30 novembro 2012

Souflê de queijos na cebola

Souflê de queijos na cebola


Essa ideia de usar a cebola como o recipiente para assar o souflê foi mais uma inspiração do blog da querida e talentosa Renata, o "Testado, Provado e Aprovado". Só que dessa vez foi mesmo só a inspiração, quando me dei conta estava atrasada para cozinhar e não tinha anotado a receita dela. Mas #fica a dica para ir visitá-la e ver sua versão como ficou linda (como sempre, aliás!).

Essa é uma das receitas coringas em casa. Basta utilizar algum vegetal ou um queijo qualquer, em geral aqueles pedacinhos que já estão sobrando ali na geladeira para virar um digníssimo e apetitoso souflê que com uma salada bem caprichada compõem uma refeição de apresentação bonita e saudável, ideal para os dias de calor.

Bem fácil! Vamos lá?


Souflê de queijos na cebola

Souflê de queijos na cebola
(quantidades para 1 cebola bem grande cortada ao meio)

Ingredientes
1 cebola bem brande - usei roxa para dar mais contraste
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite - usei extra virgem
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
100 ml de leite - pode ser um pouco mais
1 gema + 1 clara batida em ponto de neve 
sal
noz moscada ralada na hora
pequenos pedaços de queijo a gosto - usei minas padrão, gorgonzola e parmesão ralado
cebolinha picada para finalizar

Preparo
Descasque a cebola e corte-a ao meio. Remova com cuidado as camadas internas, deixando apenas as duas externas. Se furar o fundo complete com um pedaço da cebola para tampar. Coloque em um refratário e reserve.

Em uma panela derreta a manteiga junto com o azeite em fogo baixo. Adicione a farinha, mexendo até virar uma massa. Acrescente o leite AOS POUCOS para dissolver essa massa e não empelotar até ficar com a consistência de um molho bechamel encorpado (se necessário acrescente mais leite). Junte os queijos picados e a noz moscada e misture bem até todos ficarem derretidos na massa. Prove e veja se é necessário corrigir o sal. Adicione a gema, ainda mexendo. Desligue o fogo e junte a clara em neve, mexendo delicadamente apenas até homogeneizar.

Despeje nas cebolas até um pouquinho antes de chegar na borda. Leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus até o souflê crescer e ficar com a superfície dourada. Finalize com cebolinha picada.

Sirva imediatamente. Bom apetite!



4 comentários :

  1. Oi Sandra! Adorei ver sua versão deste lindo souflee, a cebola roxa deu um toque colorido todo especial! Obrigada pelo carinho!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Lindo e delicioso! Uma ótima opção para surpreender nossos convidados.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Uma sugestão bem diferente e apetitosa!

    ResponderExcluir
  4. Ja tinha visto no face, perfeita, adorei a sugestão;
    Beijinhos, bom final de semana
    Aninha

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!