10 abril 2013

Repolho à Provençal

Repolho à Provençal













Hoje receita é especial para aqueles que gostam de fazer um prato bonito, vistoso, gostoso, barato e saudável sem ter o menor trabalho. 

Poderia arriscar que 99,9% dos que passam por aqui no Caldeirão se enquadram nessa categoria, não estou certa? Quem não gosta de fazer uma comida "mágica"?

Então, não vamos perder tempo, pois esse preparo ficou tão gostoso e prático que não tem muito o que explicar. É fazer, provar e constatar. Palavra de Bruxa!




Repolho à Provençal

Repolho à Provençal
(acompanhamento para 4 pessoas)


Ingredientes
1 repolho roxo médio (pode ser o branco, mas o roxo fica mais bonito)
suco de 1 limão galego (ou siciliano)
ramos de alecrim fresco
folhas de louro fresco
1 punhado de salsa fresca picadinha
6 dentes de alho com a casca
sal
pimenta do reino (se gostar)
azeite extra virgem (bastante)



Repolho à Provençal



Preparo
Remova as folhas externas do repolho, lave-o ainda inteiro e corte-o em 4 partes no sentido do comprimento, como se fosse em cruz. Sem despetalar as folhas, corte em alguns pedaços menores, mas não tão pequenos. Retire e descarte o talo central que é muito duro.

Coloque-os em um refratário preenchendo todos os espaços e formando um desenho bonito. Regue com o suco do limão, sal e pimenta. Disponha os alhos, os ramos de alecrim e as folhas de louro. Agora regue com o azeite generosamente.

Leve para assar em forno preaquecido a 220 graus até notar ao espetar um garfo que está macio (o ponto vai do seu gosto, eu prefiro mais tenro). Retire do forno, substitua as folhas do alecrim por outras frescas, salpique a salsinha e regue com um pouco mais de azeite para servir.

Nota: o alho fica cremoso quando assado dentro da casca.

Bom apetite!

4 comentários :

  1. Pois é menina, quem não gosto de um prato assim gostoso, barato e saudável . adoro! Esse repolho está muito convidativo.

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Bem colorido e apetitoso esta tau sugestão.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. A cor é de encher os olhos! Adoro repolho e essa versão me apeteceu! Mais uma que vou testar!

    Bjs mil... saudades monstro! S2

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!