26 abril 2013

Bolo napolitano marmorizado

Bolo napolitano marmorizado


Sábio e feliz daquele que sabe que nada sabe, ou sabe que sempre tem coisa a se aprender ou que  tem consciência que o fator surpresa está presente à toda hora nas pequenas ou grandes coisas, trazendo novas lições e experiência à sua bagagem de vida.

Vi essa receita de bolo no livro "Confeitaria Chic", da Editora Senac/ Cooklovers e me encantei. Pela lista dos ingredientes e por não levar líquido na massa achei - pela minha experiência em fazer tantos bolos - que esse seria um daqueles bolos mais densos, o que minha mãe costuma chamar "bolinho mata-fome".

Bom, depois de retirado do forno e ainda morno, cortei umas fatias para fazer as fotos da postagem e qual não foi minha surpresa em notar que a textura do bolo estava super fofa. Comi essas fatias ainda fotografando, não consegui esperar de tão gostoso que estava.

Muito bom saber que nossa pseudo ou limitada "experiência" às vezes no surpreende, e  melhor ainda como essa, positivamente. 

Na verdade esse é um típico bolo amanteigado, muito simples, o tal "bolo de bolo" que com um toque se transforma e fica com uma apresentação super bonita, no capricho para aquele chá da tarde ou lanche, para impressionar suas visitas, sua família ou você mesmo, como no meu caso.




Bolo napolitano marmorizado


Bolo napolitano marmorizado


Bolo napolitano marmorizado
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
~massa básica
200 g de manteiga sem sal amolecida
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
1 pitada de sal
1 colher (café) de essência de baunilha
4 ovos médios em temperatura ambiente
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos
~para a massa de chocolate
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
3 colheres (sopa) de leite
~para a massa rosa
corante comestível cor rosa - umas 5 gotas


Bolo napolitano marmorizado


Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus.

Usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar, o sal e a baunilha até obter um creme mais claro e fofo. Ainda batendo, acrescente os ovos um a um. Adicione a farinha aos poucos, pulverizando a cada adição. Acrescente o fermento e bata mais um pouco apenas para combinar.

Divida a massa em três partes iguais. Em uma delas adicione o corante rosa (coloque as gotas aos poucos até chegar na cor desejada, lembrando que a cor fica mais forte quando o bolo assar). Misture à mão até homogeneizar. Em outra parte acrescente o chocolate em pó e o leite, podendo misturar à mão ou na batedeira.

Para fazer a montagem e o efeito marmorizado, coloque a massa rosa no fundo da fôrma untada e enfarinhada. Com cuidado, faça a segunda camada com a massa de chocolate. Por último coloque a massa básica. 
Nota: essa massa é bem densa, utilize uma colher para ir colocando-a aos poucos na fôrma.

Com cuidado, mergulhe uma espátula ou garfo pelas 3 camadas e faça um círculo por toda a volta da fôrma, terminando no mesmo ponto que iniciou.

Leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo ele saia seco. Aguarde esfriar para desenformar.



7 comentários :

  1. Ai Que delícia!!! dá um efeito lindo né?? Mto bom!!! bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda esse bolo, Sandra! Aposto que deliicoso também... já vai pra fila rsrs
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra ficou lindo e deve estar delicioso.Arrasou.Beijos querida, tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o efeito marmorizado! Ficou lindo! BJs

    ResponderExcluir
  5. Sandra, adoro suas receitas! Ontem fiz as batatas gratinadas. Deliciosas e rápidas mesmo. E hoje vou fazer a torta de liquidificador. Tenho uma dúvida... Qdo vc fala do fermento químico pra bolos pode ser o pó royal básico mesmo? Obrigada! Beijo grande e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine querida, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário, você sempre carinhosa!
      Sim, o fermento químico é o para bolos (tem o Royal, Fleischmann, Dr. Oetcker...). O biológico é o usado para pães, temos o fresco e o seco.
      Faça sim que você vai gostar!

      Beijão

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!