29 janeiro 2013

Ciabatta integral

Ciabatta integral

Quando se começa não se pára mais, essa é a sensação de fazer pão em casa. Sei que muitos têm receio de errar, de não sair bom, mas é mesmo uma questão de treino, e esse vale a pena!

Desde meus 15 anos iniciei nessa "arte". Foram muitas tentativas, muitos erros e de sobra algum traquejo. Mas o que aumenta como o fermento na massa é mesmo a paixão por eles. Dá um certo orgulho quando vemos nossa massa adquirindo a cor dourada, sentindo o aroma invadindo toda a casa. Parece um filho crescendo, guardadas as proporções, claro.

Bem, como falei, depois de um certo tempo dá vontade de ousar, de procurar novas receitas e novas formas de preparo. 

Ciabatta nunca havia feito. Não é um pão muito tranquilo para quem está iniciando, digo, do ponto de vista psicológico. Ele requer nervos de aço na hora de trabalhar a massa, já que essa é bem grudenta. Mas é assim mesmo, não caia na tentação de enfarinhar ou vai perder o ponto.

O resultado vale a pena, é um pão aerado e saboroso. Essa receita foi dica da Gina - uma amante dos pães, como eu - e veio do blog dela, o "Naco Zinha". Lá ela usou a máquina de fazer pão, que eu não tenho, então tive que fazer umas adaptações.


Ciabatta integral


Ciabatta integral
receita original DAQUI

Ingredientes
350g de farinha de trigo branca
150 g de farinha de trigo integral
320 ml de água morna (confortável ao molhar o dedo)
15 g de fermento biológico fresco (1 tablete)
1 colher (sobremesa) de açúcar
3 colheres (café) de sal 
50 ml de azeite (40 ml para a massa e 10 ml para finalizar)

Ciabatta integral


Preparo
Dissolva o fermento com o açúcar até virar uma pasta. Coloque um pouco da água para dissolver e junte o restante.

Use uma vasilha grande e coloque nela as duas farinhas e o sal. Abra uma cavidade no centro e despeje metade da água com o fermento. Trabalhe com as mãos até ligar tudo. Adicione o restante da água e bata a massa como se sua mão fosse uma pá por uns 5 minutos. Ao final desse tempo, acrescente o azeite e bata novamente por 10 minutos. Lambuze toda essa massa, que é bem grudenta mesmo, com aquele restante do azeite e coloque-a em outra vasilha. Cubra com um pano e deixe em lugar quente e sem ventilação para crescer até dobrar de volume.

Enfarinhe a bancada e despeje essa massa sobre ela, formando um retângulo. Corte pedaços retangulares e coloque-os em assadeira untada e enfarinhada. Polvilhe farinha de trigo branca por cima para dar um aspecto rústico ao pão.

Leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus por mais ou menos 30 minutos. Aumente a temperatura para 230 graus e deixe mais um tempo até sentir a superfície mais rígida formando uma casca.

Nota: se quiser fazer a ciabatta comum é só usar 500 g de farinha de trigo branca.

6 comentários :

  1. Oi Sandra!

    Também sou apaixonada por pães caseiros, tanto para devorá-los quanto para comê-los. Concordo com vc quando diz que ficamos orgulhosas em ver a massa crescendo. Eu até chamo quem estiver por perto para conferir e ficar feliz comigo...rs
    Também nunca fiz esse pão, e você, como sempre, acertou de primeira, hein? Ficaram lindas as ciabattas!E receitinha vindo da Gina é sucesso garantido! E ainda dá pra fazer na MFP? Uau! Amei!!! (acabei de ganhar a minha do papai Noel...rs)

    Parabéns! Ficaram perfeitas!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, vi que vc ganhou a máquina, papai Noel bonzinho mesmo...rsrs
      Facilita bastante esse tipo de pão, acho que deixa a textura mais aerada.
      Beijão

      Excluir
  2. Sandra, ciabatta era também para mim um desejo antigo. Num curso de panificação que fiz há 6 anos, essa receita não foi ensinada. Até que encontrei essa e fica perfeita. A ciabatta tostada como sanduíche gera um belo panino.
    Mais uma receitinha vinda do Naco Zinha sendo reproduzida por aqui, gostei!
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Amo pães caseiros e amo ciabattas! Comi ontem uma recheada com champignon que estava maravilhosa. Ainda não arrisquei fazer pães em casa, mas pretendo fazer em breve! Pão caseiro é bom demais. :D

    ResponderExcluir
  4. Mas que apetitosos ficaram, com um interior fantástico!

    ResponderExcluir
  5. Troquei a farinha branca comum, por farinha de arroz. Acrescentei somente 150g de farinha integral. Está no forno, espero que fique bom. Uma dica q dou e que aprendi qdo fui ao Canadá, é colocar todos os pães no freezer, e conforme a necessidade, aquecê-los no forninho por alguns minutos. É uma forma de preservar o alimento e o mesmo fica parecendo fresquinho. Aqui em casa, pão não vai mais fora.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!