21 outubro 2013

Fundo de alcachofra com recheio de quinoa ao limão


Fundo de alcachofra com recheio de quinoa ao limão

Certas coisas para mim são difíceis de conceber.

Outro dia, assisti ao programa/ competição "Cozinheiros em Ação" do canal GNT. O tema do dia era comida vegetariana. Os participantes tinham uma gama de vegetais, ovos, leites e queijos para criarem seus pratos, e sério, não pude acreditar no fraquíssimo desempenho de cada um. 


O prato vencedor foi uma quiche que até poderia estar gostosa, não duvido, mas a apresentação era pra lá de normal e sem charme, na minha avaliação. Os demais mostraram uma total falta de intimidade com o Reino Vegetal, sendo que um deles confessou nunca sequer ter passado perto de um prato vegetariano.

Não estou e nunca estive aqui nesse espaço defendendo o vegetarianismo, mas se dizer cozinheiro e não saber cozinhar minimamente um prato que não leva carne é para mim um absurdo.

Há algum tempo a dieta vegetariana saiu do estigma de comida insossa, sem graça e sem opção. É só olhar para a variedade de sabores, cores, texturas que os vegetais e grãos têm para imaginar quantas combinações e possibilidades eles nos oferecem.

Pensem queridos leitores que as carnes também têm que ser bem preparadas e devidamente temperadas para se obter o melhor delas. Assim também é o mundo dos vegetais.

Não adianta fazer o mesmo refogadinho de sempre - ele também é uma delícia em certos dias - mas o importante é variar. Dá para dar um charme e requinte, não só no visual, mas no sabor também quando se prepara um prato vegetariano? Sim, é possível!

Prova concreta do que falei é a culinária da talentosa chef Tatiana Cardoso que tem elevado à comida vegetariana a outro patamar.

Hoje a receita que trago é inspirada em uma de seu livro "Cozinha Natural Gourmet". Muito fácil de preparar e simples, mas o resultado surpreende principalmente pelo sabor.
Quer sair do lugar comum? Então acompanhe.



Fundo de alcachofra com recheio de quinoa ao limão


Fundo de alcachofra com recheio de quinoa ao limão
(entrada para 4 pessoas)

Ingredientes
8 fundos de alcachofras congelados (usei Bonduelle)
1/2 xícara chá de quinoa (usei mista: branca e vermelha)
1 xícara (chá) de caldo de legumes - usei água + 1/3 sachê caldo em pó
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de azeite + para regar
1/2 xícara (chá) de abobrinha italiana cortada em pedaços bem pequenos
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
uma pitada de Herbes de Provence (ou outras)
1 colher (sopa) de suco de limão
queijo parmesão ralado para salpicar

Fundo de alcachofra com recheio de quinoa ao limão

Preparo
Prepare o fundo das alcachofras conforme a indicação da embalagem. Coloque-os em uma assadeira ou refratário levemente untado de azeite (se necessário corte um pouco da base para essa ficar plana e não tombar). Regue as alcachofras com um fiozinho de azeite também.

Em uma panela leve o caldo de legumes ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e junte a quinoa. Deixe cozinhar até secar toda a água. Apague o fogo.

Em uma outra panela, doure a cebola e o alho no azeite. Junte a abobrinha, envolvendo a mistura. Acrescente o vinho e espere amolecer (não deixe se desfazer). Adicione a quinoa, as ervas e corrija o sal. Junte o suco de limão e apague o fogo. 

Recheie as alcachofras, fazendo um montinho sobre cada uma delas. Regue com um fio de azeite e pulverize o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por uns 20 minutos.

Sirva a seguir. Bom apetite!


4 comentários :

  1. Nossa que delicia!!!Adoro alcachofra e sempre estou a procura de novos pratos com ela. Assisti esse episodio e confesso: pensei o mesmo que vc. Quem se diz cozinheiro e não sabe pensar em algo??!! Disse tudo.bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Sandra. Concordo em número e grau, o mundo dos vegetais é infinito.

    ResponderExcluir
  3. Assim como você tive o mesmo pensamento, não acreditei nos pratos apresentados, com toda aquela gama de ingredientes disponíveis, nenhum me apeteceu.
    Seu prato ficou show comi com os olhos quando vi a foto no face, até já sabia o que seria.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, adorei esse prato. Quando vi a foto que você postou ontem, achei que era vol au vent, mas alcachofras são muito mais saborosas (e nutritivas). Com tanta variedade gostosa de pratos sem carne, acho o cúmulo as pessoas (principalmente cozinheiros) pensarem que comida vegetariana = carne de soja e salada.
    Vou copiar qualquer dia desses :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!