30 janeiro 2013

Bolo amanteigado de leite com sementes de papoula

Bolo amanteigado de leite com sementes de papoula
Lembro de uma frase da Rita Lobo, em um dos episódios do canal GNT do programa "Cozinha Prática" que ela dizia - não sei se exatamente com essas palavras- mas algo como "toda casa com um bolo na mesa vira um lar".

Concordo plenamente e acho uma maneira de dar boas vindas a um convidado, para que ele se sinta em casa, para criar um motivo de se sentar à mesa para um café acompanhado de um bolinho caseiro.


Nessas ocasiões, acho que quanto mais simples melhor. Foi assim que escolhi essa receita para receber minha querida amiga Juliana Bernardes, do blog "Sem Pressa", que veio de Porto Alegre para me dar o prazer da companhia por uns dias (muito poucos, infelizmente).

O bolo é simples, mas tem a papoula que dá um certo charme. Se você não encontrá-la não tem problema, na verdade, ela não muda o gosto, só o visual. Essa foi mais uma das receitas do livro "Bom dia Trancoso!", da Sandra Marques da Pousada Capim Santo.



Bolo amanteigado de leite com sementes de papoula

Bolo amanteigado de leite com sementes de papoula
(fôrma retangular 27 x 11 x 5 cm)

Ingredientes
>bolo
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
120 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
4 ovos - claras e gemas separadas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) das raspas da casca de limão
2 colheres (sopa) de sementes de papoula - opcional
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
>calda
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus.
Bata as claras em neve (picos firmes) e reserve.
Usando também a batedeira elétrica e em outra tigela bata a manteiga com o açúcar até obter uma consistência pastosa. Acrescente as gemas, uma a uma. Agora adicione a baunilha e a farinha intervalando com o leite colocando um pouco da farinha, um pouco do leite até terminar. Junte as raspas de limão, a semente de papoula e o fermento. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve, incorporando delicadamente à massa.
Despeje a massa em fôrma untada e enfarinhada e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo o mesmo saia seco.
Aguarde amornar para desenformar.

>calda
Misture o açúcar e o suco de limão até virar uma pasta. Despeje sobre a superfície do bolo enquanto esse ainda estiver morno.

Bom apetite!

8 comentários :

  1. Está mesmo lindo esse bolo, tão simples contudo tão apetitoso!

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha receber um amigo com este bolo é o supra sumo. Que bolo delicioso, fofinho... estou levando a receita.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Sandra, eu troco fácil um pedaço de torta de chocolate com cobertura e recheio por uma fatia de bolo simples, amanteigado, úmido e quentinho...hummmm, posso te visitar e você fazer bolo para mim? Tem mesmo cheiro e gosto de visita, de amizade, de carinho :) Amay o paninho com fuxicos (sou panólotra, amo!). Beijão!

    ResponderExcluir
  4. adoro bolos assim, são sempre uma delicia!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, este bolo ficou com uma cor e textura lindos.Deve ser muito saboroso e ideal para receber visitas.Realmente esta frase está corretíssima, receber alguém com um bolo é sinônimo de boas vindas.Mesa vazia, mostra coração vazio de afeto, não demonstra boa vontade em receber.Adorei o bolo.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  6. Esse bolo está com um aspecto delicioso,adorei!

    ResponderExcluir
  7. Sandra q delicia de bolo, gostei muio da receita! Também gosto muito de fazer bolo em casa, traz um conforto muito gostoso!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  8. lindo bolo. onde encontro semente de papoula?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!