31 janeiro 2013

Salada de laranja, abacate e erva doce com molho especial

Salada de laranja, abacate e erva doce com molho especialMuitos se queixam que seus filhos não gostam de salada. Aí fica a pergunta: "você apresentou a eles desde cedo"? Digo isso pois na casa dos meus pais sempre tinha salada na nossa infância e continua assim. Resultado disso que que todos os filhos (meus irmãos e eu) e agora os netos são "saladalovers".

Pelo menos em uma refeição do dia temos salada em casa. É um hábito adquirido e que até vira um "pedido" do corpo. Se eu fotografasse e postasse todas as vezes que faço salada, o Caldeirão mudaria de nome para Saladeirão. Costumo registrar e compartilhar as que de alguma maneira gostei mais, ou que me surpreenderam, ou são um pouco diferente das que estou habituada.


Essa foi assim. Logo que vi a foto dela no livro o qual já comentei nessa postagem não sosseguei até fazer e provar. Mudei alguns ingredientes, a original levava cardamomo, que não tinha em casa e era guarnecida por agrião miúdo, que no meu mercado não estava bonito. Em compensação inclui a erva doce que deu um frescor todo especial.

O resultado do visual bonito é mais um item a somar pontos positivos. Olha só, salada com ingredientes baratos, acessíveis, gostosos e diferentes vale a pena provar. Palavra de Bruxa!

Salada de laranja, abacate e erva doce com molho especial

Salada de laranja, abacate e erva doce com molho especial
(2 pessoas)

Ingredientes
>salada
4 laranjas maduras - usei Pera
1/2 abacate médio (ou 1 pequeno, tipo avocado)
4 talos de erva doce
3 a 4 folhas de alface roxa (ou verde) lavadas e fatiadas para decorar
>molho
suco de 1/2 limão galego
1 colher (sopa) de mel
sal (ou flor de sal)
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
temperos: usei dois tipos da marca Smart Spice, um pouco de cada
~Citrus Salt (sal com raspas de laranja, de limão e sementes de funcho)
~Asian Fusion (sal, coentro em grão, alho assado, cominho, pimenta, chilli, gengibre, canela, pimentas vermelha e verde, tomilho e orégano)

Obs: se não tiver como encontrar esses temperos, substitua por outros similares ou junte um pouco de cada componente e use um pilão para amassar e misturar. O importante é dar um leve toque apimentado ao molho, faz toda a diferença.

Preparo


Salada de laranja, abacate e erva doce com molho especial


>salada 
(1) Descarte a parte da folha do talo da erva doce e fatie a parte mais branca com mais ou menos 1/2 cm de espessura.
(2) Corte o abacate ao meio, retire o caroço e a casca e faça fatias de um pouco menos de 1 cm cada.
(3) e (4) Descasque as laranjas tirando toda a parte branca. Corte cada gomo delas entre as membranas, deixando uma vasilha por baixo para receber o caldo que escorrer (será usado no molho).
Coloque todos na saladeira.

Salada de laranja, abacate e erva doce com molho especial

>molho
(5) e (6) Coe o suco da laranja. Acrescente o restante dos temperos. Prove para corrijir qualquer ingrediente e deixar o molho com seu paladar. Despeje por sobre a salada, mexendo cuidadosamente até envolver todos os componentes. Decore com algumas folhas de alface roxa (ou verde) picadas.

Sirva a seguir. Bom apetite!


2 comentários :

  1. A tua salada ficou com um aspecto delicioso!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo, não só no que toca a salada mas a tudo, desde o peixe à sopa, que ouço muitas vezes dizer que "os miudos não gostam".
    Tem um aspecto delicioso :) Beijinhos*

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!