25 fevereiro 2013

Bolo de creme e maçãs

Bolo de creme e maçãs

Essas coisas da vida. Apaixonei-me pela receita desse bolo assim que o vi no blog da minha querida amiga Josy, o "Cozinhando com Josy" a qual por sua vez também tinha trazido a receita de outro blog, o "Rapa Tachos" também da nossa amiga São. Só que havia, na minha cabeça, me programado para fazê-lo em uma outra ocasião (não me perguntem qual).

Só que aí recebi um telefonema da minha cunhada nos convidando para almoçar na sua casa. Combinei de levar a sobremesa. Normal, eu sempre fui a "formiga" assumida da família.  

Bem, folheei alguns livros, cadernos de receita antigos, passeei na internet e nada me apetecia ou inspirava para levar de sobremesa. Aí lembrei do bolo da Josy, que além de ter me parecido delicioso também havia a facilidade de ter todos os ingredientes em casa.

Mãos à obra, não segui a regrinha básica de preparar o mise en placegrosseiramente livremente traduzido por "veja se tem tudo em casa para não se dar mal depois de começada a receita" - e aí percebi que só tinha amido de milho suficiente para o bolo bem naquele momento que o forno já estava pré aquecendo, ovos e manteiga já na temperatura ideal, sabe, podia parar no meio e sair pra comprar, mas aí quem falou mais alto foi a preguiça criatividade e mudei o creme da receita original. Ficou ótimo!

Bom, o bolo é delicioso mesmo e olha só, já sai do forno recheado. Recomendo!


Bolo de creme e maçãs
Bolo de creme e maçãs
(fôrma de aro removível com 30 cm de diâmetro)

receita original DAQUI e DAQUI

Ingredientes
>bolo
100 g de manteiga em temperatura ambiente
100 g de açúcar peneirado
3 ovos
180 g de farinha de trigo peneirada
20 g de amido de milho peneirado
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos
>creme
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite comum (use a medida da lata)
2 gemas passadas na peneira
>cobertura
1 maçã
suco de 1 limão galego
1 colher (sopa) de açúcar - usei orgânico demerara
canela em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar (a gosto)



Bolo de creme e maçãs

Preparo
>creme
Leve ao fogo alto todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso. Mexa até a mistura engrossar, abaixe o fogo e deixe até obter a textura de um mingau. Apague o fogo e reserve.

>cobertura
Corte a maçã com o auxílio de um cortador tipo mandolina (foto 1). Coloque as fatias imediatamente no suco de limão para elas não escurecerem. Reserve.

>bolo
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Usando uma batedeira elétrica bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos, um a um e sem parar de bater vá pulverizando os ingredientes secos. Bata por mais uns 2 minutos.

Montagem

Bolo de creme e maçãs

Unte e enfarinhe a fôrma, coloque metade da massa do bolo e alise com uma espátula (foto 2). Despeje e espalhe com cuidado o creme (foto 3). Complemente com o restante da massa do bolo, colocando pequenas porções ao longo da fôrma para depois espalhar com cuidado (foto 4). Finalize com as fatias de maçã, escorra o suco (foto 5) e salpique o açúcar (foto 6) .
Leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco (apesar do creme esse teste funciona). Isso deve ocorrer entre 30 a 40 minutos (foto 7).

Aguarde esfriar para retirar o aro lateral. Salpique açúcar de confeiteiro e depois a canela com o auxílio de uma peneira para decorar (foto 8).

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

8 comentários :

  1. Ficou lindo e com esse deve ficar um delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sandra, também vi esse delicioso la no blog da Josy e fiquei tentada a experimentar, o seu ficou com um aspecto delicioso.
    Bom início de semana para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficou um bolo bem simples e apetitoso, como tanto gosto!

    ResponderExcluir
  4. Adoro bolos de maçã, Sandra, e com recheio deve ficar ainda mais gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Amo bolos de maçã, meu atual favorito é um com aveia, canela, passas e nozes :3
    Esse bolo parece delicioso e fica tão lindo *-* Tentarei fazer ainda essa seana <33

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, também babei nesse bolo da São, depois no da Josy e agora triplamente aqui.Desse jeito terei de faze-lo.Ficou lindo e apetitoso seu bolo.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  7. Por favor, qual o tamanho da assadeira para essa receita? Obrigada.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!