24 abril 2013

Gratinado rápido de batatas e cebolas do Jamie Oliver


Gratinado rápido de batatas e cebolas

Difícil não gostar desse chef pop star. Ele é carismático, comunicativo, escreve livros ótimos, faz programas de TV que são um sucesso e, se não bastasse, promove revoluções e movimentos defendendo uma alimentação saudável, aliás, filosofia de vida a qual ele tem em mim uma defensora fervorosa.

Tem tanta criatividade e genialidade na cozinha do Jamie Oliver que fica difícil imaginar que ele consiga dar passos além. Pois começou um programa no canal GNT aqui no Brasil chamado "Refeições em 15 minutos", na mesma linha do seu livro homônimo.

Pois bem, a proposta não é só o tempo do preparo da refeição, mas também a qualidade e apresentação dela. E assim, utilizando alguns ingredientes pré prontos, caprichando no tempero ou mudando a técnica do cozimento ou tempo do forno, ele vai fazendo pratos apetitosos em pouquíssimo tempo. Já virei fã do programa.

Essa receita de hoje veio de lá. Bem simples, apenas mudei algumas coisas no preparo porque não tenho processador para fatiar e sujei uma panelinha a mais dentro da proposta. Você me perdoa Jamie?

Bom, então não vamos perder mais tempo, já que essa é a proposta e o prato é gostoso.




Gratinado rápido de batatas e cebolas


Gratinado rápido de batatas e cebolas 
(fôrma retangular 26 x 16 cm ou equivalente / acompanhamento para 4 pessoas)


Ingredientes
3 batatas grandes
1 cebola branca grande
200 g de creme de leite (de caixinha)
1/2 xícara (chá) de queijo ralado na hora - usei o Minas padrão
azeite extra virgem
noz moscada ralada na hora
sal



Gratinado rápido de batatas e cebolas


Preparo

Preaqueça o forno a 240 graus.

Descasque as batatas e faça fatias bem finas com elas usando um fatiador de legumes (mandolina). Leve para cozinhar em água com sal até amolecerem um pouco, mas sem deixar desmanchar. Escorra e reserve.

Enquanto as batatas cozinham, descasque a cebola e também fatie na mandolina. Em uma panela aqueça um pouco do azeite, adicione as cebolas e deixe-as refogando para dar uma caramelizada, mexendo de vez em quando para não grudar. misture cuidadosamente as cebolas com as batatas cozidas.

Em uma tigelinha, coloque o creme de leite e tempere com sal e a noz moscada.

Unte com um pouco de azeite o fundo de um refratário. Disponha as batatas com as cebolas e despeje o creme de leite por cima. Salpique o queijo ralado e leve ao forno para gratinar até ficar com uma casquinha crocante e dourada.

Sirva a seguir. Bom apetite! 




8 comentários :

  1. Eu não posso comer batatas, mas tenho um frango congelado e desfiado que vou substituir e ser feliz na hora do almoço! Amo o Jamie Oliver. Ótima dica, toda manhã fico pelos blogs buscando receitinhas pra adaptar pra minha dieta rsrsrs, coisa de doido!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra querida, me permite uma sugestão para substituir as batatas? Você conhece o palmito pupunha? Se você fatiar bem fininho e cozinhar também pode acompanhar com o frango desfiado.
      Qualquer dia vou fazer uma lazanha sem massa e com esse palmito. É maravilhosa!
      Beijão, força na peruca e firmeza na dieta :-)

      Excluir
  2. Também gosto deste chef Jamie Oliver e aprecio os seus livros e receitas.
    Ficaram mesmo com bom aspecto estas batatas gratinadas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra!

    O Jamie é genial! E as receitas também! Outro dia estava à procura de receitas com batatas (já havia testado aquela outra sua, que é divina!) e acho que já achei! Mais uma delícia que saiu do seu caldeirão!
    Thanks a bunch!

    Big bjo!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, também adoro esse programa do Jamie de 15 minutos, como não amar as receitas lindas e rápidas que ele faz? Esse gratinado de batatas é sucesso garantido na mesa, e tão fácil. Sou a chatonilda da cebola, mas, para quem gosta, essa combinação batata+cebola é campeã! Beijos!
    PS. Só para acrescentar que fiquei babando com o pudim de café.

    ResponderExcluir
  5. Irei fazer pro jantar amanhã, parece delicioso hummm

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!