10 julho 2013

Geleia de morangos com cachaça e especiarias

Geleia de morangos com cachaça e especiarias

Houve um tempo - na época dos nossos tataravós ou até antes deles - que comer fruta in natura era coisa de gente simples, mais popular. Os mais abastados a consumiam em forma de compotas e geleias, provavelmente pela influência europeia dos nossos colonizadores. 

Conservar a fruta em açúcar para tê-la o ano todo fazia sentido nos lugares onde não havia uma grande diversidade como a nossa aqui nos trópicos, onde durante todo o ano somos presenteados com frutas das mais deliciosas e variadas. No hemisfério norte, em países ou regiões onde o inverno é rigoroso, essa é uma prática que garante poder consumir, por exemplo, pêssegos, maçãs e uvas o ano todo.

De lá para cá muita coisa mudou, mas o hábito de transformar as frutas em compotas e geleias persiste, muito por ser uma maneira também gostosa de apreciá-las.

Não resisto à um doce, mas dessa vez comprei uma caixa de morangos - lindos por sinal - no hortifruti para comê-los purinhos. Como estamos na época deles, imaginei que estariam saborosos. Qual não foi minha frustração ao provar um deles. Estavam sem graça, sem gosto nenhum. Resolvi então transformar o sabor deles fazendo uma geleia, mas tinha que lançar mão de alguns truques para não resultar numa pasta de morangos sem gosto em "sabor de açúcar". 

Foi então que resolvi sair brincando de coloca aqui, prova lá e sério, daquela caixa de morangos "bobos" saiu uma geleia à princípio - quando ainda estava no preparo - de um aroma que tomou conta da cozinha e como resultado final, muito saborosa.

Digo sempre que cozinhar é isso, não ter medo de brincar com as possibilidades. Então aqui segue essa transformação. Recomendo que provem também, palavra de Bruxa!


Geleia de morangos com cachaça e especiarias

Geleia de morangos com cachaça e especiarias 
(rendimento: aproximadamente 200 gramas)

Ingredientes
300 g de morangos (1 caixa) lavados e sem os cabinhos
1/2 xícara (chá) de açúcar - usei o demerara
50 ml de Cachaça (aguardente de cana) ou outra bebida destilada 
20 ml de suco de limão - usei o siciliano
2 anises estrelados
1 pau de canela
1/2 colher (chá) de gengibre em pó


Geleia de morangos com cachaça e especiarias

Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe para fogo de médio para baixo e deixe até dar o ponto de geleia, mexendo eventualmente para não grudar. 

Guarde em potes de vidro previamente esterilizados (fervidos na água). Conserve em geladeira.

Observações:
1) quando fizer qualquer receita com frutas, prove antes de adicionar açúcar para não errar na quantidade
2) o álcool da cachaça ou de qualquer bebida evapora no cozimento, ficando somente sua essência. Pode ser servida para crianças sem problemas
3) a geleia além de ser consumida em pães, bolos e biscoitos pode ser uma ótima calda para sorvetes. Basta tirá-la do fogo um pouco antes do ponto de geleia, enquanto a calda estiver espessa e os morangos ainda não tiverem se desmanchado.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


6 comentários :

  1. Tem uma cor linda e deve ser irresistível!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma cor tão bonita!

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO geleia caseira, e a sua deve estar DIVINA :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece deliciosa!!!

    Adorei seu blog!
    Espero que possamos trocar muitas receitas ainda.

    Foi um prazer!

    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. gosto muito das suas receitas, já quase me transformei em vegetariana por causa delas, mas o que gosto mais é dos seus depoimentos sobre o ato de cozinhar, transformando um ato simples em algo muito gostoso e criativo, parabens!

    ResponderExcluir
  6. Amei!!!
    Ainda não fui apresentada ao anis estrelado. Eles são essenciais nessa receita? Onde posso encontrar?
    Obrigada desde já!!
    Abraços

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!