23 outubro 2013

Compota de manga e maracujá (quase) sem açúcar

Compota de manga e maracujá (quase) sem açúcar



Do capítulo "Experimentos na Cozinha".

Estou tentando cortar o açúcar e consequentemente os pulsos no meu dia a dia. Atualmente seleciono a dedo o doce que me faria quebrar meu jejum, e quando o faço esse é em pequenos bocados. 

Chocolate? Só um retangulinho deixado na boca sem mastigar para se desmanchar feito bala, para durar mais (recomendo que façam, é uma maneira muito mais prazerosa de comer). Bolo? Aff, minhas fôrmas estão até enferrujando, tadinhas!

Bem, para dar uma variada na maneira de comer fruta, resolvi ir para a cozinha tentar reproduzir uma compota sem açúcar. Existem no mercado umas geleias que usam só a frutose, o próprio açúcar da fruta e algum processo ao qual não tenho conhecimento. Mas, pensando em tentar achar um jeito "do meu jeito", que mal havia?

Comecei bem, a consistência estava indo para o rumo certo. Aí pensei, será que só o cozimento daria certo para a conservação? Adicionei vinho do Porto, que com certeza tem um tanto de açúcar na sua composição, o que veio do próprio processo de fabricação do vinho e o álcool já ajudaria para o doce não estragar facilmente.

Provei. Gostei? Gostei, mas não gostei, sabe? Faltava um toque, algo para realçar o sabor.
E sabe o que foi que deu o up? Sim, o vilão, o açúcar, que só ao adicionar um pouquinho dele não só mudou o sabor como o brilho da minha compota. 

Servi acompanhando uma gelatina (diet). Mas com sorvetes, bolos ou só pura mesmo essa compota vai super bem. Muito simples, veja só.

Compota de manga e maracujá (quase) sem açúcar

Compota de manga e maracujá (quase) sem açúcar

Ingredientes
2 mangas grandes e maduras (usei Haden) - descascadas e cortadas em cubos
2 maracujás azedos
1 colher (sopa) de açúcar cristalizado - usei demerara
50 ml de vinho do Porto ( ou vinho branco ou 20 ml de cachaça)


Compota de manga e maracujá (quase) sem açúcar

Preparo
Leve todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe apurar até ficar com a consistência de compota, mexendo eventualmente para não grudar no fundo e laterais da panela.

Aguarde esfriar para colocar em pote com tampa e manter em geladeira.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Pela foto parece muito gostoso ..


    abraço
    Daniel Deywes
    http://www.feitonahora.com/

    ResponderExcluir
  2. Além de linda tem dois frutos que adoro.
    Também corto sempre no açúcar seja em sobremesas ou compotas
    Essa deixou-me com agua na boca
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!