Adoro cozinhar com e para crianças. O universo infantil é tão rico, tão criativo que até dá uma certa tristeza ao constatar como vamos perdendo essas capacidades - o poder da abstração, da pureza, da inocência e até da imaginação - ao longo da vida.
Volto e meia me pego fazendo quitutes que tenham algo de infantil. Aqui no Caldeirão têm vários pães, saladas, docinhos e outras receitas voltadas para as crianças. E foi assim que mais uma vez caí de amores pela imagem desses pãezinhos quando os encontrei no site Pinterest.
Fui lá buscar a receita no site de origem e a achei bem fácil de executar. A forma do pão de abóbora ser de uma abóbora dá um charme todo especial e veja como pode ser mais uma estratégia nutritiva para a alimentação dos pequeninos.
Aproveite que o dia das crianças está chegando, chame seus pequenos ajudantes para fazer esses pães e promova uma atividade gostosa com eles em todos os sentidos.
Pãezinhos de abóbora
(8 unidades de aproximadamente 10 cm depois de assados)
receita original DAQUI
Ingredientes
>levedo
1 pacote de 10 g de fermento seco ou 15 g de fermento fresco para pães
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de água morna
>massa
1/2 xícara (chá) de leite morno
40 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de açúcar branco
1/2 xícara (chá) de purê de abóbora *
1 ovo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo- aproximadamente (usei 2 de farinha e 1 de semolina)
1/2 colher (chá) de sal
algumas nozes pecã cortadas ao meio no sentido do comprimento para decorar
* para o purê de abóbora usei a Cabotiá ou abóbora japonesa, descascada, picada e cozida na água até ficar bem mole. Depois escorra e amasse com um garfo até formar um purê.
Preparo
>levedo
Dissolva o fermento no açúcar. Junte a água e aguarde até formar bolhas para adicionar à massa.
>massa
Dissolva a manteiga no leite, junte o açúcar mascavo e o branco, misturando bem. Adicione o purê de abóbora, mexendo até incorporar. Acrescente o ovo e o sal. Mexa até virar uma pasta. Despeje o fermento já preparado nessa mistura, ainda mexendo com uma colher ou espátula e vá acrescentando a farinha, primeiramente as duas xícaras.
Despeje essa massa sobre uma bancada enfarinhada e vá colocando o conteúdo da terceira xícara de farinha aos poucos, até sentir que a massa está maleável, lisa e não grude nas mãos. Sove por uns 5 a 10 minutos, forme uma bola e coloque dentro de um recipiente levemente untado com óleo ou azeite. Cubra com um pano seco e limpo e deixe descansando em lugar quente e sem ventilação até dobrar de volume (mais ou menos 1 hora).
1) massa antes de crescer
2) massa quando dobrou de volume
Retire a massa da tigela, aperte com as mãos para sair o ar e divida em 8 porções de tamanhos iguais.
3) faça bolas com cada uma dessas partes e achate levemente a superfície. Coloque-as na fôrma forrada com papel manteiga, deixando um bom espaço entre elas para crescerem
4) usando uma faca, faça 8 cortes ao longo de cada um dos pães no sentido do raio. Fure o centro e corte pedaços de papel manteiga ou papel alumínio e coloque em cada um dos bolinhos para não perder esse furo quando assarem
5) pincele com gema de ovo e deixe crescerem por mais meia hora
6) e 7) leve para assar em forno preaquecido a 230 graus até adquirirem uma tonalidade dourada. Para saber se estão assados, pegue um dos pães e bata na parte de baixo dele. Se fizer um som oco, está assado
8) retire o papel manteiga e coloque uma noz pecã cortada ao meio em cada um dos furinhos para parecer o cabo da abóbora
Os pães são levemente adocicados, então combinam com manteiga, queijos, geleias, mel e outras gostosuras.
Bom apetite!
AMEI a receita! Adoro abóbora e esses pãezinhos no formato de abóboras ficaram as coisas mais fofas! Já fiz um pão de abóbora com coco que é doce e ficou simplesmente divino também, esse daí morninho com uma manteiguinha deve ser uma perdição... vou fazer! Beijos!
ResponderExcluirQue lindos!
ResponderExcluirParecem mesmo pequenas abóboras :)
Sandra, ficaram lindos! Quando vejo pães de abóbora sempre lembro da minha avó que era padeira de mão cheia e sempre os fazia. São de um perfume apetitoso.
ResponderExcluirBruxinha querida, sempre é bom te reencontrar! Beijo grande.
Fabiola
Como sempre venho aqui e encontro receitas fantásticas e originais. beijinho de portugal
ResponderExcluirOi Sandra, logo que vi no face, vim conferir.Ficaram lindos e parecem deliciosos.Te textura macia.Hummm me apaixonei.Beijos e bom final de semana.
ResponderExcluirLinda apresentação e se leva abóbora na massa, o sabor deve ser ótimo!
ResponderExcluirOlá! Fiquei fã do teu blog! Já te estou a seguir! Que fotos lindas...de um verdadeiro conto de fadas! Adorei!
ResponderExcluirBeijinhos e uma óptima semana,
http://madamexicaras.blogspot.pt/
Muito lindos seus pãezinhos, Sandra! onde tem arte e culinária unidos eu fico aqui, sentada, apreciando. Parabéns pela linda apresentação, tenho certeza que são deliciosos!
ResponderExcluirBjsss
Parabéns pela criatividade. Além de saborosos e nutritivos ficaram lindos!
ResponderExcluir