13 maio 2013

Pães crocantes do Oriente

Pães crocantes do Oriente

Tem sido minha fonte constante de consulta e inspiração - desde que o ganhei pelo meu aniversário - o livro "Cozinhando para amigos", de Heloisa Bacellar. Sem exagero, cada vez que eu o folheio acho uma receita que parece que não a havia visto antes, uma descoberta e uma grata surpresa.

O que mais me agrada nele é como receitas práticas e com ingredientes simples originam pratos que surpreendem sempre. Até agora honestamente não reproduzi algo que não tivesse gostado bastante, e olha que tenho, como falei, usado e abusado dele.

Hoje trago esses pães crocantes que são muito fáceis e não necessitam de sova, já que a ideia é que eles fiquem crocantes e não fofos. Fiz a metade da receita original do livro (exatamente como vou passar aqui para vocês) e rendeu bastante.

A cobertura dá para usar a imaginação e variar à vontade. Usei, como sugestão do próprio livro, ingredientes que remetem ao Oriente. Mas pensando bem, se salpicar parmesão ralado, azeite com flor de sal e folhinhas de alecrim, ervas finas ou outras gostosuras, você pode obter muitas variações para fazer dessa receita um super curinga.

Acompanhamos esses pães em um lanche com patês diversos e fez o maior sucesso.

Que tal fazer para aquela festinha ou reunião para receber os amigos? De tão versátil, ele pode ser servido como aperitivo ou guarnecer uma salada, acompanhar uma sopa creme, enfim, mãos à obra que a receita merece.

Pães crocantes do Oriente


Pães crocantes do Oriente
(renderam 3 pães chatos de 30 x 20 cm aproximadamente)


Ingredientes
>para os pães
1 xícara (chá) de água morna - temperatura confortável ao toque do dedo
1 tablete de 15 g de fermento biológico fresco ou 1 pacote de 10 g de fermento biológico seco (usei o seco)
1/4 xícara (chá) de mel
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
>para pincelar e salpicar
azeite de oliva 
gergelim branco ou preto
páprica doce ou picante
sementes de papoula
cominho em pó
curry em pó


Pães crocantes do Oriente


Preparo
Em uma tigela média dissolva o fermento na água morna com o mel e 1/2 xícara chá de farinha. Cubra com um pano e deixe descansar por uns 10 minutos em local morno e sem vento até surgirem bolhas.

Quando isso ocorrer, acrescente o sal, azeite e a farinha aos poucos. Mexa e trabalhe com as mãos até obter uma massa macia e lisa e que solte facilmente das mãos.

Faça uma bola com a massa e coloque-a dentro de uma tigela levemente untada com azeite. Cubra com um pano limpo e seco e deixe-a em lugar quente e não ventilado até dobrar de volume (mais ou menos 1 hora).

Preaqueça o forno a 220 graus. Enfarinhe levemente a bancada. Divida a massa em 3 partes, achate cada uma delas com as mãos e abra com o rolo até a espessura de 1 milímetro (é isso mesmo, bem fininha, o máximo que conseguir) no formato de um retângulo. Enfarinhe um pouco as assadeiras e coloque essa massa cuidadosamente. Se ela encolher ao ser transportada, segure com cuidado as pontas e dê uma leve puxada para esticá-la novamente.

Pincele com um pouco de azeite e salpique a cobertura por toda a superfície do pão. Você pode usar uma cobertura para cada pão ou misturar algumas, inclusive formando desenhos. 

Leve para assar até notar as bordas ficarem douradas e o pão estiver firme e crocante.

Nota: o segredo da crocância do pão é a espessura fina da massa. 

É interessante deixar os pães quase que inteiros e as pessoas quebrem os próprios pedaços ao se servirem.


3 comentários :

  1. Adorei! Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Sandra!
    Esse pão é da categoria: impossível parar de comer. Já deu para perceber isso só de olhar para essas suas fotos "feias" (claro que não são feias! estão de matar!!!) E eu que ando na fase "padeira" vou anotar para o próximo encontro dos amigos, que acho que será aqui em casa novamente. Salivei só de imaginar as suas sugestões... e eu como até sem os patês! rsrs... Ai minha Nossa Sra. dos Carboidratos!!! rsrs
    Receita anotada!

    Bjs mil e ótima semana pra vc! <3

    ResponderExcluir
  3. Pra variar, dá fome só de olhar suas fotos lindas!
    Esta é das que vão pra minha listinha de "preciso testar"!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!