16 setembro 2013

Cupcake de banana e cobertura de chocolate e um dia para ficar na memória

Cupcake de banana com cobertura de chocolate

Hoje a receita é muito boa, mas se me permitem  a sinceridade, é coadjuvante da postagem. Nem iria fazer parte do Caldeirão, tanto que as fotos foram somente um registro rápido de um dia que ficará para sempre entre aqueles de momentos simples, mas que fazem toda a diferença na vida.


O cenário e ou o motivo dos cupcakes não vêm ao caso. Fato é que foi um daqueles dias que mãe e filha foram juntas para a cozinha.

Bem, no momento que comecei a explicar os primeiros passos do sucesso de uma receita e a importância do mise en place - separar todos os ingredientes nas quantidades a serem utilizadas - minha filhota coloca para tocar no seu celular para animar a nosso trabalho uma música que não só fez parte da minha adolescência, mas que era uma das minhas favoritas.

A música era "Roundabout", do  grupo Yes. Quase morri de emoção. Uma música do início dos anos 1970 a qual ela descobriu por ela mesma. Não foi uma das, ou dos grupos que ela conheceu através de nós. 

Havia naquele momento tão cotidiano várias referências, ou interpretações. A primeira foi de me transportar no tempo e lembrar da minha própria adolescência. Depois veio aquela coisa de ciclo da vida, a descoberta da mesma música mais de 40 anos depois pela geração pós a minha. E finalmente muito orgulho e sentimento de dever cumprido, de ter proporcionado desde cedo uma seleção musical que fez com que ela soubesse distinguir por ela mesma o que é realmente boa música, independentemente do estilo, dessa "porcaria grudenta" que a indústria, com raríssimas exceções, tem massivamente despejado como se o ouvido das pessoas fosse lixo.

Ah, só para finalizar, o cupcake é super gostoso, recomendamos!


Cupcake de banana com cobertura de chocolate

Cupcake de banana com cobertura de chocolate
(18 unidades)
Ingredientes
>cupcake (adaptada DAQUI)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos
50 g de manteiga amolecida - temperatura ambiente
3/4 xícara (chá) de açúcar peneirado
2 ovos
1 banana amassada
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de leite
>cobertura chocolate (do livro "The Hummingbird Bakery Cookbook")
300 g de açúcar de confeiteiro peneirado
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
40 g de chocolate em pó peneirado
40 ml de leite integral

Preparo
>cupcake
Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque as forminhas de papel próprias para cupcakes dentro de outras forminhas metálicas ou de silicone.
Junte a farinha com o fermento. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme. Acrescente os ovos, um a um, a banana amassada e a canela sem parar de bater. Adicione a farinha com o fermento intervalando com o leite (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). 
Coloque a massa nas forminhas, deixando o equivalente a um pouco mais de 1 dedo de altura para chegar ao final (o cupcake vai crescer).
Leve para assar até atingir uma coloração dourada na superfície e ao espetar um palito no meio do bolinho esse saia seco.
Retire cuidadosamente da forminha metálica e deixe esfriar sobre uma gradinha. Aguarde ficar totalmente frio para colocar a cobertura.

>cobertura chocolate
Usando uma batedeira elétrica, bata o açúcar com a manteiga e o chocolate em pó na velocidade média até todos se combinarem. Diminua para velocidade baixa e vá acrescentando o leite aos poucos, colher por colher. Depois de totalmente incorporado, aumente a velocidade para alta e deixe batendo por aproximadamente 5 minutos ou até a mistura ficar leve e fofa. 

Coloque esse creme em um saco de confeiteiro com o bico à sua escolha e decore fazendo círculos começando de fora para dentro do bolinho.


4 comentários :

  1. estes sãos melhores momentos quando sentimos que nosso exemplo foi assimilado, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ficaram tão lindos e feitos pela mãe e filha são especiais.
    Uma boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa, que pecado!!!
    Muito bom mesmo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cruzo os dedos, rezo e torço pra que meus filhos tenham o mesmo bom gosto da mãe! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :)
    E cruzo os dedos rezo e torço pra ter momentos assim com eles quando tiver os meus!
    Lindos cupcakes

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!