11 julho 2013

Salada de pepino e iogurte do Claude ~ Receita da Colaboradora



Salada de pepino, iogurte e hortelã

Não é a primeira vez que Ana, minha cunhada querida aparece "dando uma mão no Caldeirão". As contribuições dela aqui são sempre deliciosas.

Pois ela me surpreendeu positivamente mais uma vez com essa salada que havia visto no programa do Claude Toisgrois no Canal GNT, o "Que Marravilha"


Fomos convidados para um almoço - na verdade um churrasco para assistir à final do jogo Brasil x Espanha pela Copa das Confederações - onde havia uma vasta opção de comidas sem proteína animal para alegria dessa vegetariana que vos escreve. E tinha a tal salada, que de tanto que gostei, comi três vezes. Acabou sobrando um monte, pois o número de convidados era bem menor do que a proporção da comida, e no dia seguinte ela me levou de presente um potão dessa salada.

Bom, aí a usei para diversos fins: acompanhou um sanduíche de queijo quente, serviu de molho para salada de folhas, foi o recheio dessas barquetes da foto e se transformou em uma entrada para um aperitivo.

Salada fácil, ingredientes idem, multi uso. Receita bem do jeito que eu gosto!


Salada de pepino, iogurte e hortelã

Salada de pepino, iogurte e hortelã
(para maiores quantidades faça múltiplos dessa receita base)

Ingredientes
1 pepino japonês tamanho médio
1 pote de iogurte natural
1 dente de alho descascado
1 punhado de folhas de hortelã
sal
1 colher de azeite de oliva extra virgem


Salada de pepino, iogurte e hortelã

Preparo
Descasque o pepino e corte em fatias bem finas com o auxílio de um cortador de legumes (mandolina).

Amasse o alho com a hortelã e o sal usando um pilão. Se não tiver, use o espremedor para o alho e pique as folhas bem batidinhas. Adicione o iogurte e o azeite. Prove o sal. Acrescente o pepino misturando bem.

Deixe na geladeira em pote tampado até a hora de servir. Ela se conserva por até quase 1 semana.

Bom apetite!


4 comentários :

  1. Gosto muito desses ingredientes, a salada deve ter ficado divina!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como comentei lá no face, adoro barquete e adorei também a ideia de usá-las para colocar saladinhas assim. Por sinal, adoro fazer salada de pepino com iogurte, acho que combina demais... vou levando sua versão!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Também sou igual à Rachelzita: amo barquete!
    E essa saladinha então, também sou fã. Só achei inusitada a versão na barquete, por isso é que essa receita me conquistou, pois tem tudo o que gosto: praticidade, fácil execução e sabor refrescante! Perfeito!
    Sandroca, minha madrinha, fiquei encantada com as fotos!!! Tão lindas! Me conta qual é o feitiço que vc anda usando para fazer tudo tão lindo???

    Bijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintya querida, o truque é uma máquina fotográfica boa e=que um amigo me emprestou. Estou amando. Outra pegada rsrs
      Beijão querida

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!