11 setembro 2013

Torta de vegetais e ricota


Torta de vegetais e ricota

Sabe que às vezes fico "batendo" a cabeça para decidir o que fazer para o almoço ou jantar unindo o útil ao agradável: que seja um prato completo e que não dê tanto trabalho, além de poder ser feito com antecedência e esquentado para servir. Ah, nutritivo também, com toda certeza.


Parece tão óbvio que a opção seja uma torta de vegetais e queijos, mas vamos lá. Tem carboidratos, várias vitaminas dos vegetais, proteína dos queijos, dá até para fazer de véspera, vai bem no almoço acompanhando uma salada, por exemplo ou para receber amigos para uma reuniãozinha informal e é gostosa, porque afinal, comer bem tem que atender principalmente ao paladar.

A receita de hoje foi meio baseada na que encontrei no livro da chef Tatiana Cardoso, o "Cozinha Natural Gourmet". A massa é muito crocante, maleável e fácil de trabalhar, permitindo ser aberta em uma espessura bem fina. O recheio também fica um pouco por conta de cada um, é fácil incluir ou suprimir alguns dos componentes. A cobertura adaptei do meu jeito, não achei a tal marca de ricota que pedia a receita.

Vamos lá que é bem fácil.


Torta de vegetais e ricota

Torta de vegetais e ricota 
(fôrma de aro removível com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de sal
80 g de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de água fria
>recheio
1 cebola média picada em cubos
1 dente de alho picadinho
3 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de buquês de brócolis ninja cozidos por 5 minutos (al dente)
1 xícara (chá) de cenoura picada em palitos
2 xícaras (chá) de ervilha torta cortada na diagonal
1 xícara (chá) de alho poró
2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
sal (usei de ervas)
>cobertura
200 g de ricota fresca amassada com o garfo
200 g de creme de leite (pode ser o de caixinha)
50 g de queijo parmesão ralado
2 ovos ligeiramente batidos
1 punhado de salsinha picada
1 pitada de sal


Torta de vegetais e ricota

Preparo
>massa
coloque as farinhas, o sal e a manteiga cortada em cubos em uma tigela. Trabalhe com a ponta dos dedos até incorporar os ingredientes. Junte a água e amasse com as mãos formando uma bola de consistência lisa e uniforme.
Abra sobre uma bancada com o auxílio de um rolo até obter um tamanho tal que cubra o fundo e sobre para a lateral da fôrma de fundo removível. Use o próprio rolo para transportar a massa aberta para dentro da fôrma, fazendo os recortes e adaptações que forem necessários (veja as fotos).

>recheio
Usando uma panela grande, doure a cebola e o alho no azeite. Adicione os vegetais seguindo a ordem dos mais duros aos mais fáceis de cozinhar, dando intervalos de tempo para que no final todos fiquem cozidos mas não moles demais. Acerte o sal ao seu gosto. Mantenha os vegetais ainda tenros pois eles irão ao forno.

>cobertura
Misture bem todos os ingredientes

Montagem
Preaqueça o forno a 220 graus.

Depois da massa já enformada, coloque os vegetais quando esses estiverem esfriado, utilizando uma escumadeira para não permitir que entre a água que se desprende do cozimento (pode molhar demais a massa). Despeje a cobertura uniformemente.
Leve para assar até a superfície secar e adquirir uma tonalidade dourada. Decore com cebolinha picada na hora de servir.

Se sobrar pode ser aquecida tanto no forno à gás, elétrico ou microondas.

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Hummm San, se tem uma receita que gosto de fazer e provar, são esse tipo de tortas, quiches e afins. De vegetais é perfeita. Adoro tudo que leva legumes e hortaliças. Linda torta. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hum... Vou receber uma amiga para o jantar de sexta e esse vai ser o prato. Parece deliciosa! Bjs!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!