22 abril 2013

Drink "La Dolce Vita" e os novos sabores Edição Limitada da Nespresso

Evento Nespresso

Fui convidada, juntamente com um pequeno grupo de blogueiros para degustar os novos sabores em edição limitada da Nespresso, o Trieste e o Napoli

São blends que homenageiam duas cidades italianas, Trieste e Nápoles, que contribuíram com capítulos importantes na história mundial do café.

O Trieste é um blend de grãos Arábica, mais suave, com notas de chocolate e avelãs frescas. Harmoniza bem com o biscoito cantuccini, que lhe confere um sabor adocicado. Já o Napoli é mais forte, um blend de grãos Arábica com um toque de Robusta e seu aroma tem notas de folhas de chá preto, uma influência indiana. Harmoniza com queijo grana padano, que suaviza em muito o primeiro impacto de sua degustação.

O ritual para a degustação e harmonização tem algumas etapas bem interessantes: primeiro coloca-se a palma da pão sobre a xícara por alguns segundos, para que se possa sentir os seus aromas, como se fosse um perfume na sua pele. Em seguida corta-se a crema, ou seja, com uma colherzinha é retirada a espuma sobre o líquido do café. Novamente aspira-se o aroma do café, dessa vez aproximando-se o nariz da xícara. Bebe-se então um primeiro gole. Agora prova-se do que harmoniza com aquele tipo de café. Pode ser um doce, um biscoito, um queijo. Novamente toma-se outro gole do café e a mágica acontece. O café muda totalmente de sabor. Parece que os sabores se pronunciam e se destacam. Vale a pena fazer essas etapas e comprovar essas mudanças.

Vimos também a demonstração dos lançamentos das máquinas de café expresso Maestria e Gran Maestria. Muito bonitinhas e versáteis. Esse visual retrô faz com que pareçam que saíram de um filme de animação dos estúdios Pixxar.

Por fim degustamos esse drink sem álcool, o "La Dolce Vita" que gentilmente a equipe Nespresso compartilhou a receita. Achei muito interessante e saboroso pelo fescor, apresentação e diversidade de sabores. É doce, amarguinho, um pouco cítrico e tem um gostinho final de café. Toma-se em um primeiro momento levantando o canudo enquanto se sorve para sentir as camadas distintas. Depois pode ser misturado. Vamos à ele?


Evento Nespresso
La Dolce Vita
(para cada copo long drink)

Ingredientes
1 cápusula de Nespresso Limited Edition Trieste ou Ristretto
30 ml de syrup de baunilha
8 pedras de gelo grandes e inteiras
70 ml de suco de grapefruit
20 ml de água tônica
5 gotas de limão siciliano


Evento Nespresso

Preparo
Extraia o expresso em uma coqueteleira com algumas pedras de gelo. Reserve.

Coloque os ingredientes no copo seguindo essa ordem: o syrup de baunilha, as pedras de gelo, o suco de grapefruit, a água tônica e o café previamente extraído na coqueteleira. Finalize com as gotas de limão. Sirva com canudo.

Amanhã postarei uma receita minha usando um dos novos blends Limited Edition da Nespresso. Não perca!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!