20 setembro 2013

Parfait de laranja com morangos

Parfait de laranja com morangos

Hoje trago mais uma daquelas sobremesas que comecei a "comer com os olhos" do site Pinterest, uma das minhas fontes de boas receitas. Aí começou para mim todo um dilema na hora de dar os créditos ou não ao blog de onde a havia visto, o qual explicarei os porquês pois no final acabei promovendo uma total mudança em relação à receita original.

Bom, a troca de blueberry (sugerido) pelo morango não era grande coisa, pois aqui no Brasil não temos esses berries nem tão à disposição nem a preços tão acessíveis. Tudo certo, morango seria uma troca bem aceita.

Porém, ao anotar a receita para a execução percebi que ela não citava a quantidade de suco da fruta para fazer o curd (creme) de limão - na original era essa a fruta empregada. Rolei até os comentários para escrever perguntando sobre essa dúvida quando me deparo com uma pessoa que já havia feito o mesmo, e sem resposta da autora do blog.

Pensei, vou improvisar na quantidade do suco da fruta, e nesse momento já havia optado por usar laranja do tipo Bahia importada, que tem uma cor lindíssima e iria dar um visual bonito ao conjunto (mais uma mudança). 

Aí notei mais um ponto falho e só me dei conta que não se utiliza os ovos inteiros para fazer o curd porque já havia feito anteriormente esse AQUI. Na receita a pessoa simplesmente citou "wisk the eggs with the sugar" (misture os ovos com o açúcar) onde deveria ter indicado "eggs yolks" (gemas de ovos). Clara de ovos não entra no preparo do curd, ou pelo menos nunca soube disso.

Nessas alturas já não estava me baseando em mais nada da receita do blog gringo original, quantidades ou ingredientes. Mas a ideia, ou a base da combinação foi de lá.

Esse é meu dilema. Sempre cito a origem de onde busco a receita, mas nesse caso mudei tanto em função das questões que citei que a receita nem era mais a de lá - a da foto apetitosa que achei navegando no Pinterest. E além disso até achei que poderia ser propaganda negativa para o tal blog, não seria ético da minha parte, afinal, erros todos cometemos, não é mesmo? Então preferi mesmo não citar a fonte.

Contudo acabei não falando da sobremesa, que é fantástica. Ficou com uma combinação bonita de cores, sabores bem delicados e complementares e o fato de ser servida em taças já deixa tudo com ar de festa.

Fim de semana chegando já é motivo para caprichar e servir essa delícia. Recomendo!



Parfait de laranja com morangos

Parfait de laranja com morangos
(rendeu 5 tacinhas)

Ingredientes
>doce de morango
1 caixa de morangos sem os cabos, bem lavados e picados
2 colheres (sopa) de açúcar - ou ao seu gosto
>creme de laranja
4 gemas passadas na peneira
80 g de açúcar
90 ml de suco de fruta coado (usei 60 ml de laranja Bahia importada e 30 ml de limão galego)
50 g de manteiga sem sal amolecida, ou ponto de pomada (temperatura ambiente)
1 pitada de sal
3 colheres (chá) de raspas da casca da laranja
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco - 35% de gordura
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Parfait de laranja com morangos

Preparo
>doce de morango
Leve o morango com o açúcar ao fogo em uma panela de fundo grosso. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar mexendo eventualmente até a fruta começar a se desmanchar, mas deixando ainda alguns pedaços inteiros. Apague o fogo e deixe esfriar completamente.

>creme de laranja
Coloque as gemas e o açúcar em uma panela de fundo grosso. Misture bem até incorporar. Adicione a manteiga amolecida, o suco e a pitada de sal. Mexa bem até tudo ficar bem homogêneo.
Leve essa panela ao fogo de MÉDIO para BAIXO, mexendo sem parar para a mistura não talhar. Para obter um creme liso e encorpado o processo é esse, não deixar a mistura ferver de maneira alguma. Quando notar que começa a criar bolhinhas, retire temporariamente a panela do fogo sem parar de mexer e retorne ao fogo até engrossar esse creme. O ponto ideal é quando o creme encobre as costas de uma colher. Retire do fogo, coloque o creme em uma tigela, cubra com um pedaço de filme plástico de modo a encostá-lo no creme e leve à geladeira até esfriar completamente (ele vai ficar ainda mais espesso).

Usando uma batedeira elétrica, bata o creme de leite até obter o ponto de picos firmes. Adicione o açúcar de confeiteiro sem parar de bater até o ponto de chantilly. Só tome cuidado para não bater demais ou pode virar manteiga.

Misture o chantilly com o creme de laranja, mexendo delicadamente até os dois se combinarem.

Para a montagem das taças, coloque um pouco do doce de morango no fundo e depois o creme de laranja. Coloque só mais um pouco do doce de morango e decore com raspas de laranja, lascas de amêndoas ou um raminho de hortelã. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora e meia antes de servir.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

Um comentário :

  1. Oi Sandra, ficaram lindas e essa combinação de sabores deve ser deliciosa. Alguns sites ou blogs passam a receita muito complicada ou incompleta e nem se dão ao trabalho de responder às duvidas dos leitores.Ou em alguns casos a pessoa responde por e-mail, faço muito isso, porque se você coloca uma resposta em um comentario e não coloca nos demais gera ciumes e pensam que você dá preferencia a alguns.As fotos ficaram lindas, amei as taças.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!