09 agosto 2013

O Bolo dos 50



Bolo Nude

Uma das constatações que faltou nas minhas elucubrações sobre meus 50 anos de vida foi algo de senso mais prático: moda ou modismos.


Por todo esse tempo constatei que o que atualmente é o "must" - falar must já foi "o must", hoje ninguém mais usa - logo cai em desuso e fica mal visto, vira "brega", "cafona", "já era". 

Quem tem ao menos a idade próxima à minha - ou é um observador das fotos de família - deve achar um horror aquele repolho revestido de papel alumínio como suporte para palitinhos de picles espetados nele e mal sabe que aquilo era super usado lá pelos anos 1960/ 70 como algo "descolado". Cascata de camarão, bolo embrulhadinho dentro de uma caixa que por sua vez imitava bolo (?!?!), whisky com guaraná, foram tantas as novidades que até valeria a pena um dia fazer uma lista para me divertir pensando o quão bizarras eram algumas dessas.

Resumindo, a "bola da vez" é o bolo Naked. Esse tal bolo pelado é aquele que é mostrado em camadas sem cobertura externa. Até já não sei se já passou a moda dele, pois as coisas hoje em dia se processam e se descartam com tamanha rapidez que estou correndo o risco aqui de ter postado uma novidade já ultrapassada.

Seja como for, esse foi o meu bolo dos 50 anos. Simples e gostoso, feito de pães de ló (um branco e um de chocolate) e com camadas de gostosuras que para mim nunca saem de moda ou deixam de ser meus recheios favoritos: doce de leite e brigadeiro.

Sem mais, para mim foi perfeito!

Bolo Nude

Bolo Naked
(fôrma de 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
>pão de ló de chocolate
80 g de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado - usei Callebaut
1 e 1/4 colher (chá) de fermento químico - para bolos
2 ovos em temperatura ambiente
100 g de açúcar peneirado
1 colher (sopa) de manteiga
40 ml de água fervendo
>pão de ló branco
80 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de amido de milho peneirado
1 e 1/4 colher (chá) de fermento químico - para bolos
2 ovos em temperatura ambiente
100 g de açúcar peneirado
1 colher (sopa) de manteiga
40 ml de água fervendo
>recheio
1 lata de leite condensado cozida*
*coloque a lata em pé dentro da panela de pressão e cubra-a com água (se tiver rótulo de papel retire). Quando pegar pressão (apitar) conte 40 minutos de cozimento. Apague o fogo e deixe a lata ainda dentro da panela até a pressão sair natural e completamente. Abra a panela e retire a lata e deixe-a esfriar completamente para abri-la (pode colocar na geladeira para apressar o processo).
>cobertura brigadeiro
1 lata de leite condensado
2 colheres de chocolate em pó (não use achocolatado) - usei Callebaut
1 colher (sopa) de manteiga
>para decorar
confeitos de chocolate
morangos frescos

Bolo Nude

Preparo
> pães de ló (chocolate e branco)
Faça INDIVIDUALMENTE  cada um seguindo o mesmo processo.
Preaqueça o forno a 220 graus. Misture a farinha de trigo (ou com o chocolate ou com o amido para cada tipo). Reserve.
Dissolva a manteiga na água fervendo. Reserve também.
Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos por 2 minutos. Acrescente o açúcar aos poucos sem parar de bater. Deixe batendo por mais uns 2 minutos. Agora acrescente a mistura dos ingredientes secos (ou a de chocolate ou a de amido), intervalando com a água com manteiga (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Deixe bater por mais 1 minuto, acrescente o fermento e desligue a batedeira quando esse estiver incorporado à massa.
Despeje a massa em fôrma untada e enfarinhada e leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.

>recheio 
Coloque em um recipiente o conteúdo da lata já cozida. Mexa vigorosamente com um fouet (batedor de arames) ou colher até deixar a consistência maleável. Se gostar, pode acrescentar uma pitada de sal, ou raspas de casca de limão siciliano ou essência de baunilha.

>cobertura brigadeiro
Leve os ingredientes ao fogo de médio para alto em uma panela de fundo grosso, mexendo com uma colher de pau até quase ao ponto de enrolar, que é quando ao atravessar a colher de um lado ao outro da panela dê para ver o fundo.

>montagem
Desenforme o pão de ló de chocolate sobre o prato que for servir. Espalhe a camada do leite condensado cozido. Coloque sobre essa o pão de ló branco. Cubra só a superfície com o brigadeiro e decore com os confeitos e os morangos.

Espero que tenham gostado!

13 comentários :

  1. Bolo lindo e perfeito! Tem tudo o que eu mais gosto! Parabéns duplamente! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Entraste nos 50 com um bolo bem moderno e bonito.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos 50 anos! Bolo lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mas que lindo ficou esse bolo!
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. super show de bolo, Sandra!
    e fotos lindas tambem.
    parabens e muitas felicidades.
    tambem fiz 50 esse ano, em 6 de janeiro. tive tres festas: uma de fim de semana em londres, ali mesmo nos dias. uma com amigos num restaurante aqui na cidade. e mais uma depois no brasil em abril.
    foi bom, viu. eu quis comemorar porque eh uma conquista muito especial. e contei com a presenca especial do meu paizinho na festa do Brasil. e ele foi embora fez um mes anteontem. esta do lado Deus, mas nos fez melhores e felizes com sua presenca por muito tempo.
    desculpe misturar minha saudade nesse seu momento tao lindo.
    mas espero que sua festa tenha sido tambem linda como o bolo, e as fotos.
    abraco e muito feliz aniversario
    Kalina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalina, querida, sempre temos motivos pra comemorar! Entendo seu sentimento de perda, o meu se foi faz 3 anos e ainda hoje faz muita falta. Quando a perda é recente a dor é grande. Com o tempo ela vai diminuindo e em compensação a saudade só aumenta. ontem olhei a foto do meu pai que fica no meu criado-mudo e "conversei" com ele. São os fatos da vida!
      Fique bem e força!

      Excluir
  6. como voce conseguiu que o brigadeiro e ate o doce de leite nao escorregassem para os lados nem um pingo? voce botou o brigadeira pra gelar? nem chegou perto das bordas com ele?
    acho lindo esse bolo nu, sem excessos. lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalina, o recheio não escorreu pois fi como eu falei, depois que a panela apitar contar 40 minutos. Isso fez com que a consistência ficasse bem firme.
      O brigadeiro dei o ponto quase de enrolar e deixei amornar um pouquinho para cobrir. Foi esse o truque e aqui no Brasil está até quente por agora, mas não tanto.
      Beijos

      Excluir
  7. Parabéns! Um dia muito feliz, sempre recheado de boas histórias e boas receitas. Beijinhos de Portugal sempre com carinho, apesar das minhas visitas já não serem tão regulares, nunca me esqueço que do teu blogue já roubei várias receitas. Carla Sousa

    ResponderExcluir
  8. Excelente maneira de festejar os 50 anos :)
    Para mim é uma total novidade, nunca tinha visto um bolo de camadas sem cobertura externa, portanto para mim é o mais must possivel (tenho 20 anos e o must continua a fazer parte do meu vocabulário, como sempre fez - se calhar já nasci desactualizada!)
    Um beijinho grande, muitas felicidades :)

    ResponderExcluir
  9. Hummmm amo bolo assim simples e gostoso.
    Bjocas da Lú Melo

    ResponderExcluir
  10. Passando rapidinho por aqui para desejar a você e sua família Um Maravilhoso Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Mas que bela maneira de festejar, que maravilha mesmo, bjokas de parabéns :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!