21 agosto 2013

Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro)

Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro)




A começar por hoje vou postar as receitas que podem ser usadas individualmente para outras finalidades e aplicações mas que fazem parte de um doce o qual aprendi em uma aula ministrada no Espaço "Viver Casa e Gourmet" - local que já conhecia por ter participado de alguns eventos - pelo simpático chef Rodney Neuri Carvalho.

Bom, toda boa receita tem seus truques e dicas que o chef Caco (apelido que ele nos autorizou a chamá-lo) generosamente nos ensinou.

Então aqui hoje esse creme famoso, um ícone da confeitaria francesa, sem mistério nenhum para não empelotar e deixá-lo com uma consistência bonita e aveludada. Sua utilização é bem ampla, pode ser recheio de sonhos, bolos, folhados e da surpresa que trarei aqui.

Uma informação: no "Viver Casa e Goumet" você pode inscrever-se e participar gratuitamente de diversos cursos. Vale a pena conferir. Acesse AQUI o site.



Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro)


Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro)

Ingredientes
250 ml de leite integral (dividido em 2 partes de 125 ml cada)
4 colheres de sopa de açúcar refinado (divididas em 2 partes)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro)

Preparo
Em uma tigela coloque 125 ml de leite, 2 colheres de sopa de açúcar, as gemas e o amido de milho. Misture bem com o auxílio de um fouet (batedor de arames) até não sobrarem pelotinhas do amido. Reserve.

Coloque em uma panela de fundo grosso o restante do leite com o restante do açúcar e a manteiga. Leve ao fogo até ferver. Despeje UM POUCO desse leite fervido na mistura à frio da tigela para fazer a temperagem ao mesmo tempo que com a outra mão você mexe sem parar com o fouet (isso vai garantir que não irá empelotar).

Junte essa mistura da tigela na panela de leite fervido e em fogo brando continue mexendo com o fouet até engrossar e ficar no ponto como se fosse um mingau. A partir desse momento, abaixe ainda mais o fogo e sempre sem parar de mexer deixe cozinhando por mais 3 minutos para que o amido de milho cozinhe, evitando deixar o creme somente com seu sabor. Apague o fogo e acrescente a baunilha, mexendo bem.

Coloque esse creme em uma tigela e cubra com um pedaço de filme plástico de modo que esse encoste no creme para não criar uma película enquanto esfria. Se você deixar uma camada de ar entre o creme quente e o filme plástico vai criar um ambiente para a proliferação de bactérias que vão azedá-lo. Leve à geladeira.

Obs.: esse método de preparo evita que o creme empelote, mas se por acaso isso vier a acontecer, retire imediatamente a panela do fogo e continue mexendo vigorosamente com o fouet. Assim que desempelotar pode voltar ao fogo.

Ocorre do amido empelotar quando esse é cozido em fogo muito alto. O chef nos lembrou que em confeitaria a temperatura do fogo é sempre de média para baixa. Mas SE por alguma improbabilidade empelotar, coloque tudo em uma batedeira ou processador e bata até ficar um creme liso

Aguarde que amanhã terá mais uma etapa desse doce maravilhoso que aprendi.


6 comentários :

  1. Cremoso e irresistível Sandra, obrigada por partilhar essa receita connosco e essas dicas


    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha,
    este creme é maravilhoso, obrigada pela receita!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Se tem um creme que sempre quis fazer perfeitamente, porém nunca ficou ao meu gosto, é esse San, sabia que tinhas segredinhos como estes,obrigada por compartilhar conosco. Achei excelente essa receita. Só o aspecto que ficou, percebe-se um verdadeiro, leve e delicioso creme. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Aprendi a fazer num curso de pastelaria que tirei á 17 anos atrás, fiz poucas vezes cá me casa.
    O teu ficou perfeito, vou seguir essas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, ficou tão bonito seu creme.Receita anotada.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  6. Contudo devemos ressaltar que esse não é o verdadeiro creme pâtissière, é uma adaptação.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!