21 dezembro 2012

Pavlova de chocolate e amoras ~para o Natal ficar mais feliz

Pavlova de chocolate e amoras


Ainda na dúvida da sobremesa para o Natal? Pois venho aqui humildemente dar essa sugestão MA-RA-VI-LHO-SA. 

Receita que vinha sonhando fazer há tempos, do site da Nigella, mas sempre adiava. Aí aconteceu aquela situação de sobra de claras de ovos e pronto, estava dado o empurrão que faltava. O único problema é que ela acabou rapidinho de tão gostosa que ficou. A casquinha de suspiro mais rígida com o chocolate cremoso por dentro, somado ao chantilly e amoras combinou muito bem.

Como é Natal essas amoras podem ser substituídas por cerejas frescas, além de um visual bonito combina com a época do ano.

Você pode preparar o suspiro de véspera e montar momentos antes de servir. Deixe tudo pronto e finalize tranquilamente para dar tempo de curtir seus convidados e sua festa. 

Vamos à receita?



Pavlova de chocolate e amoras

Pavlova de chocolate e amoras 
receita DAQUI


Ingredientes
>merengue
6 claras
300 g de açúcar refinado peneirado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
1 colher (chá) de vinagre - pode ser de maçã, de vinho ou balsâmico
50 g de chocolate em barra meio amargo finamente picado
>chantilly
400 g de creme de leite fresco 35% de gordura (o da garrafinha)
3 colheres (sopa) de açúcar
>cobertura
50 g de raspas de chocolate meio amargo
1 punhado de amoras frescas (ou cerejas, morangos, etc)


Pavlova de chocolate e amoras

Pavlova de chocolate e amoras

Preparo
>merengue
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Use uma batedeira elétrica para bater as claras até o ponto de neve (picos firmes). Sem parar de bater adicione o açúcar aos poucos (quanto mais devagar melhor) até a mistura ficar firme e brilhante. Acrescente pulverizando o chocolate em pó e o vinagre. Junte as raspas de chocolate e misture apenas até incorporar tudo.
Forre uma assadeira com papel manteiga (se quiser desenhe um círculo de 23 cm de diâmetro aproximadamente) e cubra com o merengue.
Abaixe a temperatura do forno para 150 graus (ou deixe a porta entreaberta) e leve o merengue para assar por aproximadamente 1 hora e meia. Desligue o forno e deixe esfriando lá dentro.

>chantilly
Bata na batedeira em velocidade alta o creme de leite até a consistência de picos firmes. Adicione o açúcar e bata somente até misturar. Leve à geladeira até a hora de servir.

>montagem
Pouco antes de servir espalhe o chantilly por toda a superfície do merengue. Salpique com as raspas de chocolate e decore com as amoras.

Sirva imediatamente. Bom apetite!



6 comentários :

  1. Ficou linda e de chocolate eu ia adorar,pena que fiz apenas uma vez e acabou no lixo pois baixou muito parecia uma bolacha.
    Desde ai nunca mais tentei.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. DIVINA.......DE DAR ÁGUA NA BOCA!!!!

    UM FELIZ NATAL E QUE O ANO NOVO SEJA REPLETO DE REALIZAÇÕES!!!

    BJS....

    ResponderExcluir
  3. Hummmm.....que delícia!
    Sandra,
    Desejo a vc e a sua família um Feliz Natal e um Feliz 2013,
    repleto de bençãos e vitórias!
    bjs,
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Lindissima, deliciosa, disto não tenho dúvidas. Gostei muito.
    San, desejo um Feliz Natal pra vc e sua familia. Que o Bom Velhinho possa unir os corações, numa só oração de paz, confiança e esperança. Um Ano Novo repleto de alegrias e saúde. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra minha querida que visão do paraiso.Essa receita ficou lindissima.
    Tenho andado sem fazer comentários por aqui querida, mas com o esposo se restabelecendo da cirurgia o tempo tem sido curto.Estou acompanhando tudo pelo e-mail, mas passei aqui para te desejar um Natal cheio de alegrias, paz e união.Que o ano que se inicia lhe traga muito sucesso e a realização de todos os seus sonhos.Foi maravilhoso te-la conhecido.Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!