17 junho 2013

Arroz com grão de bico, alho poró e tomates

Arroz com grão de bico, alho poró e tomates

Risoto antigamente nos anos 1970/ 80 não era o cremoso, feito com arroz italiano - o arboreo, carnaroli ou vialoni - como foi lembrado outro dia desses num encontro de foodbloggers. Em geral era enformado e havia um recheio no meio de duas camadas de arroz, uma cobertura de molho finalizada com queijo ralado e forno. É assim que eu me lembro.

Sou assumidamente uma adoradora de arroz - como até crú enquanto o estou refogando. Aí outro dia fiquei  com vontade de retomar esse risoto das antigas, com toques atuais. Bem, como sou vegetariana não ia preparar aquele de frango desfiado com ervilhas "clássico", então lembrei-me de usar o grão de bico, uma das minhas paixões culinárias.

Olha, ficou uma delícia, modéstia à parte. É um acompanhamento para substituir o arroz com feijão nosso de cada dia, um prato super reconfortante para esses dias frios e mais uma opção para quem quiser utilizar sobras de arroz pronto. Veja como ficou.


Arroz com grão de bico, alho poró e tomates

Arroz com grão de bico, alho poró e tomates
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
>arroz
1 xícara (chá) de arroz crú
2 xícaras (chá) de água fervendo
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de óleo
sal
>refogado
1 xícara de (chá) de grão de bico cozido (*)
1 talo de 10 cm de alho poró cortado em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1/4 xícara (chá) de molho de tomate - ou ao seu gosto
sal
salsa picadinha para finalizar

(*) cozimento do grão de bico: lave e deixe-o de molho na água da noite para o dia. Escorra e coloque na panela de pressão com duas vezes mais água que a quantidade de grão. Salgue a gosto e leve para cozinhar por aproximadamente 30 minutos depois que a panela começar a chiar (pegou pressão). Retire toda a pressão da panela, abra a tampa e prove para saber se está macio. Caso contrário, cozinhe por mais alguns minutos. Quando  atingir o ponto ideal, escorra a água.

Arroz com grão de bico, alho poró e tomates

Preparo
>arroz
Em uma panela leve a cebola, o alho e o óleo ao fogo médio até suar (ou ficar amarelada). Acrescente o arroz e refogue por alguns instantes, mexendo para não grudar no fundo. Acrescente a água fervendo, salgue e deixe cozinhar com a panela semi tampada até secar toda a água. Reserve.

Nota: pode utilizar arroz já pronto.

>refogado
Leve o alho poró com o azeite em uma panela ao fogo para amolecer um pouco. Acrescente o molho de tomates e o grão de bico. Corrija o sal. Se necessário, acrescente um pouco de água para deixar o refogado mais úmido (conforme seu gosto). Junte o arroz já cozido e finalize com a salsinha picada.

Sirva à seguir regando cada prato com um fio de azeite extra virgem. Bom apetite!


6 comentários :

  1. Ficou fantástico esse arroz!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da combinação com grao de bico, deve ter ficado muito saboroso!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Sandra, oi.

    Tudo bem?

    Adorei essa mistura!!!
    Ficou fantástico mesmo.

    Um super abraço,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  4. Sandra, esse arroz está perfeito, que vontade! E olha que acabei de ver uma caixa de grão de bico na dispensa. Postei uma receitinha do Caldeirão, os biscoitinhos de fubá. Amei de paixão.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Com grão de bico e alho poró, um arroz que já é bom fica melhor ainda né San. Adoro arroz também, e essa versão ficou deliciosa e bem colorida. Gostei muito. Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de grão de bico mas achei este arroz uma delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!