26 junho 2013

"Pão" palito de couve flor e queijo ~ sem glúten

"Pão" palito de couve flor e queijo (sem glúten)



Vivemos dias em que as informações alastram-se com extrema rapidez graças a Internet e sua maneira de propagar os fatos. Basta acompanhar as notícias de há poucos dias atrás no Brasil e comparar o que mudou no comportamento das pessoas de uma semana para outra. Nem parece verdade, olhando à uma certa distância. 

Bom, o fato é que quando algum assunto chama a atenção, ou causa interesse, lá vai o ineditismo ou a novidade por água abaixo. Complicado? Vou explicar.

Achei essa receita vagando pelo Pinterest. Salvei na minha lista de "a fazer" e quando fui de fato à ela, notei que o blog o qual havia me baseado apresentava vários links de outros que também a executaram, porém com algumas variações.

Fiquei indagando cá comigo como é curioso que hoje em dia várias pessoas se interessem pelas mesmas coisas no mesmo momento e rapidamente também passa essa euforia, esse afã, e o que era o máximo do bacana vira motivo até de piada, de coisa ultrapassada. "Vem fácil vai fácil".

Sobre a receita o que tenho a dizer que é bem interessante e gostosa. Seja para as pessoas que possuem intolerância ao glúten possam desfrutar de um pseudo pão (ou pizza) -dependendo do formato que for feito e da da cobertura que for utilizada - ou até para aquelas que estão fazendo dieta. Se usar cobertura de um queijo mais magro, ou tomates e cogumelos, ou qualquer outra que sua criatividade mandar, dá para comer sem culpa e de maneira mais saudável.

Apenas a última observação. Não obtive a tal crocância que um dos sites o qual consultei comentava. Quando esfria realmente esse falso pão fica mais durinho, mas não crocante como outro que fosse feito com  farinha. Mas a textura da couve flor dá mesmo a impressão de uma massinha de pão, se você não contar talvez a pessoa que comê-los não consiga distinguir do que é feito realmente.

Veja como é fácil. Invente a sua versão antes que a moda passe!


"Pão" palito de couve flor e queijo (sem glúten)


"Pão" palito de couve flor e queijo (sem glúten)

"Pão" palito de couve flor e queijo (sem glúten)
fôrma retangular 18 x 26 cm

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
2 xícaras (chá) de buquês de couve flor lavados, ralados ou processados até que virem grãos*
2 dentes de alho picados ou esmagados
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1/2 xícara (chá) de queijo tipo mozzarella + 1/2 xícara para cobertura
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (chá) de ervas secas - usei orégano e salsa desidratada
sal se necessário

* use o processador, liquidificador ou ralador para deixar a couve flor em pedaços bem pequenos como se fosse uma espécie de arroz (não coloque água de maneira nenhuma)


"Pão" palito de couve flor e queijo (sem glúten)

Preparo
Preaqueça o forno a 200 graus.
Leve a couve flor já processada ao microondas por aproximadamente 5 minutos até que ela amoleça. Programe para um tempo menor e ao final mexa para uniformizar o cozimento. Volte a programar para mais uns minutos se necessário, pois cada microondas tem suas próprias características.
Doure o alho no azeite somente até perfumar. Coloque-o na tigela que está a couve flor juntamente com o ovo, as ervas e o queijo mozzarella (se essa for já bem salgada, não precisa corrigir o sal). Misture com uma colher até formar uma pasta uniforme.

Unte a fôrma com manteiga ou margarina, forre com papel manteiga, deixando uma sobra equivalente ao tamanho do fundo da fôrma desse papel em uma das laterais para que depois possa virar a massa sobre ele. Acompanhe as fotos:

"Pão" palito de couve flor e queijo (sem glúten)


1) espalhe a massa da couve flor crua uniformemente por toda a fôrma

2) leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até a superfície ficar firme ao toque. Retire a fôrma do forno e cuidadosamente puxe as bordas do papel manteiga (*), retirando-o da fôrma. Vire a massa assada sobre a parte da sobra desse papel.

3)  Coloque de volta na fôrma, cubra com a mozzarella restante e leve ao forno novamente até derreter o queijo e dourar.

4) retire do forno e corte em pedaços para servir. Eles ficam mais macios quando estão quentes e mais rígidos quando esfriam.

Nota: a cobertura pode ser feita também com molho de tomate e queijos, cogumelos, ervas, tomates sem as sementes ou como desejar.

(*) uso um papel chamado Assa + Leve que não necessita untar. Se usar o papel manteiga comum é importante untá-lo com manteiga.

Bom apetite!

5 comentários :

  1. Adorei essa idéia, Sandra! Deve ser realmente delicioso! A combinação couve-flor/queijo é demais! Apesar da "moda", ainda não conhecia.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada por seu blog!!!! Nunca tinha encontrado tantas receitas criativas e sofisticadas em um só lugar!!! Parabéns pelo seu belo trabalho! Saiba que você fez mais uma nova vegetariana feliz com suas idéias!!! Obrigada e um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Julia, muito obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Esteja sempre à vontade aqui "mi casa es su casa" :-)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal, e como ando meio afastada da novidades da red pra mim é inauguração,
    uai, me deu vontade, vou querer...rsss
    Beijo amiga, tudo de bom!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!