06 agosto 2013

Ciambella da Nigella

Ciambella

Algumas pessoas constroem uma boa reputação e dispensam apresentações. Nigella Lawson é uma delas. Sua culinária - diria, sua maneira de cozinhar - é uma fonte de inspiração para muitas pessoas nas quais eu me incluo.

Não é difícil ficar hipnotizada pelos seus programas. Confesso, muito cá entre nós, que me incomoda o exagero nos adjetivos para cada ingrediente que ela adiciona à receita. Mas até nisso acho que ela é perfeita: é humana como todos nós.


Agora estamos, aqui no Brasil, acompanhando na TV seus programas da fase italiana, o "Nigellissima", também baseado no seu livro homônimo. Foi em um desses, o último apresentado, do qual copiei esse bolo. Havia ficado bastante curiosa pois, segundo ela, tratava-se de uma receita que ela achou em um velho livro o qual estava em um lugar onde ela se hospedou na Itália. 

É uma daquelas receitas fáceis, que toma por base todas as medidas a partir de um pote de iogurte. Outro motivo que me tentou a fazer, o bolo não leva farinha de trigo, atendendo também às pessoas com intolerância ao glúten.

O que tenho para falar é que fica com uma consistência interessante. Um pouco parece um pudim mais encorpado e com a base mais parecida com a textura de um bolo. O sabor é suave, por conta do amido de milho e apesar da minha preocupação com a quantidade de açúcar, não ficou muito doce. Havia imaginado que umas gotinhas de limão acrescentadas à massa também o deixariam mais interessante. Não adicionei de propósito para comparar com uma outra vez que o fizer.

No mais, gostei bastante. Grazie mille Nigellissima!


Ciambella


Ciambella


Ciambella
(fôrma de furo central com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 pote de iogurte natural (usei de 190 g)
2 potes (a mesma medida) de açúcar
1 pote (a mesma medida) de óleo
1 pote (a mesma medida) de amido de milho ou fécula de batata
raspas da casca de 1 limão siciliano (guarde um pouco para decorar)
2 colheres (chá) de essência de baunilha

* obs.: o bolo NÃO leva fermento

Ciambella

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus.

Usando uma batedeira elétrica, bata as claras até o ponto de neve (picos firmes). Reserve.

Ainda usando a batedeira e em outra tigela, bata as gemas com o iogurte e o açúcar até obter um creme. Acrescente o óleo, sem parar de bater. Vá pulverizando o amido de milho, adicione as raspas de limão e a baunilha. Desligue a batedeira e acrescente o equivalente à 1/3 das claras em neve, mexendo bem à mão para diluir um pouco a massa. Agora adicione o restante, mexendo o mais delicadamente possível somente até homogeneizar tudo. Lembre-se que o bolo não leva fermento, são as claras que farão com que ele cresça.

Despeje na fôrma previamente untada e enfarinhada e leve para assar até o bolo ficar com a superfície dourada e ao espetar um palito no meio dele esse saia seco (demora um pouquinho, não se assuste).

Aguarde esfriar para desenformar, passe uma espátula pelas bordas para soltar e vire de uma vez sobre o prato de servir. Se gostar, pulverize açúcar de confeiteiro com o auxílio de uma peneira por toda a superfície e decore com algumas raspas de limão.

Nota: o bolo cresce e depois murcha um pouco, mais uma vez, não se apavore, é assim mesmo.


7 comentários :

  1. É um bolo mesmo apetitoso, adorei a cor!

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo delicioso, gostei da textura.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummm...San, que lindo. A Nigella é demais mesmo,quando dá sempre acompanho as receitas dela. Ficou lindo, com uma textura que lembra um bombocado. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. nós fizemos hoje esse bolo, e achei a consistência estranha, pareceu meio embatumado. estou vendo que o seu ficou meio cremoso também, mas quando ela fez no programa ficou fofinho, não foi? ou estou enganada, e a textura é essa mesma?

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, realmente na TV parecia fofinho, mas temos que considerar que os ingredientes em outros países podem dar essa diferença. Ex.: o iogurte na Europa e EUA não tem nada a ver com o do Brasil (mesmo se usar o grego). É muito mais encorpado. Não sei como é a consistência do amido de milho lá, mas provavelmente é diferente. Com isso digo que esse tipo de bolo por ter a massa mais líquida quando está crua, ao assar fica assim, mais cremoso (embatumado é outra coisa, é bolo que seria para crescer e não cresceu...rsrs).
      Beijão

      Excluir
  5. Oi! Que ótimo que postaste fotos boas da receita deste bolo após ficar pronto!
    Eu experimentei também, achei a mistura interessante no programa de Nigella e o fato de ser simples me chamou atenção, além é claro de ela dizer que era uma receita tradicional italiana, o que me interessou mais ainda devido à minha descendência. :)

    Eu também achei que no episódio o bolo ficava fofinho, inclusive em fotos de outros sites, sempre parece uma textura semelhante a bolo mármore.
    Quando fiz o meu bolo e ficou igualzinho ao teu eu fiquei tão decepcionada que quase chorei! Pensei que tinha dado errado por causa desta textura tipo abatumado. Foi um parto de conseguir o limão siciliano da primeira vez, o que me deixou mais de cara ao pensar que tinha estragado a receita.
    Será que é isso mesmo?
    Vou tentar fazer outra vez,se ficar novamente assim vou ter que confessar que não curti tanto receita, esperava um bolo seco, mas molhadinho, sabe? Uma massa delicada.
    Abraço e obrigada pelas fotografias!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!