24 maio 2013

Churros assados



Churros assados

Do capítulo "Ecos do Passado".

Tenho um lance com churros. É uma estória de paixão proibida, perdida no passado. Vou contar.

Pratiquei natação, entre o final da minha infância e adolescência no Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos, na época, meados dos anos 1970, reconhecidamente um dos melhores do Brasil, fruto do excelente trabalho de um técnico chamado Ícaro e alguns expoentes. Eu mesma era péssima nadadora, mas fazia parte da Equipe, sei lá porque. 

Então, para bons resultados, além do treino propriamente dito, tínhamos que seguir uma certa dieta e nos abster de alguns alimentos para melhorar nossas performances: refrigerantes, massas em exagero, doces idem e frituras. 

A questão era que ficava uma barraquinha vendendo churros, essa delícia que combina massa, fritura e doce - "três pilares dos venenos" que deveríamos evitar - bem na porta do clube. Agora imagina, depois de nadarmos em média de 3.000 a 3.500 metros mais o treino a seco fora da piscina, sair com uma fome de leão e, adorando churros do jeito que adoro, não poder sequer comer unzinho deles. Era muita tortura.

As poucas vezes que burlamos as regras sofríamos consequências no dia seguinte com um treino mais pesado do que o habitual. Descobrimos tardiamente que nosso técnico deixava um olheiro no alto da arquibancada da piscina do clube, lugar que dava para ver a tal barraquinha sem ser visto e nos pegava no flagra. Vida dura essa de atleta!

Não sei se bem por isso, ou talvez essa coisa do proibido tenha ainda mais atiçado o que eu já gostava, churros para mim é um doce que, se eu encontrar no meu caminho compro e como com prazer.

Naquela época a versão era só passada em açúcar e canela.  Hoje temos os recheados de doce de leite (meus favoritos) e se você for à Santos, recomendo passar em uma barraquinha de uma senhora que fica na Av. Ana Costa, na esquina com a rua ao lado do Shopping Parque Balneário (não é a barraca que fica em frente, é a da esquina). O preço é o mais barato e o churros dela é o melhor que já comi. E se quiser tomar um sorvete artesanal delicioso, vá à Praça Independência, a poucos metros dali e saboreie o de damasco ou crocante da Sorveteria Itanhaém. Pronto, já dei duas dicas ótimas para os turistas.

Bem, voltando, achei essa receita de churros assado e me deliciei com ela. O fato de ter abolido a fritura já minimiza um pouco a culpa. Ficam mais sequinhos e bem saborosos. Vou fazê-los com mais frequência.

E resumindo só tenho a agradecer o fato de ter seguido ao longo da vida uma dieta saudável. Corpo tem memória e saúde é um investimento que colhemos os frutos a longo prazo. Não é só Palavra de Bruxa não.

Churros assados
Churros assados
(quantidade depende do formato e comprimento)

receita DAQUI

Ingredientes
>churros
2 colheres (sopa) compactadas de açúcar mascavo claro (*)
1 colher (café) de sal
1 xícara (chá) de água
60 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos ligeiramente batidos
>para polvilhar
1/4 xícara (chá) de açúcar branco
1 colher (chá) de canela em pó - ou a gosto
>para acompanhar
doce de leite - opcional

(*) caso não consuma os churros com algum doce extra, aconselho a colocar mais uma colher de açúcar mascavo ou substituir por duas de açúcar branco refinado.

Churros assados

Preparo
Preaqueça o forno a 220 graus. Unte e forre duas assadeiras médias com papel manteiga.

Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso o açúcar mascavo, o sal, a água, a manteiga e a baunilha. Espere a manteiga derreter e a mistura começar a ferver. Apague o foGo e adicione a farinha, mexendo vigorosamente com uma colher de pau. Acrescente os ovos batidos e misture tudo até a consistência ficar parecida a de um purê de batatas (usei um fouet /batedor de arames nessa etapa).


Churros assados

Transfira a massa para um saco de confeitar com bico frisado (usei no.5). Desenhe os churros sobre o papel manteiga, deixando um espaço de uns 2 centímetros entre eles. 

Leve para assar na temperatura de 220 graus entre 10 a 15 minutos. Aumente a temperatura para 240 graus e deixe assando até que fiquem com a superfície crocante, mais durinha e dourados. Nota: use a opção gratinar se o seu forno tiver esse recurso. O meu não tem.

Retire do forno e passe pela mistura de canela e açúcar. Como os churros não são fritos e não são gordurosos, a superfície não dá muita aderência para o açúcar, portanto, se eles esfriarem ficará mais difícil.

Churros assados

Sirva acompanhado de doce de leite, ou se preferir, de alguma cobertura a seu gosto.

Bom apetite!

22 comentários :

  1. Ai, Sandra! Adoro esses post cheios de lembranças... Ainda mais quando conheço o que vc está falando. De fato, acho que todo santista adora churros, coisa que para a menina vinda do interior aqui, chamou atenção. Na saída ou no intervalo da escola o povo ficava desesperado pelo churros (os mistinhos também, morri de amor por eles @.@). Nunca vi tanta cobertura e recheio para churros como na sua terrinha... E na época de cidade-junina (lembra?) lá estavam os churros! rsrs
    Ainda bem que vc encontrou essa alternativa um pouco menos engordativa, não?

    Lindo post!!! Fiquei com saudades... da bruxa-amiga e daquela cidade que sempre vou amar!

    Uma linda sexta pra vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia devem ficar! Esta versão no forno é muito tentadora, vou ter que experimentar!

    ResponderExcluir
  3. Mas que apetitosos ficaram, até fiquei com fome!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, simplesmente perfeito! Pelo que vejo, acho que todas nós temos um caso de amor bandido com churros! Agora, pelo menos ficou mais minimizado o problema de tanta gordura. Muito obrigada por este achado(ou assado), Sandra! Beijos mil.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Nossa... a única coisa que posso comentar é: babei! kkkkkkkk
    Nota 1000! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Adoooooooro e sempre faço aqui em casa, porque formiguinhas e que não faltam.
    Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amo churros e sem ser frito?! Uhu, vou fazer. BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Aqui vendem-se muito em barraquinhas nas festas.
    Esses ficaram tão lindos,deu agua na boca só de ver as fotos.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ai ai San, churros pra mim é um longo caso de amor, adoro essa pequenas bombas calóricas, qdo vou ao Shopping, não resisto e sempre acabo comendo um e de doce de leite, tem que ser de doce de leite. Mas que técnico safado hein? Tinha até olheiro atrás das inocentes nadadoras kkkk. Agora o que gostei mesmo foi o fato dos seus serem assados,adorei a receita quem sabe me arrisco e cometo esse pecado aqui em casa. Lindos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ameiiiiii pois amo churros e sempre vem a culpa da fritura.Agora não me sentirei tão culpada rssrrsrr.Lindas lembranças, bjus.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um grande caso de amor com churros !!Como você assim que vejo uma barraquinha tenho que comprar, mas nas últimas vezes que comi na rua eles estavam estranhos, acho que a gordura usada pra fritar já estava passada, isso me deu coragem de fazer meu próprio churros. Com uma receita assada pretendo fazer mais vezes. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Já fiz e amei, ou melhor amamos, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. Compartilhei no facebook. Coisas gostosas devemos dividir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eugenia, obrigada por ter compartilhado e por ter gostado.
      Super beijo!

      Excluir
  14. OI! Estou vindo da casa da amiga Fabiola! Vi os churros dela! Que perdição!
    Adoreiiiiiiiiiiii seu blog, o nome é bem original, as receitas bem práticas e saborosas, as fotos lindas!
    Parabéns mesmo
    Beijos e abraços!!!
    Andreza

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu já provei do churros a que vc se referiu da Av Ana Costa!
    Muuuuuuuuito bom mesmo! EU gostei!!!

    ResponderExcluir
  16. Ai coitados d e vc e seus amigos, imagino passar todo dia sentindo o cheiro sem poder comer.... aff Amei essa receita, Sandra! Adoro churros, mas como estou evitando frituras é perfeito, vou fazer num dia desses de friozinho!!!! :-) Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  17. Tão bom , ou melhor , quanto a sorveteria no Gonzaga , é a Royal no Canal 1 ...totalmente artesanal . Só é complicado enfrentar a fila monstruosa no verão , mas vale a espera ! Outra dica , para quem ama churros é testar a " churronete" ...uma portinha que abriram no José Menino , em frente aos edifícios pé na areia ...bom e baratinho ...assim como ao lado do Shopping! Saudações santistas ! :)

    ResponderExcluir
  18. Ahhh...obrigada por compartilhar a sua receita ! Vou testar com certeza!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite
    Os churros podem ser fritos? Adorei a receita . tathy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah, tudo bem?

      Não testei essa receita com eles fritos, mas acredito que também possa fazer assim, tá? Cozinha é teste, faça uma pequena porção para ver se dá certo.
      Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!