18 janeiro 2013

Bolo de coco e cobertura de chocolate

Bolo de coco e cobertura de chocolate
Sempre que faço bolos de aniversário coloco algumas intenções no preparo. Além dos ingredientes normais, vai uma leva de outros não palpáveis, mas muito importantes: amor, felicidade, votos de boa sorte e por aí vai.

Esse foi feito para uma pessoa mais do que especial, pois não bastasse sermos companheiros de jornada, de estarmos caminhando juntos há 27 anos, é a pessoa que me deu meu maior tesouro nessa vida. Pois foi para ele que todas as melhores intenções, desejos e votos foram passados com esse simples bolinho.

A escolha já foi feita pelo nome, "Bolo Iemanjá", tirado do livro "Doce Brasil bem bolado". Iemanjá é a "Rainha do Mar", entidade protetora que leva para o fundo do mar todos os nossos problemas e devolve para nós esperança de dias melhores. Acolhe a todos que lhe pedem ajuda. Uma figura linda e que simboliza o arquétipo feminino da mãe, protetora e compassiva.

O sabor desse bolo é para quem gosta muito de coco, meu caso, e a cobertura de chocolate ficou por minha conta. Virou uma outra versão do bolo Prestígio, se assim se pode falar.

Um bolo perfeito para os CocoChocoLovers.

Bolo de coco e cobertura de chocolate

Bolo de coco e cobertura de chocolate
(fôrma 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
75 ml de leite
75 ml de leite de coco
150 g de açúcar peneirado
60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos - claras e gemas separadas
150 g de farinha de trigo peneirada
60 g de coco ralado fresco (*)
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
(*) usei coco seco e hidratei com 50 ml de leite
>cobertura
130g de chocolate em barra meio amargo picado
100 ml de creme de leite


Bolo de coco e cobertura de chocolate


Bolo de coco e cobertura de chocolate

Preparo
>bolo
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Ferva o leite de coco com o leite e reserve. Bata as claras em neve e também reserve.
Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até formar um creme. Junte as gemas uma a uma. Agora adicione a farinha com o coco e os leites, intervalando (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Acrescente o fermento, desligue a batedeira e adicione as claras, mexendo delicadamente até incorporar. Despeje na fôrma untada e enfarinhada e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco.
Aguarde amornar para desenformar.

>cobertura
Leve o chocolate com o creme de leite em banho maria até derreter. Lembre-se que a água não deve tocar a vasilha, apenas o vapor deve derreter o chocolate. Aguarde esfriar para despejar sobre o bolo.


10 comentários :

  1. Tem um aspecto verdadeiramente guloso!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma coisa que temos em comum, Sandroca! Amo coco e choco! Então, para mim, esse bolo está perfeito. Receita anotadíssima (entenda-se salva na minha pasta virtual...rsrs)!
    Parabéns pra vcs todos!!! E vida longa, longa... ... ... longa!

    Gde beijo! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, também adoro coco e sua combinação com chocolate ficou perfeita.Resultou em um bolo lindo, perfumado e saboroso.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de bolo, está perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Menina..... que tentacao......
    Fiquei com água na boca, já está anotado.
    Agradeco por compartilhar.
    Luz !

    ResponderExcluir
  6. Mistura sensacional, Sandra, coco e chocolate! Não poderia ser melhor. Parabéns para todos vocês.
    BJ e lindo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. FICOU MARAVILHOSO!!!
    EU SOU SUSPEITA POIS AMO COCO!!!

    BJS...BOM FDS!!!!

    ResponderExcluir
  8. San quando vi esse bolo lá no Face pensei: não posso esquecer de vir pegar a receita. Adoro tudo que leva coco, e se vai chocolate junto aí é perfeição total. E depois que li o nome do bolo me apaixonei de vez, pois adoro Iemanjá. Gostei demais. Ficou lindo. Parabéns ao aniversariante, muitas felicidades. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  9. Eu como sou inexperiente no mundo dos bolos e doces, achei super dificil a maneira que vc coloca as medidas....bom, ta no forno...vamos ver, tbm substitui por farinha integral e açúcar mascavo...

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!