Certas coisas para mim são difíceis de conceber.
Outro dia, assisti ao programa/ competição "Cozinheiros em Ação" do canal GNT. O tema do dia era comida vegetariana. Os participantes tinham uma gama de vegetais, ovos, leites e queijos para criarem seus pratos, e sério, não pude acreditar no fraquíssimo desempenho de cada um.
O prato vencedor foi uma quiche que até poderia estar gostosa, não duvido, mas a apresentação era pra lá de normal e sem charme, na minha avaliação. Os demais mostraram uma total falta de intimidade com o Reino Vegetal, sendo que um deles confessou nunca sequer ter passado perto de um prato vegetariano.
Não estou e nunca estive aqui nesse espaço defendendo o vegetarianismo, mas se dizer cozinheiro e não saber cozinhar minimamente um prato que não leva carne é para mim um absurdo.
Há algum tempo a dieta vegetariana saiu do estigma de comida insossa, sem graça e sem opção. É só olhar para a variedade de sabores, cores, texturas que os vegetais e grãos têm para imaginar quantas combinações e possibilidades eles nos oferecem.
Pensem queridos leitores que as carnes também têm que ser bem preparadas e devidamente temperadas para se obter o melhor delas. Assim também é o mundo dos vegetais.
Não adianta fazer o mesmo refogadinho de sempre - ele também é uma delícia em certos dias - mas o importante é variar. Dá para dar um charme e requinte, não só no visual, mas no sabor também quando se prepara um prato vegetariano? Sim, é possível!
Prova concreta do que falei é a culinária da talentosa chef Tatiana Cardoso que tem elevado à comida vegetariana a outro patamar.
Hoje a receita que trago é inspirada em uma de seu livro "Cozinha Natural Gourmet". Muito fácil de preparar e simples, mas o resultado surpreende principalmente pelo sabor.
Quer sair do lugar comum? Então acompanhe.
Fundo de alcachofra com recheio de quinoa ao limão
(entrada para 4 pessoas)
Ingredientes
8 fundos de alcachofras congelados (usei Bonduelle)
1/2 xícara chá de quinoa (usei mista: branca e vermelha)
1 xícara (chá) de caldo de legumes - usei água + 1/3 sachê caldo em pó
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de azeite + para regar
1/2 xícara (chá) de abobrinha italiana cortada em pedaços bem pequenos
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
uma pitada de Herbes de Provence (ou outras)
1 colher (sopa) de suco de limão
queijo parmesão ralado para salpicar
Preparo
Prepare o fundo das alcachofras conforme a indicação da embalagem. Coloque-os em uma assadeira ou refratário levemente untado de azeite (se necessário corte um pouco da base para essa ficar plana e não tombar). Regue as alcachofras com um fiozinho de azeite também.
Em uma panela leve o caldo de legumes ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e junte a quinoa. Deixe cozinhar até secar toda a água. Apague o fogo.
Em uma outra panela, doure a cebola e o alho no azeite. Junte a abobrinha, envolvendo a mistura. Acrescente o vinho e espere amolecer (não deixe se desfazer). Adicione a quinoa, as ervas e corrija o sal. Junte o suco de limão e apague o fogo.
Recheie as alcachofras, fazendo um montinho sobre cada uma delas. Regue com um fio de azeite e pulverize o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por uns 20 minutos.
Sirva a seguir. Bom apetite!
Nossa que delicia!!!Adoro alcachofra e sempre estou a procura de novos pratos com ela. Assisti esse episodio e confesso: pensei o mesmo que vc. Quem se diz cozinheiro e não sabe pensar em algo??!! Disse tudo.bjs
ResponderExcluirConcordo com você Sandra. Concordo em número e grau, o mundo dos vegetais é infinito.
ResponderExcluirAssim como você tive o mesmo pensamento, não acreditei nos pratos apresentados, com toda aquela gama de ingredientes disponíveis, nenhum me apeteceu.
ResponderExcluirSeu prato ficou show comi com os olhos quando vi a foto no face, até já sabia o que seria.
Bjuss!!!
Sandra, adorei esse prato. Quando vi a foto que você postou ontem, achei que era vol au vent, mas alcachofras são muito mais saborosas (e nutritivas). Com tanta variedade gostosa de pratos sem carne, acho o cúmulo as pessoas (principalmente cozinheiros) pensarem que comida vegetariana = carne de soja e salada.
ResponderExcluirVou copiar qualquer dia desses :)