30 setembro 2013

Campanha "Ligações Saborosas"~ Coquetel e aula com chef Laurent Suaudeau

Fui convidada pela CINIEL - Centro Interprofissional da Economia Leiteira da França - para dois eventos que deram início à Campanha "Ligações Saborosas", ou como diz o próprio mote "Queijo não, Fromage sim".

O coquetel de abertura na residência oficial do Cônsul Geral da França em São Paulo, Sr. Damien Loras, apresentou "Seleções de fromages para todas as ocasiões". Foi uma noite agradável onde foi oficialmente apresentada a proposta da campanha e a introdução dos cultuados queijos franceses ligando-os à nossa cultura e culinária brasileiras. Uma seleção de queijos saborosos puderam ser saboreados e harmonizados à perfeição com os também conhecidos vinhos franceses.

Seguem algumas fotos da noite deliciosa em todos os sentidos!

Evento Ligações Saborosas

Evento Ligações Saborosas
Cecilia do "Yes we Cook, eu, Sandra e Dani Abolin do "Cinebistrot"


Outro evento que deu sequência à campanha e que mais uma vez tive a honra do convite e participação foi a primeira aula da utilização dos queijos franceses na culinária. Sob o comando do conhecidíssimo chef Laurent Suaudeau - por quem eu já tinha profunda admiração profissional e agora, além disso, virei fã também da sua simpatia e simplicidade - pudemos presenciar a execução de pratos saborosíssimos e ao mesmo tempo de simples preparo. O evento aconteceu na Escola de Arte Culinária Laurent, um lugar de cursos e eventos numa casa lindíssima que vale a pena aos interessados conhecer.

Evento Ligações Saborosas
Detalhes da mesa de queijos, cozinha e chef Laurent explicando as receitas

Pouco antes dessa aula tivemos uma palestra com o  maître fromager Jair Jorge Leandro explicando o porquê da França ser considerada indubitavelmente o país dos queijos. Possui 1.200 tipos diferentes e cada um deles com características especiais em função histórica do preparo, topografia, clima, ventos, rebanho, qualidade e tipo de grama que alimenta as vacas, ovelhas ou cabras. O queijo francês expressa a cultura de seu povo, dos seus mais remotos tempos até hoje, e por todas essas características, como ressaltou o maître, eles não conseguem ser reproduzidos sem o conjunto desses fatores, resumindo, é impossível copiá-los.


Evento Ligações Saborosas
Fotos da sequência da aula e da elaboração dos pratos

Foi uma tarde muito rica em conhecimento, tanto em relação à toda a cultura envolvendo o preparo e características dos queijos franceses como também saber um pouco mais das propriedades nutritivas e proteicas do queijo, considerado um alimento muito rico e fundamental à saúde. 

Outro aspecto abordado foi a versatilidade do produto. Ele vem pronto para servir, e em pouco tempo, o de abrir as embalagens (os que forem embalados) e dispor em tábuas e já se tem uma festa, recepção ou coquetel montados. Pudemos ver algumas das harmonizações dos queijos com tipos de vinhos, cervejas, frutas ou doces. Tudo para ressaltar seu sabor e qualidades ao os degustarmos.

Evento Ligações Saborosas
Prato 1: Brie na massa fillo com molho de damasco


Evento Ligações Saborosas
Prato 2: Cassouletta com Fourme D'Ambert


Evento Ligações Saborosas
Meu momento de fã com chef Laurent Suaudeau

Agradeço mais uma vez à toda a Equipe que está conduzindo essa Campanha estreitando os laços Brasil - França de uma maneira tão saborosa. Foi uma honra e um prazer fazer parte desses eventos.


Um comentário :

  1. Esse evento, como você mesma disse foi top mesmo, muito chique, enriquecedor.
    Na primeira foto dos quadradinhos o chef ensina a cortar queijo tipo gorgonzola com linha, não é isso... acho que vi no face a Prazeres da Mesa comentando... adorei saber disso, fim dos esfarelamentos...rsrsrs!
    Belíssimo post!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!