26 março 2013

Bolo Mágico

Bolo Mágico

Do tema imagens fascinantes.

Pinterest, para os que ainda não conhecem, é uma rede social de compartilhamento de imagens. Já a citei várias vezes por aqui pois é a minha favorita. Não navego diariamente por ela, e quando o faço me permito apenas 10 a 15 minutos, do contrário, vou cada vez mais achando coisas interessantes e não paro mais.

É uma fonte de referência incrível para o meu trabalho de Arquiteta. Coleciono imagens inspiradoras nessa área e também - talvez até principalmente - na área de gastronomia. Ou seleciono imagens bonitas, cujo foco seria base para composições de fotos ou busco a receita de uma imagem que me chamou a atenção quando existe o link do site de origem onde ela foi "pinada". Algumas vezes me decepciono com a receita, a imagem parecia mais interessante e outras vezes, como nesse caso, a receita realmente vale mais do que a foto que a ilustra.

Não via a hora de testá-la. Fiquei com esse bolo martelando obsessivamente na minha cabeça, mas a correria desses últimos dias não me permitia dedicar ainda que poucos minutos para fazê-la, pois ela não é demorada nem difícil, além de utilizar ingredientes que usualmente temos em casa. Aí um certo dia dispensei um tempinho e fiz o tal bolo "mágico". 

Imagino que esse nome venha do fato que ao ser assado ele naturalmente se separa em três camadas distintas: uma base que tem a consistência de um pudim, um creme delicioso e leve de recheio e uma cobertura bem aerada. Sério, como que por encanto, o bolo sai do forno já recheado e coberto!

A única observação que faço (e conselho do blog que a retirei) é que a fôrma utilizada deve ser pequena, do contrário essas camadas ficam muito finas e não dá para notar essa diferenciação.

Para quem gosta de um bolo diferente com ingredientes simples é um prato cheio. Palavra de Bruxa!




Bolo Mágico

Bolo Mágico
(fôrma quadrada 20 x 20 cm ou retangular 16 x 26 cm ou similar)

receita DAQUI

Ingredientes
4 ovos em temperatura ambiente (claras e gemas separadas)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de água
3/4 xícaras (chá) de açúcar peneirado - ou 150 g
125 g de manteiga derretida e esfriada
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada - ou 115 g
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite morno - ou 500 ml
1 colher (chá) de essência de baunilha
açúcar de confeiteiro para polvilhar - o quanto necessário



Bolo Mágico

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus.

Usando uma batedeira elétrica, bata as claras com a pitada de sal até o ponto de neve (picos firmes). Reserve.

Em outra tigela e também usando a batedeira, bata as gemas com a água e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Ainda batendo, adicione a manteiga e a baunilha. Agora vá acrescentando a farinha e o leite intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar) sem parar de bater. Nesse ponto a massa vai estar bem líquida. Coloque um pouco dessa massa sobre as claras em neve, misturando cuidadosamente. Quando elas tiverem mais dissolvidas, adicione essas claras à massa do bolo, mexendo delicadamente somente até incorporar.

Despeje em fôrma untada e enfarinhada. Ela deve chegar até a borda. Não se preocupe que ela não vai derramar pois não leva fermento.

Leve para assar por aproximadamente 1 hora ou até a superfície ficar dourada. Nesse caso, como o bolo é cremoso o teste do palito não funciona.

Deixe esfriar por pelo menos 3 horas. Pulverize a superfície com o açúcar de confeiteiro com o auxílio de uma peneira fina. Corte os pedaços para servir pois esse bolo não se desenforma. No dia seguinte fica ainda mais gostoso.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

16 comentários :

  1. Sandroca de DEUS, que receita MARAVILHOSA é essa?
    Tbm sou adepta ao Pinterest, mas faço assim como você, dou aquela olhadela como quem não quer nada, pego referências pra fazer fotos mais bonitas, ideias na área de design e afins... e assim vai...
    E que achado foi esse hein? Outra receita na minha wishlist! amei!
    Beijao, querida!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser delicioso e ficou lindo!

    ResponderExcluir
  3. hummm muito bom mesmo o sabor dele deve ser incrivel
    beijão

    ResponderExcluir
  4. É um bolo bem mágico uma vez que parece que tem várias camadas e é apenas uma única.
    Bem delicioso deve ser.
    Kiss

    ResponderExcluir
  5. Que bonito fica esse bolo!
    Uma sugestão bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Ficou com um aspeto super encantador, maravilhosa sugestão!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Bom amiga...quem disse que eu não iria cair na magia da bruxa, claro que vim xeretar e roubar a receita.

    Agora depois de devidamente copiada, observo que todo processo é bem parecido com o bolo de fubá cremoso...acrescente 1/2 xícara de fubá e veja no que dá...hehehe!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, uia Rachel, que danada você!! O de fubá vai também queijo ralado, mas o princípio é o mesmo, muito líquido para pouca massa. :-)
      Faz sim Ra, é bem gostoso e levinho.
      Beijão querida

      Excluir
  8. San, vendo o comentário da Rachel acima, pensei na mesma coisa que ela, adorei esse bolo, ficou lindissimo. Rápido e delicioso. Farei mas sem o fubá, para experimentar. Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Ficou um bolo lindo,adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. receita copiada, agora quero ver se acerto lindo que nem o seu.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra faço um bolo que se separa assim com fubá.Fiquei salivando com essas imagens.Vou experimentar e depois te conto como ficou.Beijos querida e uma ótima páscoa.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o bolo. Fica bem cremoso.

    ResponderExcluir
  13. Oi... qual tamanho da forma que vc usou? se fizer em refratário não tem perigo de queimar, ja que o vidro esquenta mais? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, os tamanhos das fôrmas estão digitados logo abaixo do título da receita (como sempre faço). Eu assei em refratário de vidro. Não queima, é só ficar atenta.
      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
    2. Denise, os tamanhos das fôrmas estão digitados logo abaixo do título da receita (como sempre faço). Eu assei em refratário de vidro. Não queima, é só ficar atenta.
      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!