19 abril 2013

Biscoitos craquelados de chocolate e café


Biscoitos craquelados de chocolate e café

Já havia visto algumas vezes a imagem desses biscoitos pela internet e curiosamente nunca registrado as receitas. Achava que esse acabamento craquelado os deixava bonitos e só.

Como tenho encontrado ótimas receitas pelos blogs "gringos" via Pinterest, dessa vez me rendi a não só a aparência diferente, mas constatei que são principalmente biscoitos muito saborosos.

O truque para dar esse efeito é extremamente simples de fazer e simples também é a execução dessa receita. O único senão, se assim posso dizer, é que são tão gostosos que meu "eleitorado" em casa aprovou de tal maneira que acabaram muito rápido. Bem, é uma prova de que gostaram.

Vamos à receita?

Biscoitos craquelados de chocolate e café


Biscoitos craquelados de chocolate e café

Biscoitos craquelados de chocolate e café
(renderam 24 unidades)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
100 g de chocolate meio amargo em barra grosseiramente picado
30 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de café solúvel granulado
1/2 xícara (chá) de leite condensado
1 ovo
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó - para bolos
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro o quanto necessário para passar os biscoitos



Biscoitos craquelados de chocolate e café

Preparo
Coloque o chocolate picado, a manteiga e o café em um refratário e leve para derreter no microondas (para mim 30 segundos na potência máxima foram suficientes). Misture o leite condensado e reserve.

Bata o ovo com a colher do açúcar refinado usando um batedor de arames (pode ser fouet ou garfo mesmo). Acrescente ao creme de chocolate, misturando bem. Adicione a farinha, a pitada de sal e o fermento. Mexa até a massa ficar homogênea. Nesse ponto ela estará grudenta e mole, é assim mesmo. Leve à geladeira por 1 hora no mínimo ou até que ela fique firme no ponto de manusear.

Preaqueça o forno a 200 graus. Passe uma camada de manteiga ou margarina no fundo das assadeiras e forre com papel manteiga (ou unte e enfarinhe).

Retire a massa da geladeira e faça bolinhas com ela de aproximadamente 3 cm de diâmetro. Em seguida passe cada uma pelo açúcar de confeiteiro. Vá dispondo essas bolinhas na assadeira deixando um bom espaço entre elas, pois se esparramam um pouco ao serem assadas.

Leve para assar até sentir que a superfície dos biscoitos está firme ao toque do dedo, porém ainda macia. Lembre-se sempre que a tendência dos biscoitos é endurecer alguns minutos assim que saem do forno. Por isso cuidado para não passar do ponto.


Biscoitos craquelados de chocolate e café


Deixe os biscoitos esfriarem totalmente antes de guardá-los em pote fechado.

Espero que tenham gostado!



11 comentários :

  1. Ficaram lindos!!
    eu tb estou sempre no pinterest procurando novidades dos gringo mesmo que muitas vezes alguns ingredientes precisamos improvisar!
    beijokas
    linda sexta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Piell
      Verdade, mas aí o que é gostoso é usar a criatividade e adaptar para nossos produtos brazucas.
      Bom fim de semana pra vc e beijão!

      Excluir
  2. Que biscoitos lindos! Adorei esta receita.
    Ainda não conhecia o blog, mas prometo passar mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, ficaram lindos e devem ser bem saboroso.Quem imagina que são tão fáceis de fazer.Receita anotada.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra!

    Vim correndo ver a receita! E me pareceu fácil, sim! (isso é um "mau" sinal... pois vou ter que fazer e comer... ó vida, ó céus, ó azar...rsrsrs)
    Adoro essa aparência craquelada e nunca tinha visto uma receita com chocolate e café. A que eu tenho é com apenas chocolate. Mas a sua deve ser mais interessantes, pois o café intensifica o sabor, né?
    Ai, adorei, adorei, amiga!!!
    Ficaram tão lindos que eu teria dó de comer... (até parece rs)

    Arrasou!
    Beijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya querida
      Na receita original ele pedia metade do chocolate comum e metade "flavored" com café. Como achei que no final o sabor ia ficar parecido, coloquei o chocolate 1/2 amargo e a colherinha de café. Vou te falar que esse detalhe de café com o chocolate tem feito a diferença em algumas receitas que tenho testado. Outra coisa é que ele não colocava fermento, mas como faço cookies há anos e uso um pouquinho de fermento na massa, coloquei e conferiu uma maciez nos biscoitos.
      Depois me conta se gostou. Espero que sim!
      Beijão

      Excluir
  5. Mas que maravilha de aspecto, fantástico!

    ResponderExcluir
  6. Ai ai Sandrinha isto não é um biscoito é uma verdadeira tentação.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Conheci o seu blog através de uma foto pelo facebook que a Maria do Mais Gordura Menos Carboidrato postou do amigo secreto de vocês. Gostei muito do seu blog e acabei de fazer este biscoito que ficou maravilhoso. Como sou da turma da Maria, eu não como açúcar ou glúten e improvisei esta receita e acertei em cheio, mas as medidas e as dicas foram essenciais para o sucesso dos meus biscoitinhos craquelados na versão low carb.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Poli como vc não come açucar nem gluten como fez? Sou maria do carmo de maceio
    82 999250883 sap obrigada

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!