07 junho 2013

Brownie de coco e limão para um aniversariante que está tão longe, mas tão perto...


Brownie de coco e limão siciliano

~Sobre a data de hoje, 7 de junho

Como conviver com a ausência de alguém que parece nunca ter partido, ou com a eterna presença de alguém que já se foi? Equalizar, ou aprender a resolver esse dilema parece ser o que faz dar sentido aos inevitáveis fatos da vida.


Durante 47 anos da minha vida comemorei no dia 7 de junho o aniversário de meu amado e saudoso pai. Há apenas 3, essa data tem outro sentido, virou homenagem. Mas se só morre quem é esquecido, então, não há motivos para lamentarmos o fato de não mais podermos ter a presença física de pessoa querida. Guardamos em nossas memórias um arquivo imenso de acontecimentos, fatos e lembranças gostosas que podemos acessar a qualquer hora, a qualquer momento.

Hoje portanto trago o bolo de aniversário que fiz pra ele, meu pai. Do jeito que ele sempre gostou, de coco e dessa vez com um azedinho para surpreender. Ele iria gostar com certeza.

Não o fiz às lágrimas, como nos anos anteriores, essas não entraram nos ingredientes dessa vez. A vida e o tempo, que tudo faz se ajeitar, se encarregou de curar as feridas, deixando somente algo que nunca vai se acabar, a saudade.

~Sobre o bolo

Esse é um falso brownie na verdade, pois não vai chocolate. Ainda assim, acredito que a denominação caia melhor que um bombocado, já que o sabor do coco fica em segundo plano, mascarado inevitavelmente pelo delicioso azedinho do limão. O coco contribui para a textura e a manteiga realmente faz esse parecer um brownie. Se não contar o segredo, muitos não saberiam distinguir.

  No mais, adorei o sabor, a consistência e a facilidade do preparo. Trouxe a receita do blog "Technicolor Kitchen" -  uma referência para quem como eu gosta de baking - fazendo umas pequenas alterações. Recomendo muito!


Brownie de coco e limão siciliano
Brownie de coco e limão siciliano
(fôrma retangular 20 x 30 cm)

receita original DAQUI

Ingredientes
200 g de manteiga sem sal derretida (no fogo ou microondas)
(350 g) 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar peneirado
4 ovos em temperatura ambiente
(225 g) 1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
(100 g) 1 xícara (chá) de coco ralado em flocos
raspas das cascas de 2 limões sicilianos grandes
(120 ml) 1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de essência de baunilha
açúcar de confeiteiro para pulverizar - o quanto necessário

* não leva fermento

Brownie de coco e limão siciliano

Preparo
Preaqueça o forno a 200 graus. Unte e forre a fôrma com papel manteiga (uso um papel chamado "Assa + Fácil") no fundo e laterais com um pouco de sobra para poder remover o bolo.

Em uma tigela média, misture a manteiga derretida com o açúcar. Mexa bem com o auxílio de um batedor de arames (fouet). Adicione os ovos, um a um, mexendo vigorosamente até a mistura ficar mais espessa e brilhante. Pulverize sem parar de mexer a farinha de trigo com o sal. Junte o coco ralado, o suco e as raspas do limão e a baunilha. Misture por mais uns instantes até combinar bem e a massa estiver homogênea.

Despeje na fôrma previamente preparada e leve para assar até a superfície ficar dourada e ao espetar um palito no meio do bolo ele saia seco.

Deixe o bolo esfriar para então removê-lo da fôrma. Pulverize o açúcar de confeiteiro com o auxílio de uma peneira fina. Corte em quadrados para servir.

Espero que tenham gostado.


14 comentários :

  1. Gracita Prado Esse deve ser uma delícia. Será que dá para subsitituir a farinha de trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gra, acho que sim, por fécula de batata. Acredito que nem dê pra notar a diferença. Bjs

      Excluir
  2. Gostei do que você falou, Sandra: "A vida e o tempo, que tudo faz se ajeitar, se encarregou de curar as feridas, deixando somente algo que nunca vai se acabar, a saudade".
    O tempo, já dizia, uma amiga minha sábia, é o melhor remédio.
    Com certeza, seu pai iria gostar desse bolo tão especial.
    BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Assim como a Lylia também gostei daquela frase, aliás gostei de tudo que você falou, não sei colocar no papel o que vai dentro do meu peito...me identifiquei muito com seu texto.
    Enfim, certamente seu pai adorou o bolo feito especialmente para ele.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Sandra,

    Tal como você, há 2 anos, nos últimos dias 7, só que de outubro, venho fazendo o bolo que mais enchia os olhos de meu querido e amado pai, a minha floresta negra. Espero que este ano, assim como você, eu deixe de colocar dentre os ingredientes lágrimas, mas apenas gratidão pela graça dada por Deus de ter tido um pai amoroso, saudoso, mas que permanentemente existirá na minha vida. Saiba, Sandra, que seu pai vai ao seu lado sempre, pois o que o amor une, nada separa, menos ainda a passagem para a vida imaterial. Testarei sua receita com muito carinho, e tenho certeza de que seu paizinho querido aprovou-a inteiramente, pois ela manifesta sua gratidão e amor por ele.Fica com Deus neste dia tão especial!

    ResponderExcluir
  5. E eu que estou com lágrimas nos olhos de ler seu post. Semana passada levei meu barrigão ao cemitério para levar flores para meu pai (queria fazer isso antes da bebê nascer), e foi uma forma simbólica dele "conhecer" minha filha, embora acredito muito que eles já se conheçam: o ciclo do luto se fechou quando engravidei e acredito que ele teve muito a ver com isso. Agora é só saudade, que dói às vezes, mas outras vezes deixa um sentimento bom dentro do peito.
    beijos, querida, e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Sandra querida,
    lindas palavras o tempo é o senhor da razão, fica a saudade
    e as boas lembranças cheias de amor e gratidão.

    Seu bolo ficou com um aspecto delicioso, combinação perfeita
    de ingredientes, como sempre vc arrasa com seu capricho e bom
    gosto.

    Tenha um ótimo fds junto a sua família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu post ,lindo fiquei muito emocionada pois meu pai também já partiu.
    Adorei esse brownie ,lindo e com coco e limão eu ia amar.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a receita, mas parece ser DELICIOSO... Huuuuuuuuummmmmmmmmm!!!
    Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que linda homenagem ao seu pai San, meu pai se foi a 10 anos já, e o tempo de fato se encarrega de amenizar nossa dor. Ficou as saudades, as boas lembranças vividas com ele, por que é inevitável, onde existe amor e ausência, certamente há saudade. Adorei seu brownie, ficou com um interior bem macio cremosinho. Lindo. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, mais uma receita super especial. Uma linda homenagem. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo e emocionante o texto para seu pai. Ah! vou testar essa receita que tem cara de ficar um espetáculo! bjo

    ResponderExcluir
  12. Só tenho 2 comentários: primeiro: divino; segundo: seu pai devia ter muito bom gosto (como o meu, que tb já se foi...). Obrigada, segui à risca e ficou DIVINO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle

      Obrigada por ter vindo aqui comentar sua experiência.
      Grande abraço!

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!