22 maio 2013

Fudge de chocolate e quando quebra a vassoura da Bruxa


Fudge de chocolate


Pensei muito antes de postar essa receita e decidi-me que mais importante que ela propriamente dita seria essa postagem à respeito dela.

Seguinte, meus queridos leitores, nem todos os feitiços saídos do Caldeirão, no Reino da Bruxolândia dão certo. Nunca quis postar aqui os bastidores, o outro lado do espelho ou o falha nossa desse blog, mas com essa receita foi um tanto diferente.

Sempre digo que o Caldeirão é um registro das minhas aventuras e desventuras na Cozinha. Em geral, com uma pitada da experiência adquirida por anos a fio de "barriga no fogão" e outra de intuição consigo salvar receitas que vão, por assim dizer, estar no caminho de dar errado.

Essa aqui era tão fácil, mas tão fácil que parecia não ter erro. Os ingredientes e proporções vieram de um livro confiável - que me permitirei a consideração de guardar o segredo do nome -  execução tranquila, tudo parecia correr a contento para mais uma receita de sucesso. Até fiz à noite para deixar descansar na geladeira por um período mais longo e cortar em quadradinhos no dia seguinte esse fudge de chocolate.

Bom, aí começou a ziquizira: estava grudento demais, parecia que não tinha dado o ponto certo. Coloquei por uns instantes no freezer, quem sabe seria o caso? Nova tentativa de cortar, em meio à sentimentos conflituosos e antagônicos, o deleite de lamber os dedos pela lambança daquele chocolate derretido, por outro o desespero e raiva, paradoxalmente pelos mesmos motivos. É, meus amigos, a Bruxa surtou!

Bem, nesse momento o que me ocorreu foi checar a receita no livro. Para minha surpresa, tinha feito tudo direitinho e depois notei que a mesma não tinha foto ilustrativa.

Momento sangue nos olhos, embrulhei em papel de bombom os pedacinhos grudentos porém deliciosos desse doce e os coloquei no freezer. Curiosamente alguns poucos ficaram íntegros, os que usei nas fotos. O que havia dado errado então?

Lá fui eu procurar na internet receitas de fudge, coisa que faço costumeiramente antes de me aventurar por uma receita nunca antes executada. Eis que me deparo com uma no site de quem? Dela, Nigella, um dos meus oráculos! Adivinha? A receita do livro estava errada incorreta! Tinha o dobro do leite condensado para a proporção de chocolate sugerida daquela e de outras tantas que consultei.

Resumindo: de gosto ficou ótimo, de consistência ficou ruim e resolvi compartilhar pois acho que é importante mostrar que a Bruxa também quebra a vassoura, roda a baiana e perde o rebolado de vez em quando.

Ah, só para esclarecer, a receita abaixo é a FORMA CORRETA, ok? De uma certa maneira tentei salvar esses fudges, ainda que só virtualmente.



Fudge de chocolate

Fudge de chocolate


Ingredientes
1 lata de leite condensado (395 g)
400 g de chocolate meio amargo em barra picado
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal
manteiga para untar

Preparo
Unte uma fôrma nas laterais e fundo com manteiga. Revista-a com papel manteiga e unte também o papel. Reserve.

Coloque os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio até o chocolate derreter, mexendo de vez em quando com uma colher de pau até obter um creme liso e sem pedaços. Aguarde amornar e despeje na fôrma preparada. Leve à geladeira para endurecer (fiz da noite para o dia). A consistência deve ficar firme ao toque, porém macia para cortar sem contudo desmanchar.

Retire da fôrma e corte em quadradinhos. Guarde em pote tampado na geladeira.

Dica: você pode incrementar seu fudge acrescentando nozes, pistaches, castanhas do pará, amêndoas ou outro tipo de nuts picadas, damascos, passas ou outras gostosuras ao seu gosto.

9 comentários :

  1. ainda assim ficaram lindos. a primeira (e ainda única!) receita de fudge que eu fiz vai água entre os ingredientes, e eu achei que não fosse dar certo! não sei bem qual a função dela, mas eu pensei que fosse o ingrediente chave da receita. depois, vendo outras, percebi que não... mas adorei o toquinho de sal por cima, deu um charme total, quero fazer isso da próxima tbm!
    bjs, sandroca! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carloca querida, ficou super gostoso, mas a consistência zicou a receita, pena!
      Enfim, fiquei com o freezer cheio de embrulhinhos de fudge, mas assim geladinhos também ficaram ótimos. Depois vou ver a tua receita. Beijão flor!

      Excluir
  2. Oi Sandra!

    Ficaram lindos os teus fudges! Que pena que vc foi escolher justo a receita que estava errada!
    Sei bem o que vc sentiu, pois na Páscoa, quando resolvi me aventurar pelo mundo dos fudges, aconteceu a mesma coisa com o de limão que eu fiz. Como a história é longa, não vou me estender por aqui. Te mando uma msg, para quem sabe, tentar te ajudar.
    Mas, fique tranquila (mesmo com sangue nos olhos, viu? rs), a minha vassoura sempre quebra...rs
    Adorei a apresentação! Obrigada por dividir esse momento "falha nossa", é importante para nós, iniciantes na cozinha, que até as experts também tem seus dias de gato preto...
    Garanto que isso vai ser um incentivo para vc testar mais uma delícia!
    Keep calm and test more! ;-)

    Bjo gde!

    ResponderExcluir
  3. Até nos "erros" você tem o dom de ensinar! Me amarro em tuas receitas, e olha que eu era desse tipo de pessoa que, na cozinha, me gabava que dificilmente encontraria outra pessoa que fizesse as coisas mais gostosas que as minhas! Quase tudo o que eu fazia era no improviso. Até que, um dia, emprestando sua expressão, "a vassoura quebrou" e tudo começou a dar errado...Fiquei com medo de me aventurar na cozinha de novo, pois os feitiços estavam com o "rótulo vencido" rsrsr. Foi uma má fase que durou até eu encontrar seu blog, cujas dicas me salvaram e me modificaram! Creia, hoje, com suas receitas, vejo o quanto tenho que aprender, e isso é excelente, pois dá vontade de testar sempre mais e mais. Obrigada e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley querida
      Hoje pela manhã li um pensamento que dizia mais ou menos que por trás de todo acontecimento ruim existe sempre uma boa lição, ou bom motivo. Coincidência ou não, fez todo sentido quando li seu comentário tão doce.
      Precisei "quebrar minha vassoura" e compartilhar esse fato para receber um carinho tão grande. Obrigada pela generosidade de ter feito esse fato bobo ter valido à pena e pelas palavras tão gostosas e carinhosas.
      O Caldeirão tem me trazido pessoas bacanas como você. Muito obrigada!
      Beijão :-)

      Excluir
  4. Sandra, a "vassoura quebra" na cozinha de todo mundo! Chato dessas receitas ruins é que te fazem perder ingredientes. Ainda bem que você não se deu por vencida, embrulhou ou fudges e mandou ver! Fazemos do limão uma limonada, ou uma bela caipirinha :) Nunca fiz fudge, mas estava pensando na ideia, seu "aperto" já me deu um ensinamento...beijos!

    ResponderExcluir
  5. Minha ídola na cozinha... Ando numa vida tão corrida, trabalhando e viajando a semana toda, com um bebê de 7 meses, 5 cachorros e um papagaio, e na maioria das vezes fico só observando suas artes... Quando sobra tempo, de fim de semana, testo alguma receita fácil... Mas ainda assim amo passar por aqui e ver suas artes e seus textos tão deliciosos quanto suas receitas. Vc me inspira! Obrigada!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Sandra, não sei se foi o caso, mas das vezes que me deparei com uma receita problemática a maioria veio de livros traduzidos - e mal revisados. Coisa de ingrediente "sumir" nas indicações do modo de fazer e eu quebrar a cabeça pra adivinhar onde que ele entra. Com um pouco de experiência a gente consegue driblar isso, mas e quem está começando agora e ainda não pegou o traquejo? É de surtar, mesmo.

    Nunca fiz, ou comi, fudge. Tenho a impressão que é um quadradinho de brigadeiro :P
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ás vezes também me acontece ,por vezes dá para salvar outras não.
    Mas acho que acontece com todas nôs.
    Pelo aspecto até parecem ter ficado uma delicia.
    Sabes o que costumo dizer- desde que dê para comer já valeu a pena.
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!