Pelo menos uma coisa as pessoas que gostam e as que não gostam de cozinhar têm em comum. Ambas criam ótimas justificativas para defender suas posições.
As que não se identificam com aquele ambiente inóspito denominado cozinha, argumentariam que ir ao supermercado, passar numa gôndola e escolher dentre as várias marcas disponíveis um pacote de biscoitos é a praticidade mor do universo. Para as "marias panelas", categoria na qual me incluo, o simples fato de ter que se deslocar, enfrentar trânsito, fila, já seriam motivos para defender a opção pela de certa forma contestável praticidade caseira.
Prova da tese? Vamos lá. Verifiquem nas postagens mais recentes aqui do Caldeirão como as receitas estão com a pegada rapidez e praticidade. Conferiram? Pois essa bruxa que aqui vos escreve está como tempo para cozinhar muito restrito - e para todo o resto também. Logo logo contarei o motivo.
Ainda assim, consigo cozinhar. E sabem por quê? Porque é como o dito popular "há sempre um chinelo velho para um pé cansado". Numa livre interpretação, existem receitas rápidas, que não ocupam muito tempo e nem por isso devem ser desmerecidas ou deveriam ser colocadas em uma categoria inferior se comparadas com aquelas mais elaboradas.
Hoje trago um amanteigado pá pum. Estou escrevendo essa postagem enquanto estão assando no forno. Para fazer a massa e as bolinhas gastei por volta de 15 minutos. Contando o tempo de forno, o qual dá para ir adiantando outros afazeres, deve dar mais uns 20 minutos. Meu tempo será um pouco maior pois tenho que aguardar enquanto esfriam para fazer a foto, editar, colocar a marca d'água e postar.
E como mais um motivo para fazer em casa tem o pedido da minha filhota que, acostumada com a mãe quituteira, chega da escola e sempre pergunta se eu fiz uma coisa gostosa. Bem, como o tal tempo anda complicado, falo que tem chocolate, sorvete e ela faz cara de pouco caso, nem se interessa.
Para finalizar acabei chegando no ponto que queria: o maior motivo do mundo para cozinhar é agradar quem você ama, e esse é irrefutável!
Biscoitinhos amanteigados fáceis
(renderam 22 unidades)
Ingredientes
80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 gema
50 g ou 1/3 xícara (chá) de açúcar
60 g ou 1/3 xícara (chá) de amido de milho
80 g ou 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 pitada de sal
Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e forre com papel manteiga duas assadeiras grandes.
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e trabalhe com as mãos até formar uma massa. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro e disponha na assadeira deixando um espaço bem grande entre elas, no mínimo de umas 4 vezes o seu tamanho).
Leve para assar até firmarem e a base começar a ficar dourada. Retire do forno e aguarde uns 3 minutos para remover da assadeira e de preferência colocar sobre uma gradinha para esfriar.
Outra sugestão é rechear com brigadeiro de chocolate, ou doce de leite ou geleia e fazer um casadinho com os biscoitos.
Gostaram? Bom apetite!
Adorei, devem ser deliciosos!
ResponderExcluirBjs
Que delicia!
ResponderExcluirEstão maravilhosos!
ResponderExcluirE como gostei San, além da praticidade, eu como faço parte das "Maria Panelas" tenho que dizer que tudo que é caseiro é melhor, claro que ficaram deliciosos. E com recheio é torturante ta? Gostei muito. Beijinhos
ResponderExcluirAdorei o texto também! Vou fazer com certeza e rechear de brigadeiro!! rsrs
ResponderExcluirBeijos a granel!!
vou fazer hoje mesmo e tenho certeza que são deliciosos...
ResponderExcluirBjsss