancerígeno contra alguns tipos dessa doença. O licopeno - um tipo de carotenoide - dá sua cor vermelha característica e é um importante antioxidante, também estimulando o sistema imunológico. Não sou médica, nutricionista ou expert para dar maiores detalhes. Estou meramente compartilnado algumas informações colhidas de pesquisas na internet, por favor não me julguem por isso.

Bem, sobre a receita posso dizer que é ótima e bem prática. É uma sopa ideal para o clima de meia estação, da nossa primavera aqui no Hemisfério Sul e do outono dos nossos vizinhos lá do alto.

Fiz uma adaptação de uma receita e confesso que o uso do iogurte pode ser opcional. Provei a sopa antes de acrescentá-lo e sim, dá uma mudança no paladar, mas não na cremosidade. Fica a seu critério usá-lo ou não.

Então, vamos fazer nossos exames e cuidar da saúde?



Sopa cremosa de tomates


Sopa cremosa de tomates
(para 4 pessoas)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
1 lata (400 g - peso líquido) de tomates pelados
1/2 cebola branca picada em cubos pequenos
2 dentes de alho fatiados
2 colheres (sopa) de azeite
1 batata média descascada e picada em pedaços pequenos
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 punhado de folhas de manjericão
1 colher (chá) de páprica doce 
1/2 colher (chá) de páprica picante - opcional, mas recomendo
1 colher (chá) de açúcar
100 g de iogurte natural - usei o desnatado
sal
pimenta do reino moída na hora - a gosto

Sopa cremosa de tomates

Preparo
Em uma panela de tamanho médio para grande, coloque o azeite com a cebola e o alho e leve ao fogo para refogar até ficarem transparentes. Acrescente os tomates, a batata, as folhas do manjericão e o caldo de legumes. Junte as pápricas, mexa e deixe cozinhar até as batatas amolecerem. Aguarde esfriar um pouco e bata no liquidificador ou processador até virar um creme.

Retorne à panela, coloque o açúcar, o iogurte (se quiser) e corrija o sal. Tempere com pimenta do reino se gostar (mas use a moída na hora). Deixe no fogo somente até aquecer.

Sirva em seguida. Bom apetite!

Um comentário :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!