23 janeiro 2013

Bolo de fubá, o tradicional


Bolo de fubá tradicional

"O mundo é cheio de coisas", já dizia um amigo. Basta não termos para querermos, a falta nos faz cobiçar e desejar o que está para nós um tanto mais assim, diria, inacessível.

Desculpem-me os leitores de outros países, mas agora estou me dirigindo aos brasileiros. Vocês tomam guaraná regularmente? Mas, quando vocês viajam para fora do Brasil e passam alguns dias - nem tantos assim - não dá uma vontade louca de tomar esse refrigerante? E de comer o pãozinho francês? Os que não tem por hábito comer arroz e feijão todos os dias, como eu, é só por o pé pra fora daqui que pronto, bate aquela vontade, não é mesmo?

Já vi brasileiro com menos de uma semana no "estrangeiro" indo atrás de restaurante de comida típica brasileira. Exagero? Vai saber...

Foi nesse contexto que fiz esse bolo de fubá, bem típico e tradicional para meu sobrinho que mora há anos no Panamá, América Central, e esteve hospedado em casa. No caso dele procede a saudade da nossa comida. Almoçou arroz e feijão com carne seca, comeu pão francês com manteiga, tomou guaraná e comeu meu bolinho. Cardápio bem "brazuca".

Ah, a receita desse bolo é da minha mãe, bem das antigas e que é sempre um sucesso.


Bolo de fubá tradicional


Bolo de fubá tradicional
(fôrma de furo central de 30 cm de diâmetro)

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá peneirado (usei o mimoso)
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 xícaras (chá) de açúcar peneirado
100 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sobremesa) de fermento químico - para bolos
1 colher (sopa) rasa de erva doce - opcional

Bolo de fubá tradicional

Preparo
Pré aqueça o forno a 220 graus.

Bata todos os ingredientes na batedeira por mais ou menos 5 minutos (com exceção do fermento e da erva doce). Depois desse tempo, adicione o fermento e bata somente até misturar. Desligue a batedeira e acrescente a erva doce, misturando-a à massa com uma colher de pau.

Despeje na fôrma untada e enfarinhada e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.


Bolo de fubá tradicional

Dica: Como faço esse bolo há anos recomendo outras proporções do fubá e farinha de trigo que também dão certo. Pode ser 1 xícara de fubá para 3 xícaras de farinha de trigo ou 2 de fubá para 2 de farinha de trigo. Tudo vai depender do quanto de gosto de fubá se quer dar no bolo. 

10 comentários :

  1. hummmmmm gostinho do Brasil! E com café então, é imbatível! ;)

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!
    Um bolo bem simples e tão apetitoso!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o bolo preferido do meu marido, Sandra. Já fiz vários, mas claro que não vou deixar de experimentar essa sua receita, principalmente por ser de mãe e tradicional.

    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Que bolo lindo! Um aftia dessas era o ideal para o meu pequeno almoço.

    Bjnhos e um final de semana fabuloso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Adoro bolo de fubá :DD
    Ótima receita.

    Seguindo :}
    http://www.amandocozinhar.com

    ResponderExcluir
  6. Sandra tb adoro bolo de fubá e concordo plenamente com a sua colocação sobre querermos aquilo q nao temos facilmente...tenha um otimo final de domingo...
    http://bomdemesagarfoeboca.blogspot.com.br/2013/01/blackn-sweet.html

    ResponderExcluir
  7. Sandra querida não é exagero dizer que depois de uma semana fora do país a gente tem abstinência da nossa comida, rsrs.A vontade é igual a ter uma coisa no armário ou na geladeira por muito tempo e ela se estragar, depois que vc a coloca no lixo e ela não está lá para você ver dá uma vontade de comer aquilo, rsrs.Receita de mãe boa na cozinha é tesouro precioso, e receitas boas são para serem repetidas e guardadas.Seu bolo comprova isso perfeitamente.Ficou delicioso e rende um baita bolo.Beijos querida, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi bolo de fubá, mas tenho muita curiosidade... Sou portuguesa, mas tenho uma cunhada brasileira que mora cá há anos. Quem sabe não a surpreendo e faço este bolinho para eu provar e ela recordar? :)

    ResponderExcluir
  9. Amo bolo de fubá! É o meu preferido mas ultimamente tenho tido dificuldade de encontrar por aqui, o fubá bem fininho. Só encontro em flocos. Será que batendo no liquidificador dá certo? Ai que vontade! :D!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!