28 fevereiro 2013

Torta de batatas com ervas, cebola e queijo

Torta de batatas com ervas, cebola e queijo

Nessa entrevista a qual orgulhosamente participei à convite da Andrea Potsch, para o "Blogs de Culinária", em uma das perguntas ela me questionou do porquê não divulgar o Caldeirão como um blog vegetariano. Respondi que não faço as receitas só para os vegetarianos, mas compartilho receitas para todos que procuram opções dentro do "Reino Vegetal". 

Tanto há essa "democracia" que muitos vem aqui e nem se dão conta da opção que fiz aos 15 anos de idade quando comecei a seguir essa dieta. De lá para cá tento e tenho que pesquisar novas maneiras de variar meu cardápio, do contrário seria fácil enjoar se repetisse o mesmo refogado, ou a mesma salada da mesma maneira com o mesmo tempero etc e tal. Mas acho que até para quem também se alimenta de carne é assim.

Por isso vivo fazendo meus experimentos e pesquisas. Um jeito novo ou um tantinho diferente de preparar tal ingrediente já me atrai e me estimula a provar. 

Hoje trago essa receita mais uma vez inspirada no livro excelente da chef Heloisa Bacellar, o "Cozinhando para amigos". Fiz uma ou outra modificação, mas a ideia original é de lá.

Falando em variar, essa é uma maneira de tratar o bom e velho purê de batatas com um tanto mais de sabor e charme. Recomendo experimentar.

Torta de batatas com ervas, cebola e queijo


Torta de batatas com ervas, cebola e queijo
(fôrma de aro removível com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
4 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços médios
1 cebola roxa pequena picada em pedaços (ou branca)
2 colheres (sopa) de manteiga + para untar a fôrma
2 ovos
1 punhado de ervas picadas (salsa, cebolinha, manjericão) - guarde algumas para decorar
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 colher (café) de noz moscada de preferência ralada na hora
sal



Torta de batatas com ervas, cebola e queijo

Preparo
Cozinhe as batatas na água e sal até ficarem macias. Escorra e esprema usando um amassador ou espremedor. Adicione uma das colheres de manteiga, as ervas, a noz moscada, o queijo e os ovos. Mexa até misturar bem.

Em uma frigideira derreta a outra colher de manteiga, acrescente as cebolas e deixe até dar uma leve amolecida. Junte à mistura das batatas.

Pré aqueça o forno a 220 graus. Unte generosamente a fôrma com manteiga. Coloque no fundo algumas ervas para decorar. Preencha com a massa das batatas. Leve para assar até ficar com uma coloração dourada.

Aguarde uns 5 minutos e desenforme. Sirva à seguir.

Bom apetite!

Nota: também fica ótimo acrescentar sobrinhas de queijos diversos, se tiver.

8 comentários :

  1. Tem um excelente aspecto! Parece muito saboroso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Essa torta esta mesmo uma delicia,gostei dos ingredientes e o do aspecto esta linda.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummm! Amei!!!
    Essa torta reúne tudo o que adoro: batata, queijo e ervas! E na minha opinião é um coringa, pois podemos colocar outras coisinhas gostosas junto com as batatas... (mente fervilhando de ideias! rs)
    Vou provar sim!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com tanta vontade que resolvi fazer como que tinha na geladeira! Ainda está assando... não vejo a hora de provar essa delícia. Depois volto aqui e conto o resultado!

    Obrigada pela receita!

    PS: minha cozinha está perfumda... humm!

    ResponderExcluir
  5. Xiiii! Vou ter que fazer HOJE....

    ResponderExcluir
  6. Minha filhota fez hoje e achamos maravilhosa. Bjocas da Lú Melo

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra realmente uma forma bem charmosa de servir um purê de batatas.Nunca tinha me dado conta que você era vegetariana.Adorei o visual e a receita.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Essa torta é perfeita! A minha ficou ótima! Obrigada pela receita, Sandra!!!

    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!